O que é Santa Ceia? Porque preciso participar? [Estudo Bíblico]

O que é Santa Ceia? Porque preciso participar? [Estudo Bíblico]


O que é Santa Ceia ou Ceia do Senhor? 

Porque o cristão precisa participar? Qual foi a última vez que você participou da Santa Ceia? Faz muito tempo?

Você sabia que um cristão verdadeiro não pode passar muitos meses sem participar da Ceia do Senhor?

Neste post, vou responder estas e outras perguntas que são as dúvidas de muitos cristãos.

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

O que é a Santa Ceia ou Ceia do Senhor?

A Santa Ceia foi instituída por Jesus Cristo na noite em que Ele foi traído. 

Além disso, a primeira Ceia aconteceu em uma noite em que era o dia da páscoa judaica.

E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: 

‘Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.’

Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: 

‘Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.’

Lucas 22:19,20

A Santa Ceia foi uma ordem deixada por Jesus.

Portanto, é da vontade do Senhor que a Santa Ceia seja celebrada por todos os cristãos como uma lembrança viva, ou seja, como um memorial de sua morte e sacrifício na cruz pelos nossos pecados.

Além de ser um memorial, a Santa Ceia também é um momento de comunhão da igreja.

A Ceia do Senhor também serve para fortalecimento espiritual de cada membro do corpo de Cristo. 

Porque precisamos participar da Santa Ceia?

No evangelho de João, está escrito (Jesus disse):

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

João 6:51-58

Comer a carne e beber o sangue? O que isso significa na Santa Ceia do Senhor?

“Comer a carne e beber o sangue… “

Essa passagem não é para ser interpretada de forma literal, mas, de maneira figurada (simbólica).

Isto é,  Jesus não deseja que o Cristão seja canibal e literalmente coma da carne e do sangue Dele.

Jesus disse isso no sentido de que, o cristão precisa ter comunhão com Ele.

Em outras palavras, o cristão precisa evitar a maior quantidade de pecados possíveis, deve participar da Santa do Senhor em sua memória e deve viver em santidade e obediência, caso contrário, não teremos vida com Ele.

Geralmente, as pessoas que se afastam de Deus, em algum momento, param de participar da Ceia do Senhor.

Este é um sinal (indicador) de que a pessoa perdeu a comunhão com Deus e com a igreja.

Além disso, o Espírito Santo de Deus não habita dentro de cristãos que não tem comunhão com Cristo e essas pessoas não alcançarão a vida eterna.

Portanto, se a pessoa já é batizada e rejeita a ceia do Senhor ou não participa porque ainda está envolvida no pecado, isso indica que essa pessoa não tem comunhão com Deus.

Atenção: É muito importante lembrar ao leitor(a) de que a salvação é pela fé e não pelas obras.

Por isso, nós acreditamos que nos casos onde a pessoa aceitou a Jesus pouco antes de morrer, que essa pessoa não perde a salvação. 

O mesmo se aplica nos casos das pessoas que aceitaram a Jesus, abandonaram o pecado mas, não conseguiram se batizar antes de morrer. 

Nesses casos também acreditamos que a pessoa não perde salvação. 

Em resumo: Não tem vida com Deus aqueles que podem e “não se esforçam” para participar da Ceia do Senhor e aqueles que ficam impossibilitados porque vivem no pecado e não se esforçam para sair do erro.

A Santa Ceia não deve ser tomada de qualquer forma. 

No livro de 1 Coríntios está escrito:

Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.

1 Coríntios 11:27

Este é um texto que apresenta uma advertência muito séria: Participar da ceia “indignamente” é se tornar culpado perante Deus de um grave pecado.

O que o Apóstolo Paulo quis dizer nesse texto com a palavra “indignamente”?

Para ficar mais fácil responder a essa pergunta vamos analisar o texto e o contexto (o que vem antes e o que vem depois):

Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.

Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.

Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.

Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram.

Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo.

Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros.

Se alguém estiver com fome, coma em casa, para que, quando vocês se reunirem, isso não resulte em condenação. Quanto ao mais, quando eu for lhes darei instruções.

1 Coríntios 11:27-34

A igreja de Corinto, se reunia para a ceia e não tinham comunhão entre si.

Como resultado, cada um comia a sua ceia de forma individual, ou seja, uns comiam e bebiam muito, ao ponto de se embriagar e, outros comiam e bebiam tão pouco que ainda ficavam com fome no final.

Além desse “individualismo” também temos a questão do pecado, por isso, o apóstolo Paulo diz: 

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. – 1 Coríntios 11:28,29

Portanto, a grande maioria dos líderes cristãos interpretam que o cristão não deve tomar a ceia estando envolvido em uma vida de pecado constante e sem arrependimento verdadeiro.

Quando eu tomo a santa ceia indignamente?

Podem tomar a Santa Ceia apenas os que já foram batizados e aqueles que não vivem em pecado, ou seja, as pessoas que não vivem pecando de forma intencional e repetitiva.

Além disso, examinar-se a si mesmo significa analisar a sua vida e as suas atitudes e responder para si mesmo (de forma sincera) se existe algum pecado que pode te impedir de participar da Ceia do Senhor. 

Por exemplo, pessoas que possuem algum tipo de vício, vivem “amigadas”, ou seja, não estão devidamente casadas no civil, pessoas que ainda vivem de roubo e fraudes, etc.

Em geral, toda espécie de pecado que pode gerar escândalo te impede de tomar a Santa Ceia. 

Existe uma certa confusão a respeito de quando a pessoa NÃO deve participar da Santa Ceia, principalmente por conta do texto de Paulo que diz as consequências de participar da Ceia indignamente.

Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.

1 Coríntios 11:27

O fato é que devemos tratar esse memorial dado por Jesus com muito respeito e participar dele com santidade, pois é isso que Jesus deseja que nós façamos.

Portanto, todo aquele que comete pecado, pode pedir perdão para Deus e participar da Ceia logo em seguida, porém, quando este pecado gera escândalo, o procedimento deve ser diferente…

Nesses casos, aconselho o cristão a confessar seu pecado para seus líderes superiores e o pastor local vai orientar se a pessoa pode participar ou não da ceia naquele momento. 

Não basta apenas pedir perdão para participar da Ceia do Senhor?

A palavra arrependimento significa mudança de mente e de atitude.
Portanto, uma pessoa realmente arrependida muda sua forma de pensar e não sente mais satisfação no pecado.

Além disso, uma pessoa realmente arrependida também muda seu modo de agir e deixa de praticar antigos pecados.

No livro de Provérbios, está escrito:

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. – Provérbios 28:13

Através dessa passagem, a Bíblia nos ensina que nós devemos confessar nossos pecados e deixar de pecar e através disso alcançaremos a misericórdia.

Agora, vamos imaginar uma pessoa “amigada” (aquela que tem vida sexual ativa sem estar devidamente casada)…

Essa pessoa, (por exemplo) precisa se arrepender, confessar o seu pecado e deixar o pecado, ou seja, deve se casar.

Se ela apenas se arrepende, confessa, mas, continua “amigada” é como se ela ainda estivesse vivendo no pecado.

Isto é, é como se o arrependimento não fosse sincero porque não houve mudança de atitude.

O mesmo se aplica às pessoas que possuem vício (cigarro, bebida, drogas), pessoas que vivem no adultério, no crime…

Em geral, pecados repetitivos e que geram escândalos.

São situações onde não basta pedir perdão, a pessoa precisa abandonar a prática para que o arrependimento se torne verdadeiro (mudança de mente e de atitude).

As igrejas sérias orientam as pessoas envolvidas nesses pecados a não participarem da Ceia do Senhor para que a pessoa não atraia para si mesmo condenação.

Assim que o irmão (ou irmã) conseguir abandonar esse tipo de pecado ela pode voltar a ceiar normalmente.

Muitas pessoas não sabem o que é pecado, por isso, é uma função do líder da igreja local ensinar ao povo sobre o que a Bíblia diz.

Através disso, o povo não peca por falta de conhecimento, como está escrito no livro do profeta Óseias:

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. – Oséias 4:6

Como ser santo nos dias de hoje??

Preparei um vídeo para explicar para os irmãos o tipo de santidade que o Senhor Jesus espera de nós.

Muitas vezes, parece ser impossível ser santo do jeito que a Bíblia nos pede para ser, por isso, assista ao vídeo abaixo e descubra o que realmente siginifica santidade na vida de um cristão.

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Santa Ceia e a sua importância, te aconselho a não perder nenhuma ceia este ano. 

Além de ser um memorial do sacrifício de Cristo pelos nossos pecados, a Santa Ceia também é um momento de comunhão entre os membros da igreja. 

O culto de Ceia costuma ser o “culto dos vencedores”.

Isso porque mesmo em meio a tantas dificuldades, participar da Ceia do Senhor significa que você venceu mais um mês.

Isto mostra que você ainda continua na presença do Senhor. 

Caso tenha gostado deste conteúdo, peço que compartilhe com seus amigos e me ajude a levar o ensino da palavra ao maior número de pessoas possíveis.

Ficou com dúvidas sobre algum ponto do artigo?

Deixe a sua pergunta nos comentários porque vou respondê-la assim que possível.

Deus te abençõe e até mais!

Descubra agora como ter intimidade com Deus – passo a passo

Você deseja ter mais intimidade com Deus e conseguir sentir a sua presença com mais intensidade?

Sente o desejo de poder ouvir a voz do Senhor com mais frequência?

Assista ao vídeo abaixo e descubra como (conteúdo passo a passo).

Se inscreva em nosso canal no Youtube

7 Comentários


  1. Sobre o ponto de que dependendo do pecado não se deve participar da ceia, onde está a base biblica que não autoriza que o pecador que pediu perdão não participe?(examine se o homem a si mesmo )pois o preparo para o momento acontece muito antes, quando o que cometeu o pecado se coloca diante do Senhor em atitude de arrependimento e pedindo o perdão ao Senhor pelo pecado cometido, eu creio que após essa atitude ele, ele pode sim participar da ceia que é de extrema importância para o cristão, pois é quando professamos nossa fé, e renovamos nossa aliança com Deus, se eximir desse momento não é bom, e também ser empedido por a ou b, também não creio ser o correto, existe todo um ritual a ser seguido até o ato em si, daí vai de cada um como vai se colocar na presença do senhor, (examine se o homens a si mesmo.) Participar da ceia é um mandamento de extrema importância e cada um deve se reconciliar do Deus e tratar com ele suas feridas mais não deve deixar de fazer parte desse momento belíssimo de renovação de sua aliança com Deus, é o que acredito, me ajude se em algum momento me perdi em minhas conclusões, ainda estou aprendendo, e esse processo em todo momento e toda hora, yodos os dias aprendemos algo novo na palavra!!

    Responder

    1. A paz do Senhor… Ótima pergunta

      Vamos lá…

      A palavra arrependimento significa mudança de “mente e de atitude.”
      A pessoa realmente arrependida muda sua forma de pensar (não sente mais prazer no pecado) e também muda seu mode de agir (deixa de praticar antigos pecados).

      No livro de provérbios, 28:13 está escrito:

      “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”

      Ou seja, através dessa passagem a bíblia nos ensina que nós devemos “confessar” nossos pecados e “deixar” de pecar e através disso alcançaremos a misericordia.

      Agora, vamos imaginar uma pessoa “amigada” (aquela que tem vida sexual ativa sem estar devidamente casada), essa pessoa (por exemplo) precisa se arrepender, confessar o seu pecado e deixar o pecado (ou seja, deve se casar), se ela apenas se arrepende, confessa, mas, continua “amigada” é como se ela ainda estivesse vivendo no pecado (é como se o arrependimento não fosse sincero porque não houve mudança de atitude)…

      O mesmo se aplica as pessoas que possuem vício e não conseguem abandonar o vício; pessoas que vivem no crime ou fazendo todo tipo de fraudes, etc.

      São situações onde não basta pedir perdão, a pessoa precisa abandonar a pratica para que o arrependimento se torne verdadeiro (mudança de mente e de atitude).

      Proverbios 28:13 – O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as “confessa e deixa”, alcançará misericórdia.

      Pessoas envolvidas nesses tipos de pecados (vícios, amigadas, crimes, fraudes, etc), a igreja (como um todo) orienta a não participar da ceia para não atrair para si mesmo condenação. Muitas pessoas não sabem o que é pecado, por isso, é uma função do líder da igreja local ensinar o povo para que ele não peque por falta de conhecimento, como está escrito no livro do profeta Óseias:

      “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.” – Oséias 4:6

      Espero ter conseguido responder a sua dúvida.

      Deus te abençoe e obrigado por me questionar de maneira respeitosa.

      Responder

  2. Domingo passado houve santa ceia em uma igreja que não sou membra, porem visito ela. Sou separada de corpos do meu ex há 8 anos e vivo com uma pessoa há 2 anos. Meu divórcio ainda está em andamento. Acontece que nessa igreja houve santa ceia e meu atual companheiro tomou e me disse para tomar também. Só que eu senti que não deveria tomar pois meu divórcio ainda não saiu e estou em fornicação com meu atual companheiro. Acabei colocando o copinho e o pedaço de pão no bolso sem que ninguém visse e ao chegar em casa joguei na pia e deixei a água corrente levar. Não sei se estou certa no que fiz, mas senti que não deveria tomar pela minha situação.

    Responder

  3. Bom dia pr. a Paz. O sr. coloca no texto que : “Podem tomar a Santa Ceia apenas os que já foram batizados e aqueles que não vivem em pecado, ou seja, as pessoas que não vivem pecando de forma intencional e repetitiva.”
    Não encontrei na Bíblia base para está afirmação sua de que só quem for “batizado” pode tomar a Ceia. Aquele que aceitou Jesus como Senhor e Salvador já se arrependeu dos seus pecados e está apto a participar da Santa Ceia. “Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.” “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” Se a pessoa aceitou Jesus (por exemplo em Janeiro) e na igreja dela só é realizado o batismo no final do ano, então segundo a sua afirmação ela tem que ficar o ano inteiro sem tomar a Santa Ceia, pois ainda não foi batizada.

    Responder

    1. A paz irmão, sua pergunta é muito boa e vou procurar respondê-la da melhor forma possível…

      A bíblia não fala de forma direta se uma pessoa pode ou não tomar a ceia antes do batismo, mas, existem versículos que apontam que tomar a ceia após o batismo é o melhor caminho.

      Abaixo, separei alguns versículos para a nossa reflexão:

      1° A salvação é pela fé e não pelas obras ( Ef 2:8 – somos salvos pela graça).

      A santa ceia não está diretamente ligada à salvação de uma pessoa. Portanto, se uma pessoa aceitar a Jesus em janeiro e falecer em fevereiro, ela não perde a salvação caso não esteja batizada e-ou tomando a ceia.

      A Santa ceia é um memorial do sacrifício de Jesus e participar deste memorial é um indicador de que você anda em comunhão com Deus.

      2° A Bíblia diz: Ai do mundo por causa dos escândalos, pois é necessário que venham escândalos; mas, ai do homem por quem o escândalo venha. (Mateus, 18:7)

      Portanto, toda vez que uma pessoa erra gravemente e traz escândalo e isso acontece porque o “pastor local” não ensinou direito a culpa cai sobre o pastor, mas, quando o pastor ensina corretamente e mesmo assim a pessoa ignora e comete o escândalo, aí a culpa está sob a pessoa que pecou.

      No caso da Santa Ceia, infelizmente, tem muita gente que ainda vive em pecado e nem sabe que está pecando, por isso, se torna obrigatório longos períodos de ensino e momentos de tirar dúvidas para que não aconteçam escândalos por falta de cuidado.

      Antes do batismo, geralmente se faz um discipulado, o básico sobre a fé cristã é transmitido e é feita uma triagem para saber se a pessoa está mesmo vivendo o evangelho ou não…

      Nessa triagem (casos reais) muitas pessoas confessam que ainda não estão libertas de vários pecados e reconhecem que ainda precisam se arrepender e abandonar muitas coisas que ainda não conseguiram.

      Portanto, se não houver essa orientação mais detalhada, os irmãos podem pecar por falta de orientação e acabar ceando indignamente. (1 Coríntios 11:27)

      Se todas as pessoas que aceitarem a Jesus hoje, puderam cear na semana que vem, o número de pessoas pecando (por falta de orientação) seria gigante e esse pecado seria todo por culpa dos líderes e a bíblia fala duramente contra os líderes cristãos que fazem a obra relaxadamente:

      “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!” – Jeremias 48:10

      E a Bíblia também repreendeu de forma dura os pastores que não orientam o povo da forma certa:

      “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e diz aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? “

      Ezequiel 34:2

      Ao analisar todos esses pontos juntos (foram outros que não citei aqui), todas as igrejas que conheço seguem o mesmo padrão interpretando que é a forma mais saudável para a vida espiritual dos irmãos.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *