É pecado ser rico? O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males

É pecado ser rico? O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males

Afinal, é pecado ser rico? O que significa a frase: o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males? O cristão não deve ser próspero para alcançar a salvação? 

Qual é a forma saudável do cristão lidar com o dinheiro? 

Neste post, vou responder esta e outras perguntas relacionadas a vida financeira do crente. 

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Você está sofrendo muito? Possui lutas diversas e já não sabe mais o que fazer?

Você se sente inferior às pessoas a sua volta? 

Possui dificuldades para lidar com a rejeição? Sofre muito por sentir que as pessoas não te amam e não te valorizam como você gostaria de ser amado (a) e valorizado (a)? 

Você possui dificuldade para se relacionar com as pessoas e sofre quando tem a sensação de que ninguém gosta de você ou quando sente que as pessoas te desprezam? 

Infelizmente, hoje existem muitas pessoas sofrendo por esses mesmos motivos, por isso, se você se identificou com um ou mais pontos, não se culpe, você não está só… 

Muita gente se sente assim… 

Na busca por “sentir-se amado (a)”, algumas pessoas tentam agradar todo mundo na esperança de ser aceitovalorizado e receber mais amor. 

O problema é que ao tentar agradar a todos, nós encontramos pessoas que só nos procuram quando precisam de ajuda e, depois que recebem o que querem, nos deixam de lado, nos abandonam ou nos desprezam. 

Esse tipo de experiência aumenta a sensação de abandono, rejeição e de ser desvalorizado (a).

Você já experimentou situações assim? Eu já vivi tudo isso e sei como é muito doloroso. 

Mas não se desespere… Seja forte !! Ainda existe uma esperança…

Descubra agora, o passo a passo para se tornar mais forte emocionalmente, eliminar grandes sofrimentos, melhorar sua autoestima e autoconfiança e ainda mudar de vida radicalmente em poucos dias.

Preparei especialmente para você um manual prático que vai te ensinar vários métodos diferentes para você conseguir superar dificuldades diversas e vencer na vida.

Para acessar este manual prático e se tornar um vitorioso(a), basta clicar aqui, ou no banner abaixo. 

Vitoriosos - Manual Prático da Autoestima

Agora, vamos ao conteúdo…

A diferença entre ser rico e ser próspero 

Antes de tudo, preciso explicar ao querido leitor (a) que existe uma diferença entre ser rico e ser próspero. 

De forma resumida e simplificada, uma pessoa próspera é aquela que consegue “viver bem” administrando de forma adequada aquilo que ganha. 

Agora, uma pessoa rica (de verdade) é aquela que tem muito mais do que precisa para viver bem e ainda continua correndo atrás de mais riqueza. 

Por exemplo, é possível ser próspero ganhando R$ 6 mil por mês, porém, segundo os economistas do Brasil, uma pessoa que ganha R$ 6 mil por mês não é considerada uma pessoa rica (essas pessoas entram na categoria de classe média).

Por outro lado, as pessoas realmente ricas, possuem uma renda familiar mensal acima dos R$ 30 mil por mês (por exemplo).

O significado do termo “viver bem” é muito relativo e pode mudar de acordo com o conjunto de crenças e valores de uma pessoa, ou seja, o que significa viver bem para mim, pode não ser o mesmo que significa para você. 

Portanto, para ficar mais fácil o nosso estudo bíblico sobre este tema (ser rico é pecado ou não), vamos considerar o termo “viver bem” como uma condição onde a pessoa consegue:

  • Pagar todas as suas dívidas sem atraso, 
  • Comer bem, 
  • Se vestir bem, 
  • Tem um casa confortável para morar onde não precisa colocar várias pessoas no mesmo quarto na hora de dormir; 
  • Possui um carro, 
  • Tem convênio médico;
  • Consegue dar uma boa educação aos filhos.

De certa forma, os pontos citados acima, são pontos básicos relacionados à qualidade de vida de um indivíduo.

Guardar dinheiro e se esforçar para ser próspero é pecado? 

Olhe o que está escrito no livro de Provérbios:

O homem de bom senso economiza, e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo seu dinheiro assim que o recebe.- Provérbios 21:20 – Bíblia Viva.

Nessa primeira etapa do estudo eu já posso afirmar que desejar ser próspero para ter as condições básicas para “viver bem” não é pecado. 

Correr atrás de dinheiro para conseguir o básico para o sustento da sua família também não é pecado, porque até aqui, estamos falando apenas do básico para a qualidade de vida de uma pessoa (seja cristã ou não).

Teologia da prosperidade: Cuidado!

Existem líderes cristãos que pregam e ensinam que o cristão precisa ser próspero a todo custo, e que o cristão que não é próspero está em pecado ou foi amaldiçoado por Deus.

Esse movimento de que o cristão precisa ser próspero a todo custo é o que o pessoal chama de teologia da prosperidade ou confissão positiva.

Os líderes que fazem parte desse movimento falam muito sobre a necessidade de ser próspero, “você nasceu para reinar” nessa terra, “você tem direito ao que há de melhor na terra e não aceite menos do que isso”, etc.

No entanto, na Bíblia Sagrada, temos a história de Jó, por exemplo, que passou por um momento de grande dificuldade financeira mesmo sendo justo e fiel.

E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Jó 1:21,22

Portanto, o fato de uma pessoa não ser próspera não significa que ela está em pecado ou que foi amaldiçoada por Deus.

Buscai o reino dos céus em primeiro lugar

A teologia da prosperidade também ensina que o cristão deve ser próspero a todo custo, porém, a prioridade do cristão não deve ser “a busca por prosperidade”. 

A partir do momento que a busca por prosperidade financeira se torna mais importante do que a busca pela presença de Deus, ai temos o pecado da idolatria, ou seja, “o dinheiro se torna o seu Deus…”

A sua busca por prosperidade não pode ser mais importante do que a sua comunhão com Deus.

Isto é, sempre coloque Deus em primeiro lugar.

Portanto, para ficar mais fácil a compreensão: busque pela prosperidade, mas, sempre coloque Deus como prioridade. Esse equilírio vai te livrar de muitas dores.

Ser próspero é uma consequência das bênçãos do Senhor alcançando a sua vida, mas, isso não deve ser a prioridade do homem ou da mulher de Deus.

No Evangelho de Mateus, Jesus nos ensina o seguinte:

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’

Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

Mateus 6:31-33

Deus pode te fazer um homem ou uma mulher próspera (ser próspero não é pecado), porém, a busca pela prosperidade não pode ser prioridade na sua vida. O reino de Deus deve ser a sua prioridade.

Ser rico, ou desejar ser rico, é pecado? Isso significa amor ao dinheiro?

Muitos cristãos fazem confusão com este tema por não analisar a Bíblia Sagrada da maneira correta. 

Temos uma citação muito importante sobre o tema no livro do Evangelho de Mateus, onde está escrito:

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.

Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração

Mateus 6:19-21

Muitos cristãos interpretam essa passagem de forma literal e acreditam que o simples fato de guardar dinheiro já é pecado. 

Por isso, é muito importante analisar o texto e o contexto, ou seja, o que vem antes e o que vem depois, para não interpretar a Bíblia de forma errada e pior ainda, ensinar de forma errada. 

Abaixo, segue a análise correta do texto…

O que significa: “não acumular tesouros na terra”? Análise correta do texto…

Ainda no livro de Mateus, no mesmo capítulo, está escrito:

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

Mateus 6:24

Ao analisar os dois textos em conjunto (Mt 6:19,21 e Mt 6:24), podemos concluir que Jesus não falou de forma literal quando disse que não devemos guardar dinheiro aqui na terra.

Jesus falou de maneira figurada no sentido de que, não devemos colocar o nosso coração nas riquezas desta terra, ou seja, não devemos dedicar todas as nossas forças e todo o nosso tempo buscando acumular riquezas aqui na terra, porque tudo aqui é passageiro.

O Senhor Jesus ainda acrescenta: 

Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.

Mateus 6:20

Novamente, Jesus não fala de forma literal porque ninguém pode fazer depósitos de riqueza nos céus, mas, Jesus fala de forma figurada no sentido de que, devemos dedicar nosso tempo e nossas energias em “buscar pelo reino de Deus e pela sua justiça“, isto é, fazer a vontade de Deus.

Portanto, através da análise do texto e do contexto dessa passagem, descrita no Evangelho de Mateus, capítulo 6, podemos concluir que não é pecado ser rico.

O pecado acontece quando a pessoa prioriza, coloca seu coração, em bens materiais, ou seja, quando existe um amor excessivo ao dinheiro; em outras palavras, a riqueza se torna pecado quando ela se torna avareza. 

Avareza: A raiz do pecado, o amor ao dinheiro…

Antes de falar sobre o amor ao dinheiro, vamos analisar o significado da palavra avareza.

Avareza significa: Característica de quem é avarento, de quem tem apego excessivo ao dinheiro, às riquezas. Falta de generosidade; mesquinharia, mesquinhez, sovinice.

Ter apego excessivo ao dinheiro é o mesmo que “o amor ao dinheiro” descrito no livro de 1 Timóteo: 

Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

1 Timóteo 6:10

Portanto, não é pecado você ter dinheiro ou você guardar dinheiro; se torna pecado a partir do momento que a pessoa começa a amar excessivamente o dinheiro.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5

O males trazidos pelo amor ao dinheiro, amor excessivo que vai além do “gostar de dinheiro.”

O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade.

Eclesiastes 5:10

Acompanhei de perto pessoas que “faziam de tudo por dinheiro”. 

Essas pessoas acordam pensando em formas de ganhar mais dinheiro; passam o dia todo buscando formas de ganhar mais dinheiro e iam dormir pensando em mais estratégias para ganhar mais dinheiro.

Isto é, a vida deles girava em torno disso, dinheiro e mais dinheiro.

Você conhece alguém assim?

O coração de uma pessoa nesse estágio naturalmente se afasta de Deus.

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

Mateus 6:24

Além de ter a comunhão com Deus comprometida, pessoas que amam o dinheiro e buscam por ele a todo custo, não se importam de realizar fraudes, esquemas, roubos, atividades ilícitas, se envolver com prostituição e toda espécie de crimes e pecados para enriquecer depressa.

Por esse motivo que o Apóstolo Paulo diz a Timóteo:

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

1 Timóteo 6:10

Os ricos não entrarão no reino dos céus… por causa do amor ao dinheiro.

O amor excessivo ao dinheiro, ou a avareza, destrói as pessoas de dentro para fora e conduz muitos homens e mulheres à condenação eterna. 

Temos um exemplo disso no Evangelho de Marcos, onde está escrito:

E ele declarou: ‘Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência”.

Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.

Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! ” – Marcos 10:20-23

O problema do jovem rico da passagem citada aqui, não é o fato do jovem ser rico, mas, o fato do coração dele estar apegado às suas riquezas e não a Deus.

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo? “

Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”.

Marcos 10:25-27

Novamente, Jesus não está falando de maneira literal, mas, de forma figurada…

Por exemplo, Jó foi um homem rico e não se desviou por isso, Abraão foi um homem rico e não abandonou o Senhor por causa das suas riquezas. O rei Davi também foi rico e permaneceu fiel… 

Portanto, um rico pode entrar no reino dos céus desde que o seu coração não esteja apegado demais às suas riquezas e, por amor a Cristo, a pessoa esteja disposta a abrir mão de toda sua riqueza a qualquer momento.

O cristão e o seu relacionamento com o dinheiro

Existem cristãos que desprezam o dinheiro e tudo que ganham gastam, a grande maioria das pessoas que agem assim, vivem enfrentando dificuldade financeira. 

O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha. 

Provérbios 21:20 NTLH. 

Por outro lado, temos cristãos que amam excessivamente o dinheiro e pecam por causa disso.

Pessoas assim, são aquelas que, às vezes, trabalham em dois ou três empregos e não tem tempo para a igreja ou para a família porque o trabalho sempre vem em primeiro lugar.

Temos um terceiro grupo de pessoas que possuem medo de guardar dinheiro, ou seja, a pessoa pensa que se guardar dinheiro, logo logo vai aparecer uma dívida ou algo para ela pagar, por isso, ela pensa que guardar dinheiro é ruim…

Detalhe importante: você não peca por gostar de ter dinheiro, o pecado acontece quando você ama de forma excessiva o dinheiro.

Por exemplo, eu gosto dos meus amigos, mas, não amo excessivamente eles, por isso, sempre que eu tiver que escolher entre amigos e família, a minha família virá primeiro.

Você pode gostar de ter dinheiro sem amá-lo excessivamente, ou seja, sempre que tiver que escolher entre Deus e o dinheiro, Deus sempre virá em primeiro lugar.

Portanto, o cristão deve ver o dinheiro como um recurso e não como um inimigo ou algo sujo. 

O dinheiro é um meio para alcançar bênçãos, mas, não é o único meio. 

O cristão não apenas pode, como deve administrar seu dinheiro da melhor forma possível, isso porque o nome do Senhor é glorificado quando um crente prospera e as pessoas zombam de nós quando um irmão na fé passa necessidade.

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão: Busque o equilíbrio para não ser dominado pelo amor ao dinheiro.

Lembre-se disso: busque pela prosperidade, mas, sempre coloque Deus como prioridade. Faça isso porque esse equilírio vai te livrar de muitas dores.

Ter dinheiro, guardar dinheiro e buscar por dinheiro, a princípio, não é pecado porque todo ser humano comum precisa disso para sobreviver.

A busca por dinheiro se torna um pecado quando a pessoa ama excessivamente o dinheiro e coloca o dinheiro na frente de Deus e da sua vontade (isto é o amor ao dinheiro citado na Bíblia).

Pense nisso: é da vontade do Senhor que você viva bem porque quando o cristão vive bem o nome do Senhor é glorificado. 

Muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras por falta de sabedoria em administrar as próprias finanças e não porque Deus está provando ou por causa de ataques do diabo.

Veja também: 8 tipos de pecados sexuais mais terríveis na Bíblia. Será que você já cometeu algum deles?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *