Jugo desigual no namoro cristão: O que não posso fazer? [Estudo]

Jugo desigual no namoro cristão: O que não posso fazer? [Estudo]

O namoro cristão faz parte da nossa cultura moderna, porém, na Bíblia Sagrada não existe a palavra “namoro”.

O povo de Deus citado na história bíblica geralmente ficava noivo (era prometido em casamento) e, logo após certo período, se casava. 

O casamento na Bíblia se iniciava logo após o ato sexual, ou seja, não havia juiz, testemunhas e todos os cuidados que temos hoje quando alguém se casa no cartório civil. 

Com o decorrer dos anos, por uma questão cultural, o povo de Deus passou a namorar com o parceiro de seu interesse antes de iniciar um noivado.

Mesmo não falando diretamente sobre namoro, a Bíblia traz várias orientações sobre santidade e pureza dentro de um relacionamento amoroso.

Além disso, a Bíblia também fala sobre as atitudes que o cristão deve (ou não deve) tomar no que diz respeito aos seus relacionamentos amorosos.

Abaixo, reuni as principais orientações bíblicas que também estão relacionadas ao período de namoro cristão.

Namoro cristão: um crente pode se relacionar com um incrédulo?

É pecado um cristão se relacionar com uma pessoa que não acredita em Deus? Ou com uma pessoa que até acredita em Deus mas, não frequenta uma igreja?

Essa é uma questão polêmica.

é pecado um crente namorar um descrente

Muitas pessoas insistem em ignorar a verdade e sofrem muito por causa disso. 

A Bíblia Sagrada nos orienta que não devemos nos relacionar com pessoas que não tenham a mesma fé que nós temos e essa orientação serve para evitar sofrimentos e problemas futuros.

Por exemplo, temos uma orientação sobre isso no livro de Josué, onde está escrito:

Se, todavia, vocês se afastarem e se aliarem aos sobreviventes dessas nações que restam no meio de vocês, e se casarem com eles e se associarem com eles, estejam certos de que o Senhor, o seu Deus, já não expulsará essas nações de diante de vocês.

Ao contrário, elas se tornarão armadilhas e laços para vocês, chicote em suas costas e espinhos em seus olhos, até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, o seu Deus, deu a vocês.

Josué 23:12,13

O jugo desigual e o namoro cristão

No novo testamento, o Apóstolo Paulo também orienta o povo de Deus a não se relacionar de forma amorosa (ou mais íntima) com pessoas que não compartilhem da mesma fé.

No livro de  2 Coríntios está escrito:

Não se ponham em jugo desigual com descrentes.

Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?

–  2 Coríntios 6:14-15

Logo abaixo, eu explico o que é jugo desigual e porque ele pode trazer tantos problemas e sofrimentos para o cristão.

O que é Jugo desigual? 

jugo desigual no namoro cristão

Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois. 

Jugo desigual é o que acontece quando um boi fraco e um forte puxam juntos uma carga. O boi que é mais forte tem facilidade para puxar a carga. 

Por outro lado, o boi mais fraco tem dificuldade. Como resultado, quando há um jugo desigual entre os bois a produtividade de ambos caem e o trabalho fica mais difícil.

O jugo desigual em um relacionamento amoroso 

namoro cristão e o relecionamento com jugo desigual

De forma figurada, o jugo desigual em um relacionamento amoroso é quando uma pessoa é forte espiritualmente e a outra pessoa é fraca. 

Como resultado dessa união, a pessoa mais fraca espiritualmente dificulta a vida daquele que é mais forte e a felicidade dos dois fica comprometida.

Isto é, os dois não conseguem se sentir satisfeitos e plenamente felizes dentro do relacionamento.

Por exemplo, a mulher cristã vai querer ficar sem relação sexual até o casamento, mas o namorado incrédulo não vai aceitar e vai tentar levar ela “para a cama” constantemente, ou seja, a vida dos dois vai ficar mais difícil.

Outro exemplo, o rapaz cristão deseja ir para o monte orar em um sábado à noite e a namorada incrédula quer ir para a balada e para o motel logo em seguida, ou seja, a vida dos dois vai ficar mais difícil… 

São diversas situaçĩoes de conflito entre casais nessa condição. 

Por isso que a Bíblia nos orienta a procurar desenvolver um relacionamento amoroso com uma pessoa que tenha a mesma fé. Seguindo essa orientação as pessoas sofrem menos.

Além desses exemplos que citei, ainda tem os problemas que surgem após o casamento entre pessoas nessa condição. 

Infelizmente, são muitos os casos de homens que impedem as esposas de irem para a igreja, de mulheres que não apoiam o ministério pastoral do marido, entre outras situações tristes e dolorosas que afetam tantos casais que possuem uma fé diferente.

Você sabia que o cristão precisa pedir confirmação para Deus antes de iniciar um relacionamento amoroso?

porque preciso pedir confirmação para Deus sobre um namoro cristão

Muitas pessoas iniciam um relacionamento amoroso sem consultar a Deus. 

O que a grande maioria das pessoas ignora é que muito sofrimento pode ser evitado se você colocar Deus na frente de tudo e consultar a Deus antes mesmo de iniciar o seu namoro cristão.

Deus conhece o seu futuro e o futuro de todas as pessoas à sua volta, por isso, Deus sabe exatamente se você vai ser feliz ou não, caso se case com determinada pessoa. 

Por exemplo, uma mãe geralmente conhece a personalidade do seu filho, ou seja, algumas atitudes e respostas do filho são “previsíveis” para a sua mãe. Por causa disso, uma mãe consegue prever se o filho vai ficar quieto ou não, diante de certos acontecimentos. 

Agora, vamos trazer essa situação para o mundo espiritual… Deus conhece a personalidade de todos os seus filhos, ou seja, todas as nossas decisões e reações são previsíveis para Deus. 

Portanto, Deus sabe exatamente o que vai acontecer caso o “João” se case com a Maria ou caso o “João” se case com a Paula. Deus sabe qual esposa será a melhor para o “João”. 

A questão que fica em aberto é: o “João” vai consultar a Deus antes de fazer sua escolha ou ele será guiado pelo seu coração? 

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?

“Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” – Jeremias 17:9,10

Confie no Senhor e consulte a Deus antes de iniciar um namoro cristão.Voce não vai se arrepender.

Como pedir confirmação para Deus antes de iniciar um namoro cristão? 

Vamos por etapas… 

Existem certas atitudes que impedem as pessoas de receberem resposta. 

Para ficar mais fácil compreender e colocar em prática, eu vou responder essa pergunta através de 03 passos simples. Segue abaixo:

1° Você ama a Deus acima de todas as coisas? 

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. – Deuteronômio 6:5

Vamos imaginar que Deus responda “não”… Você tem coragem suficiente para abrir mão dessa pessoa? 

Infelizmente, muitas pessoas não aceitam o “não” de Deus e mergulham em relacionamentos destrutivos onde ocorrem muitas tragédias, dores e sofrimentos. 

Caso você não esteja preparado para ouvir a resposta de Deus, não pergunte. 

Agora, lembre-se disso: é melhor receber um não de Deus e deixar um relacionamento do que entrar em um casamento fracassado onde há traições, agressões, humilhações e tantas outras coisas ruins… 

Só Deus conhece o futuro, por isso, não se arrisque tanto por algo que não vale a pena. 

Leia também: Como amar a Deus acima de todas as coisas?

2° Você possui o mínimo de intimidade com Deus? 

As pessoas que possuem intimidade com Deus vão se sentir muito à vontade para perguntar e “aguardar” uma resposta de Deus para saber se o Senhor aprova ou não o seu relacionamento amoroso. 

Por outro lado, as pessoas que não costumam orar ou que por algum motivo não possuem intimidade com Deus, vão se sentir muito desconfortáveis para pedir a orientação de Deus e “aguardar” uma resposta.

É por causa disso que muitas pessoas iniciam relacionamentos e até se casam sem pedir a orientação de Deus, elas não possuem intimidade com Deus.

Portanto, se você deseja pedir confirmação a Deus, o primeiro passo é desenvolver intimidade com Deus para ter a certeza de que você vai orar e de que Deus vai te responder.

Leia também: Como ter Intimidade com Deus e conseguir ouvir a voz Dele.

3° Pedindo a confirmação: Ore com fé e peça um sinal para Deus para que o Senhor confirme ou não o seu namoro cristão

Logo após examinar a sua vida espiritual e ter a certeza de que você tem intimidade com Deus ao ponto de acreditar que você vai orar e de que Deus vai responder, você deve orar com fé acreditando que Deus vai atender ao seu pedido.

Algumas pessoas pedem um sinal específico como resposta, enquanto outras pedem para Deus usar um profeta para falar com elas trazendo a resposta. 

Independente se você vai escolher um sinal ou uma resposta direta, tenha a certeza, Deus responde a todos aqueles que buscam a sua direção de forma sincera. 

Afinal, é da vontade do Senhor que você vença porque quando um servo (ou serva) de Deus vence o nome do Senhor é glorificado.

Ore antes de iniciar o namoro cristão e não após já ter iniciado seu namoro. Isso porque se Deus te entregar uma resposta negativa, será mais fácil se desligar emocionalmente de algo que nem começou. 

No sentido oposto, será muito mais difícil terminar um relacionamento que já começou antes da resposta de Deus porque nesse caso o vínculo emocional já está mais forte.

Importante: aguarde a resposta de Deus mesmo que ela demore. 

Se for da vontade de Deus que esse relacionamento dê certo então ele vai dar certo e você não precisa ficar ansioso(a) por uma resposta. 

O Senhor sempre prepara o melhor para os seus filhos obedientes.

Leia também: O que é vida de oração e como desenvolvê-la.

Iniciei meu namoro sem consultar a Deus, e agora? O que eu faço? 

o que não pode em um relacionamento cristão

Abaixo, segue orientações especiais para você que iniciou seu namoro sem consultar a Deus ou para você que está pensando em iniciar um namoro com alguém. 

Observe atentamente cada um dos pontos abaixo e se posicione de forma adequada caso você esteja lidando com alguma das situações citadas aqui.

Não tenha medo de abrir mão de pessoas (caso necessário). Muita dor e sofrimentos podem ser evitados se você fizer a coisa certa agora!

Cuidado!! Os sinais abaixo são fortes indicadores de que seu namorodo(a) ou pretendente não será um bom marido (ou esposa) no futuro.

Não se iluda! As pessoas mudam, mas, qual é a garantia de que o seu parceiro(a) vai mudar para melhor? 

Com exceção da voz de Deus, não existe nenhuma garantia de que isso aconteça, ou seja, talvez o seu namorado(a) nunca mude para melhor.

Sabendo disso, vale a pena correr o risco de sofrer dobrado amanhã, por entrar em um casamento fracassado? 

Muitas vezes, a verdade se apresenta às pessoas e as pessoas insistem em ignorar os fatos e se esforçam para acreditar em mentiras ou para alimentar ilusões. 

Abaixo, eu separei os principais sinais de alerta para que você possa identificar se está entrando em uma possível armadilha.

1° Aquele que não é um bom filho(a), “provavelmente” não será um bom marido (ou esposa)

jugo desigual estudo biblico

A primeira vez que eu ouvi esse ditado eu fiquei irado e não concordei, essa frase me parecia absurda e sem sentido, afinal, as pessoas mudam! 

No entanto, depois que eu me casei, eu descobri na prática que, aquela frase que eu detestei no passado, possui fundamento. 

Vou explicar o porquê:

Todas as pessoas possuem um padrão de comportamento. Esse padrão de comportamento é formado por rotinas, hábitos, crenças e traços de personalidade. 

Portanto, se um jovem possui o hábito de gritar e desrespeitar os pais toda vez que é contrariado, provavelmente ele vai repetir o mesmo padrão de comportamento depois de se casar e vai gritar e desrespeitar a sua esposa toda vez que for contrariado. 

Vamos imaginar que a jovem moça tem o hábito de deixar o seu quarto todo bagunçado e roupas por todo canto… 

Essa jovem moça vai repetir o mesmo hábito, de deixar o quarto bagunçado e roupas jogadas após se casar. 

Caso o futuro marido dessa jovem moça super valorize ordem e organização, o casal vai brigar constantemente por esse motivo. 

Sabendo disso, a partir de hoje, comece a observar a forma como seu namorodo(a) trata os pais ou as pessoas que moram ou que cuidaram dele (avós, tios, irmãos, etc).

Da mesma forma que ele (ou ela) trata os familiares, ela vai tratar você (caso se casem). 

Observe também a forma como ele (ou ela) cuida da própria casa, hábitos, manias e padrões de comportamento. 

Essa simples observação pode te livrar de muitas dores.

Por exemplo, se o jovem não gosta de ajudar os pais em casa nas tarefas domésticas, ele não vai ajudar a esposa (ou marido) após casado e assim por diante… 

Pense nisso e não ignore a verdade sobre seu parceiro(a) !!

2° Relacionamento abusivo: Seu parceiro costuma te agredir (física ou verbalmente) ainda na fase do namoro? Fuja!!

relacionamento cristão e relacionamento abusivo

O relacionamento abusivo não se inicia com um homem agressivo (ou uma mulher) espancando sua parceira(o) logo no primeiro encontro.

No início ele (ou ela) sabe ser gentil, carinhoso, atencioso e muito amoroso(a). 

Porém, todo relacionamento abusivo costuma entregar sinais de que as coisas não andam bem e de que o relacionamento não está sendo saudável.

Não ignore esses sinais e procure se desligar desse tipo de relacionamento o mais rápido possível.

Abaixo, seguem mais exemplos de sinais de alerta que indicam que você pode estar entrando em um relacionamento abusivo:

  • Agressão física: Este é o sinal vermelho que você não deve ignorar, se houve agressão termine imediatamente.
  • Agressão verbal constante: Toda vez que a pessoa fica com raiva ela te xinga e te humilha com palavras duras e, além disso, o agressor sempre se coloca como vítima.
  • Ciúme Excessivo: Quando a pessoa começa a questionar tudo o que você faz e seguir todos os seus passos. Coisas simples se tornam brigas e a pessoa sempre se coloca como vítima. 
  • Perfil controlador: A pessoa deseja mudar suas roupas, corte de cabelo, crítica seus hobbies, não te apoia em nada e não gosta que você tenha amigos.
  • Ameaças e chantagem emocional: O agressor costuma manipular as emoções da sua vítima de tal forma que causa medo e obriga a vítima a fazer um monte de coisas que ela não deseja, apenas para manter o relacionamento.

3° Ele (ou ela) possui vícios e ainda não conseguiu se libertar

como motivar jovens na igreja que não querem saber de Deus

O vício de uma pessoa pode aumentar ou diminuir com o passar do tempo. Diminui caso ela encontre uma forte motivação para abandoná-lo e aumenta caso não encontre essa forte motivação.

Portanto, a menos que você tenha uma promessa de Deus onde o Senhor usou um profeta ou mandou um sinal inquestionável para dizer que vai libertar, não compensa correr o risco e investir em um relacionamento nessas condições. 

Um usuário de drogas, infelizmente, pode perder o controle, agredir pessoas queridas ou roubar utensílios domésticos para sustentar o vício. 

Em casos mais extremos, existem usuários de drogas que, sob o efeito de alucinógenos, espancam os pais idosos ou violentam crianças inocentes. 

Você deseja uma pessoa nesse estado como seu companheiro(a)?

Talvez você se pergunte: mas não é papel do cristão ajudar o viciado a vencer o seu vício? 

Vamos lá, eu como pastor, posso ajudar mulheres viciadas a largarem o vício, mas, eu não namoro com nenhuma delas; ou seja, para ajudar uma pessoa você não precisa ter relacionamento íntimo com ela. 

Você pode ajudar através da sua oração, aconselhamento, você pode ajudar encontrando uma clínica de reabilitação para internar o usuário, entre outras diversas coisas que você pode fazer para ajudar sem se envolver demais.

Além disso, ajudar é uma coisa e se envolver de forma amorosa é outra. 

O vício (mesmo que seja em drogas lícitas como cigarro e bebida) é um sinal de alerta e muitas famílias estão sofrendo hoje por causa de pessoas na família que foram vencidas pelo vício em drogas diversas.

Na fase do namoro você ainda tem a opção de escolha, faça a escolha certa!!

Depois do casamento tudo fica mais difícil.

4° Seu parceiro(a) não ama a Deus acima de todas as coisas

amar a Deus sobre todas as coisas

Aquele(a) que não ama a Deus sobre todas as coisas, pode cair na armadilha da idolatria.  

Pessoas envolvidas no pecado da idolatria durante um namoro, valorizam mais o seu namorado(a) do que valorizam o Senhor e deixam que seu relacionamento se torne mais importante do que Deus.

Por exemplo, nessas situações, a jovem prefere pecar e ter relações sexuais com seu namorado do que dizer “não” para ele e correr o risco dele terminar o relacionamento por causa disso.

Não amar a Deus acima de todas as coisas nos torna escravos de pessoas e situações.

Caso o seu parceiro(a) ame a Deus acima de todas as coisas, a chance dele te fazer mal conscientemente cai para zero porque ele(a) não vai querer pecar contra Deus. 

Agora, se ele(a) não ama a Deus sobre todas as coisas, o pecado pode entrar na sua casa e coisas horríveis como traição, mentiras, agressões (verbais ou físicas) podem entrar no relacionamento porque a pessoa desprezará a orientação de Deus. 

Pense nisso!!

Como deve ser um namoro cristão? 

como é o namoro do cristão

Orientações gerais para um namoro cristão saudável

O namoro cristão deve ser santo, ou seja, não deve haver relações sexuais antes do casamento, toques indevidos nas partes intimas… “chupadas” no pescoço, entre outras atividades que são preliminares para atividade sexual.

É prudente que o casal cristão evite ao máximo ficar sozinho em casa ou em algum local reservado.

Durante o período de namoro, o casal precisa se conhecer e definir juntos questões importantes como ter ou não filhos (e quando), igreja que vão frequentar após casados, carreira profissional, faculdade e outras coisas. 

Ter opiniões diferentes é normal, porém, algumas questões podem afetar muito a vida do casal e precisam ser resolvidas antes do casamento. 

Por exemplo, vamos supor que a mulher quer ter um filho com 1 ano de casada, mas, o homem não quer ter filhos porque ele já tem 02 (de outro relacionamento)… Esse é um problema grave que pode destruir o casamento dos dois.

Muitas pessoas sofrem na área sentimental por falta de orientação, mas, você pode ter um futuro diferente. Basta colocar em prática as orientações deste artigo. 

Lembre-se: É da vontade do Senhor que você seja muito feliz, por isso, não tenha medo de seguir todas as orientações do Senhor (mesmo que seja desconfortável)!

A importância de ter a benção dos pais para seguir adiante com um namoro cristão

namoro cristão e a benção paterna

Ter a benção dos pais é muito importante para ter um namoro e futuramente, um casamento saudável.

Quando os pais ficam contra um relacionamento e os envolvidos não obedecem, eles acabam pecando toda vez que estão juntos e isso afeta até a sua comunhão com Deus. Não ignore isso.

Caso os pais do casal sejam contra o relacionamento, deve-se procurar a orientação de um líder espiritual da sua igreja para julgar o caso. 

Talvez os pais do casal estejam enganados e com uma conversa eles mudem de ideia.

Caso os pais não mudem de ideia com relação ao assunto, o líder espiritual deve aceitar a decisão. Nenhum pastor, bispo ou apóstolo pode passar por cima de uma decisão de uma pai (ou mãe) com relação ao seu filho(a).

Além disso, é importante citar que, em alguns casos, os pais têm razão em ficar contra o namoro e nessas ocasiões o líder espiritual vai tentar explicar isso de uma forma que o jovem entenda e aceite a decisão dos seus pais.

Por exemplo, existem jovens de 13 anos que já namoram e desejam ter a benção dos pais. 

Nesses casos, o namoro é indevido porque o jovem de 13 anos não vai poder se casar em breve e nesse longo período de espera ele pode cair em fornicação, ter uma gravidez precoce e viver experiências traumáticas por não ter maturidade suficiente.

Se for da vontade de Deus que um certo casal fique junto, eles vão ficar juntos e nada os impedirá, mas, nesse processo Deus muda o coração dos pais para que abençoem o casal.

Isto é, Deus não incentiva a desobediência ou a rebeldia!

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.

Êxodo 20:12

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão: Namoro cristão e jugo desigual

O namoro cristão exige muita atenção e cuidados, porém, todas essas orientações e cuidados servem para o seu próprio bem. 

Olhe a sua volta e procure saber como é a vida dos casais cristãos que moram perto de você… 

Através dessa simples pesquisa você vai perceber que muitos casais cristãos que moram na sua cidade e no seu bairro estão infelizes.

Por exemplo, muitos casais cristãos vivem enfrentando crises ou tendo brigas constantes por causa de questões que não foram devidamente valorizadas no passado. 

Além disso, algumas pessoas entraram em relacionamentos ruins porque não tiveram a devida orientação no começo de tudo e conheceram Jesus anos depois.

Por outro lado, existem pessoas que até receberam a orientação adequada no início de tudo, mas, elas desprezam a orientação de Deus e sofrem por causa disso até hoje. 

Através desse conhecimento que você possui agora você pode fazer uma escolha diferente. 

Portanto, não despreze a sua oportunidade de ser feliz e siga a orientação de Deus. 

Acredite: Vai valer a pena!!

Cuidado no seu namoro! Veja os 8 tipos de pecados sexuais mais terríveis na Bíblia. Será que você já cometeu algum deles?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *