Idolatria o que é? Você já se perguntou o que é idolatria na Bíblia?

Idolatria o que é? Você já se perguntou o que é idolatria na Bíblia?

Antes de iniciar o estudo sobre o que é idolatria na Bíblia, gostaria de trazer uma pergunta para a sua reflexão: Será que você está cometendo atos de idolatria e não sabe disso? 

Você sabia que o prazer pela comida e a dificuldade em parar de comer certos alimentos pode ser uma espécie de idolatria? 

Sabia que qualquer pessoa ou desejo (caso assuma o lugar mais importante na sua vida) se torna o seu ídolo e ter ídolos também é idolatria? 

Por exemplo, amar demais uma celebridade, um artista ou um líder religioso ao ponto de se tornar fã dessa pessoa e dizer:

“Ele é meu ídolo!” – Isso se caracteriza como idolatria (de pessoas).

Neste estudo, trago as passagens bíblicas que falam sobre o tema, orientação pastoral para lutar contra a idolatria e dicas práticas para se proteger das armadilhas que envolvem esse tipo de pecado.

Idolatria o que é? Origem e significado da palavra.

Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Êxodo 20:3-4

A palavra idolatria significa “adorar ou prestar culto a algum ídolo”. 

Adorar (ou prestar culto, cultuar) significa prestar homenagens, fazer atos religiosos ou ter amor intenso e extremo respeito por uma divindade (ou objeto ou pessoa colocada na posição de divindade).

Essa “divindade” quando não é o verdadeiro Deus de Israel, se torna um ídolo.

Na Bíblia Sagrada, a palavra idolatria vem da união de duas palavras gregas: eidolon + latreia

Eidolon pode ser traduzido por “corpo ou imagem”, e latreia significa “adoração, serviço sagrado ou prestar culto”.

Nos dias de hoje, geralmente, o ídolo costuma ser uma pessoa ou um objeto intensamente admirado.

Além disso, essa “pessoa ou objeto” recebe reverência, honras e grande respeito de forma frequente e exagerada.

Por causa disso, ela acaba assumindo uma posição que deveria pertencer apenas ao verdadeiro Deus de Israel (criador dos céus e da terra).

Por exemplo, admirar e respeitar qualquer imagem ou escultura que representa uma divindade e/ou adorá-la; ou tratar qualquer imagem ou escultura como se tivesse vida é uma espécie de idolatria.

Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês.

Levítico 19:4

Também existiram pessoas que adoravam (ou tratavam como Deus) o sol, a lua, as estrelas, espíritos imaginários, espíritos malignos (demônios), pessoas, animais, entre outras coisas.

Portanto, o termo idolatria se refere a toda espécie de adoração ou culto a qualquer pessoa, ser, imagem ou objeto que não seja o único e verdadeiro Deus de Israel (que é o criador dos céus e da terra).

Tipos de idolatria citadas e condenadas na Bíblia

Na Bíblia Sagrada, temos várias citações onde o Senhor condena a idolatria.

Logo abaixo, seguem os principais versículos para o seu conhecimento.

O Senhor condena adoração a imagens ou esculturas

De acordo com a Bíblia, todo aquele que trata uma imagem ou escultura como se “ela tivesse vida” está cometendo um ato de idolatria.

Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. 

Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro;

têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. 

Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.

Salmos 115:4-8

Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Isaías 42:8

‘Maldito quem esculpir uma imagem ou fizer um ídolo fundido, obra de artesãos, detestável ao Senhor, e levantá-lo secretamente’. Todo o povo dirá: ‘Amém!’

Deuteronômio 27:15

Aos olhos do Senhor, é abominável a adoração a outros deuses

Logo o segundo mandamento entre os 10 mandamentos entregues a Moisés diz:

Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,

mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Êxodo 20:4-6

Além disso, temos outra citações no decorrer da bíblia e separei mais dois versículos abaixo:

Grande será o sofrimento dos que correm atrás de outros deuses.

Não participarei dos seus sacrifícios de sangue, e os meus lábios nem mencionarão os seus nomes.

Salmos 16:4

Então as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém clamarão aos deuses aos quais quei­mam incenso, mas eles não poderão salvá-los quando a desgraça os atingir.

Jeremias 11:12

Existem pessoas que chegam ao extremo de adorar demônios

Infelizmente, existem pessoas que, literalmente, adoram, prestam culto, fazem promessas e entregam sacrifícios a demônios.

O restante da humanidade que não morreu por essas pragas nem assim se arrependeu das obras das suas mãos;

eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar.

Apocalipse 9:20

Para Deus, é loucura a adoração a outras criaturas

A bíblia sagrada também cita os casos das pessoas que adoram animais, conforme está escrito no livro de Romanos:

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

Romanos 1:22-23

Deus não se agrada de quem trata o dinheiro como seu “deus”.

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

Colossenses 3:5

Temos uma outra citação sobre idolatria as riquezas no evangelho de Mateus, onde Jesus diz:

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro.

Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Mateus 6:24

Veja bem, a palavra “Mamom” significa dinheiro ou riquezas.

Infelizmente, no coração de muitos homens, o dinheiro e a ambição por riquezas, assume o papel de Senhor na vida deles, ou seja, assume o papel de deus na vida dessas pessoas. 

Veja também: É pecado ser rico? Não podemos ter dinheiro porque ele é a raiz de todos os males?

Cuidado: a idolatria pode estar disfarçada de “grande amor da sua vida”.

O mandamento mais importante citado na bíblia sagrada é o de amar a Deus acima de todas as coisas. 

Temos uma citação sobre esse mandamento no Evangelho de Mateus, na passagem onde os mestres da lei tentavam pegar Jesus em alguma falha:

Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.

Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:

‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’

Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.

Este é o primeiro e maior mandamento.

Mateus 22:34-38

No entanto, existem muitas pessoas que amam mais as pessoas do que amam a Deus e para essas pessoas Jesus disse: 

Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

Mateus 10:37

Portanto, de forma figurada, também é uma espécie de idolatria amar qualquer pessoa, mais do que amar a Deus. 

Isso porque existem pessoas que abandonam a Deus por causa de “relacionamento amoroso”, relacionamento com amigos ou por medo de perder a família.

Por exemplo, existem casos reais de “muçulmanos” convertidos a Cristo que foram literalmente expulsos de casa no primeiro momento em que confessaram a sua fé em Jesus.

Você tem coragem de abrir mão de tudo e de todos por amor a Cristo? 

Com certeza, é bem assustador imaginar a possibilidade de perder tudo por amor a Jesus.

No entanto, Jesus nos promete que tudo que podemos perder não chega nem perto daquilo que vamos alcançar ao segui-lo com amor e fidelidade.

Então Pedro começou a dizer-lhe: – Nós deixamos tudo para seguir-te.

Respondeu Jesus: 

‘Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, 

deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.

Marcos 10:28-30

Veja também: Como amar a Deus sobre todas as coisas [Estudo Bíblico]

Conteúdo complementar: Como ter intimidade com Deus [Passo a Passo] Dicas práticas…

Reis famosos e idólatras na Bíblia

Na Bíblia Sagrada temos várias citações de reis, líderes e profetas ou sacerdotes que viviam em idolatria, logo abaixo separei alguns deles (os mais famosos).

O rei Acabe vivia em idolatria

Entre os vários reis idólatras de Israel, um dos mais famosos que podemos citar foi o rei Acabe que adorava a Baal e foi confrontado pelo profeta Elias, conforme escrito no livro de 1 Reis:

Então Obadias foi encontrar-se com Acabe e lhe contou o que havia acontecido. Aí Acabe saiu para se encontrar com Elias. Quando viu o profeta, Acabe disse:

— Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel!

— Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! — respondeu Elias. 

— Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do Senhor Deus e adoraram as imagens de Baal.  

1 Reis 18:16-18

O rei Salomão praticou a idolatria, mesmo sendo sábio.

Salomão, filho do rei Davi, se tornou rei após a morte do seu pai e recebeu o favor do Senhor se tornando o rei mais sábio de todos os tempos. 

Veja o que está escrito no livro de 1 Reis:

No entanto, Salomão desobedeceu ao mandamento do Senhor de não se casar com mulheres estrangeiras e, por causa disso, acabou caindo na armadilha da idolatria.V

O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.

Elas eram das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: 

‘Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses’.

No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas.

Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se.

À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi.

Ele seguiu os postes sagrados, a deusa dos sidônios, e Moloque, o repugnante deus dos amonitas.

Dessa forma Salomão fez o que o Senhor reprova; não seguiu completamente o Senhor, como o seu pai Davi.

No monte que fica a leste de Jerusalém, Salomão construiu um altar para Camos, o repugnante deus de Moabe, e para Moloque, o repugnante deus dos amonitas.

Também fez altares para os deuses de todas as suas outras mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a eles.

O Senhor irou-se contra Salomão por ter-se desviado do Senhor, o Deus de Israel, que lhe havia aparecido duas vezes.

Embora ele tivesse proibido Salomão de seguir outros deuses, Salomão não obedeceu à ordem do Senhor.

1 Reis 11:1-10 NVI

Veja também: Como ler a Bíblia? Descubra agora, como ler e entender as escrituras.

Como se proteger do pecado da idolatria? 

‘Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia.

Jonas 2:8

Para se proteger da idolatria, você precisa se lembrar constantemente da importância de amar a Deus acima de todas as coisas.

Isso vai te ajudar a vencer todos os ídolos ocultos dentro do seu coração (pessoas, riquezas, prazeres, etc).

Além disso, precisamos tomar o cuidado de andar conforme a palavra do Senhor e seguir todas as orientações bíblicas para a nossa vida.

Temos por exemplo (como já citado acima) o caso do rei Salomão, que não seguiu a orientação bíblica de não se casar com mulheres estrangeiras e se casou com elas.

Podemos ver que, no decorrer dos anos, essas mesmas mulheres contaminaram o coração de Salomão e o influenciaram a praticar atos de idolatria.

Agora, pense comigo, se o rei Salomão (que foi o homem mais sábio da terra) caiu em tentação devido a influência de pessoas próximas; então, podemos chegar a conclusão de que nós não estamos livres de experimentar a mesma queda na mesma área.

Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes. 

1 Coríntios 15:33

Veja também: Amizades que desagradam a Deus, o que fazer? (Estudo Bíblico)

Conteúdo complementar: Como aumentar a fé em Deus? [Motivação e Estudo Bíblico]

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Duas vezes por semana, toda terça e sábado, posto novos Estudos no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão: 

Agora você sabe o que é idolatria, portanto, você está mais bem preparado para enfrentar e vencer as astutas ciladas do diabo contra a sua vida.

Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.

1 Coríntios 10:14

Considerações finais

Observação importante: 

Não é pecado honrar e respeitar pessoas importantes.

Pelo contrário, é o dever de todo cristão honrar e respeitar a todos à sua volta.

No entanto, quaisquer atos de admiração podem se torna idolatria quando feitos de forma excessiva e exagerada (o pecado está no excesso).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *