Amizades que desagradam a Deus, o que fazer? (Estudo Bíblico)

Amizades que desagradam a Deus, o que fazer? (Estudo Bíblico)

Afinal, o cristão pode ter amizade com pessoas que não possuem a mesma fé? Existem amizades que desagradam a Deus? 

Após se converter, o cristão precisa mesmo se separar de todas as pessoas que não possuem a mesma fé que ele? 

Neste post, trago as respostas para essas perguntas, versículos sobre amizade e dicas para os irmãos que possuem dificuldades nesse ponto da caminhada cristã. 

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Existe uma diferença entre amigo, colega e conhecido e não devemos confundir as coisas.

Antes de começar a explicar o que a Bíblia ensina sobre as amizades que desagradam a Deus, seria ideal recordar que existe uma diferença muito grande entre amigos, colegas e conhecidos. 

Por exemplo, o seu vizinho pode ser apenas seu conhecido. Você dá bom dia , boa tarde e boa noite e, de vez em quando, conversa rapidamente com ele sobre um assunto qualquer e nada além disso.

As pessoas que trabalham na mesma empresa que você, podem ser apenas “colegas de trabalho”, ou seja, você apenas conversa com eles durante o trabalho e, fora da empresa, você não possui contato nenhum com essas pessoas. 

E, por fim, temos o amigo (ou amiga) que é aquela pessoa que tem intimidade com você, conhece seus segredos, medos e fraquezas, é seu conselheiro (a) e já visitou várias vezes a sua casa. 

Não é pecado o cristão ter colegas e conhecidos que não tenham a mesma fé que ele. 

Devemos conversar normalmente com todas as pessoas à nossa volta, tomando (é claro) alguns cuidados que vou explicar mais abaixo.

O que não pode acontecer (e a Bíblia nos alerta com frequência sobre isso) é um cristão ter amizade íntima, sociedade ou relacionamento íntimo com pessoas que não possuem a mesma fé.

Portanto, você pode conversar com todo mundo, mas, você não deve “ter amizade íntima” ou “abrir o seu coração” para qualquer pessoa.

No decorrer deste estudo, quero que você associe a palavra “amizade” à relacionamento íntimo (amizade íntima). 

Isso vai dar um sentido diferente ao que vou explicar e vai facilitar a compreensão do querido leitor (a), ok?

As amizades que desagradam a Deus podem te causar muito prejuízo (financeiro, espiritual e emocional)

A Bíblia Sagrada nos ensina que o ser humano é influenciável. No livro de 1 Coríntios, o Apóstolo Paulo diz:

Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”.

1 Coríntios 15:33

Portanto, eu posso ser facilmente influenciado pelas pessoas que passam muito tempo comigo e, no sentido oposto, essas pessoas também são influenciadas por mim se passam muito tempo ao meu lado. 

No livro de provérbios a Bíblia diz:

Não se associe com quem vive de mau humor,

nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.

Provérbios 22:24-25

Além dessas passagens bíblicas, também existem vários estudos científicos que confirmam que nós somos influenciados pelo meio em que nós vivemos. 

Você é a média das 5 pessoas com quem mais anda”

– Frase do palestrante e consultor Jim Rohn.

Por exemplo, se você passar muito ao lado de pessoas que falam muito palavrão, mais cedo ou mais tarde, você pode acabar falando palavrão também (às vezes em pensamento).

Outro exemplo, pessoas que possuem vizinhos que ouvem música alta o dia todo, podem acabar cantando as músicas que ouvem de forma inconsciente (mesmo sem gostar de tais músicas).

Exemplos de amizades ruins na Bíblia

Na Bíblia Sagrada, no livro de 1 Reis, capítulo 12, nós temos a história de Roboão. 

Olha só o prejuízo que as amizades ruins trouxeram para este homem:

Roboão foi o sucessor do trono de Israel após a morte do rei Salomão. 

O povo pediu a Roboão que resolvesse uma questão que desagradava ao povo e Roboão pediu conselho aos sábios que ajudaram o rei Salomão.

Porém, Roboão também pediu conselhos aos jovens que haviam crescido com ele (que não eram sábios). 

Infelizmente Roboão preferiu seguir o conselho dos amigos…

Veja abaixo, o terrível desfecho dessa história, descrita na Bíblia Sagrada, no livro de 1 Reis:

Um momento decisivo na vida de Roboão

Roboão foi a Siquém, onde todos os israelitas tinham se reunido para proclamá-lo rei.

Assim que Jeroboão, filho de Nebate, que estava no Egito fugindo do rei Salomão, soube disso, voltou de lá.

E mandaram chamá-lo. Então ele e toda a assembléia de Israel foram ao encontro de Roboão e disseram:

“Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, mas agora diminui o trabalho árduo e este jugo pesado, e nós te serviremos”.

Roboão respondeu: “Voltem a mim daqui a três dias”. Então o povo foi embora.

O rei Roboão perguntou às autoridades que haviam servido ao seu pai Salomão durante a vida dele: “Como vocês me aconselham a responder a este povo? “

Eles responderam: “Se hoje fores um servo desse povo e servi-lo, dando-lhe uma resposta favorável, eles sempre serão teus servos”.

1 Reis 12:1-7

A decisão de Roboão 

Roboão, contudo, rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe tinham dito e consultou os jovens que haviam crescido com ele e o estavam servindo.

Perguntou-lhes: “Qual é o conselho de vocês? Como devemos responder a este povo que me diz: ‘Diminui o jugo que teu pai colocou sobre nós’? “

Os jovens que haviam crescido com ele responderam: 

“A este povo que te disse: ‘Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado; torna-o mais leve’ — dize: ‘Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai.

Pois bem, meu pai lhes impôs um jugo pesado; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos’ “.

Três dias depois, Jeroboão e todo o povo voltaram a Roboão, segundo a orientação dada pelo rei: “Voltem a mim daqui a três dias”.

Mas o rei lhes respondeu asperamente. Rejeitando o conselho das autoridades de Israel, seguiu o conselho dos jovens e disse: 

“Meu pai lhes tornou pesado o jugo; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos”.

E o rei não ouviu o povo (…)

1 Reis 12:8-15

O resultado da resposta de Roboão

Quando todo o Israel viu que o rei se recusava a ouvi-los, responderam ao rei: “Que temos em comum com Davi? Que temos em comum com o filho de Jessé? Para as suas tendas, ó Israel! Cuide da sua própria casa, ó Davi! ” E assim os israelitas foram para as suas casas.

1 Reis 12:16

Desta forma Israel se rebelou contra a dinastia de Davi, e assim permanece até hoje.

Quando todos os israelitas souberam que Jeroboão tinha voltado, mandaram chamá-lo para a reunião da comunidade e o fizeram rei sobre todo o Israel. Somente a tribo de Judá permaneceu leal à dinastia de Davi.

1 Reis 12:19,20

A decisão de Roboão (em rejeitar o conselho dos sábios) fez com que o povo se revoltasse e, por isso, o povo abandonou a casa de Davi e levantou Jeroboão como seu rei.

Através disso, o reino de Israel foi dividido em reino do norte e reino do sul.

O reino do norte era composto por dez tribos que se uniram a Jeroboão e fizeram dele seu rei. O Reino do Norte era frequentemente chamado de Reino de Israel. 

O reino do sul era composto por apenas duas tribos que permaneceram sob o reinado de Roboão (a tribo de Judá e de Benjamim). Na Bíblia, o reino do Sul era frequentemente chamado de reino de Judá.

A capital do Reino do Sul continuou sendo Jerusalém e a capital do Reino do norte se tornou Samaria.

A importância de ter bons amigos cristãos ao seu lado

Todos nós temos dias alegres e dias difíceis.

Por mais que você esteja bem e seja convicto da sua fé em Jesus Cristo, em dias difíceis, se você não tiver bons amigos ao seu lado, você pode acabar dando ouvidos a conselhos ruins

Por exemplo, se você está enfrentando crise no casamento, uma amiga cristã vai te aconselhar a orar e buscar pela sua família, porém, uma amiga que não acredita em Deus pode (facilmente) te aconselhar a buscar a separação. 

No livro de Provérbios, a Bíblia nos ensina o seguinte:

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.

Provérbios 13:20 

Portanto, evite ter amizade (relacionamento íntimo) com pessoas que não tem a mesma fé que você porque no seu dia mal (dia difícil) você pode ser influenciado por conselhos ruins e cometer erros dos quais pode se arrepender pela vida toda.

Leia também: O que é jugo desigual? (Estudo Bíblico)

Material complementar: Namoro cristão e jugo desigual, o que não posso fazer?

Como identificar amizades que desagradam a Deus? 

No livro de Salmos, a Bíblia nos ensina o seguinte:

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

Salmos 1:1,2

Através dessa passagem fica fácil identificar que Deus não se agrada daqueles que não seguem o que a Bíblia ensina e que Deus também não se agrada daqueles que seguem os conselhos daqueles que não obedecem a sua lei. 

No livro de Tiago a Bíblia traz mais orientações, dizendo: 

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

Tiago 4:4

Ter amizade com o mundo aqui, significa seguir (ou imitar) os padrões de certo e errado que o mundo ensina (muitas vezes contrários a palavra de Deus).

Como saber se uma amizade é da vontade de Deus?

Apenas se dizer cristão não basta, analise a conduta das pessoas.

No livro de 1 Coríntios, o Apóstolo Paulo, adverte a igreja a se afastar de pessoas que se dizem cristãs, mas, vivem como se nunca tivessem conhecido a Cristo.

Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas, vocês nem devem comer.

1 Coríntios 5:11

Portanto, ao procurar bons amigos, não se deixe levar apenas pelo fato da pessoa se “dizer cristã”, ou seja, analise a sua conduta e julgue se a pessoa expressa uma fé verdadeira ou falsa.

A pessoa que se diz cristã, mas, mente, rouba, ou faz tudo que a Bíblia condena não está de acordo com a vontande de Deus.

Por exemplo, existem pessoas que se dizem cristãs, mas, ainda fumam, vivem amigadas, trabalham com todo tipo de fraudes, etc.

Portanto, infelizmente, esse tipo de pessoa não pode ser considerada uma boa influência para a sua vida.

Descubra como desenvolver intimidade com Deus

Preparei um vídeo onde explico melhor como desenvolver intimidade com Deus.

O Senhor conhece o coração de todas as pessoas a sua volta, por isso, ter intimidade com Deus vai te ajudar a desenvolver uma amizade intensa com Jesus e, além disso, Deus pode te mostrar quem são as “más companhias” das quais você precisa se afastar.

Assista ao vídeo abaixo e descubra mais …

Me converti a Cristo, devo me afastar de todos os meus antigos amigos e da minha família porque eles não servem a Jesus? 

Vamos lá, existe uma certa confusão com relação a essa questão.

Existem pessoas que se afastam de todo mundo e acham que estão fazendo a coisa certa.

Por outro lado, existem pessoas que não entendem a importância de ter bons amigos na caminhada da fé e continuam com as mesmas companhias mesmo após se entregar para Jesus.

Por esse motivo, tais pessoas acabam se desviando da fé com o passar do tempo.

Afinal, o que é correto fazer?

Aquele que decide entregar a sua vida para Jesus não deve se afastar totalmente da sua família e amigos por causa da sua fé. 

Isso porque, como vou testemunhar o que Cristo fez na minha vida para a minha família se eu me afastar dela? 

Como vou pregar o evangelho para meus antigos amigos se eu me afastar totalmente deles?

Agora, existe a questão de saber impor limites.

O cristão não pode ter amizade íntima nem com família e nem com amigos que não possuem a mesma fé que ele (por questão de proteção). 

Em outras palavras, você pode conversar com todo mundo, visitar todo mundo, porém, você não vai abrir seu coração e nem manter amizade íntima com todo mundo.

As antigas amizades íntimas, infelizmente, não é possível manter. O cristao deve continuar conversando e tratando com respeito, mas, sem a mesma intimidade de antigamente. 

Importante: Se o irmão (ou irmã) recém convertido, possui fraquezas com drogas e bebidas, este deve rejeitar todos os convites de festas e encontros onde ele sabe que vai ter muitas dessas coisas que o conduzem ao pecado.

Com o passar do tempo, após vencer tais pecados, o cristão pode participar mais de encontros e festas em família.

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Caminhando com Deus e apresentando a sua vida em oração constantemente, naturalmente Deus te mostra quem são os amigos verdadeiros e falsos. 

Naturalmente Deus envia pessoas e Deus também tira pessoas da nossa vida.

Portanto, te aconselho a colocar Deus em primeiro lugar e estar disposto a abrir mão de qualquer pessoa a qualquer momento. 

Isso porque, Deus pode afastar pessoas de você para te proteger de profundas dores no futuro. 

Esteja vigilante porque as amizades que desagradam a Deus podem te causar muito sofrimento e ainda te levar para longe do Senhor.

Jesus se apresenta como nosso amigo e no evangelho de João, o Senhor diz:

Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

João 15:14,15

Veja também: Pequei de novo !! E agora? Como lidar com o sentimento de acusação?

Assista ao vídeo logo abaixo e saiba mais …

Se inscreva no canal e receba estudos em vídeo !!!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *