7 princípios para uma ótima liderança cristã [Na Bíblia]

7 princípios para uma ótima liderança cristã [Na Bíblia]

A liderança cristã é formada por todos aqueles que ficam na frente do povo de Deus com a missão de instruir, orientar e, além disso, conduzir o povo para mais perto de Deus (através do ensino e da prática dos ensinamentos da Bíblia Sagrada).

Existem princípios que são essenciais para uma ótima liderança cristã, e neste artigo, vou te explicar com detalhes cada um deles.

Você é líder e se sente inseguro e com medo de sofrer? Enxerga grandes desafios pela frente e não sabe o que fazer?

Muitos líderes cristãos estão se sentindo cansados, com medo de fracassar, se sentem frustrados com seu trabalho na igreja e pensam em desistir de ser líder.  

Isso porque muitos líderes iniciam o seu trabalho sem o devido preparo e orientação e isso gera muita dor e sofrimento.

Outros líderes até recebem uma orientação básica no início, mas, ainda não se sentem seguros para liderar e a falta de autoconfiança gera muito medo e desconforto.

Por exemplo, muitos líderes sentem medo de fracassar, medo de não conseguir, medo de estar errado, medo de se frustrar e sofrer por causa disso…

Todos esses medos geram no líder uma pressão psicológica muito grande e “por não saber o que fazer” o líder começa a sofrer com isso. Esse desgaste emocional é horrível.

Além disso, existem outros líderes que possuem um certo tempo de caminhada e que investiram em projetos que não deram certo e agora estão sentindo uma terrível sensação de fracasso.

Também conheço líderes que não estão vendo seu trabalho crescer e frutificar e isso está trazendo para eles uma frustração muito grande em seu ministério… 

São muitas as dificuldades do líder cristão e muitos já estão pensando em desistir do seu trabalho.

Se você se identificou com um ou mais pontos, entre as dificuldades citadas aqui, saiba que você não é o único(a), muitos líderes enfrentam as mesmas dores e dificuldades. 

Todo grande líder, um dia já sentiu medo, vontade de desistir de tudo ou duvidou do seu chamado. 

Porém, os grandes líderes seguiram em frente mesmo diante dos seus medos e dificuldades. Eles se apoiaram em Deus e aprenderam como enfrentar e como vencer seus medos e dificuldades.

Portanto, faça o mesmo! Siga em frente e não desista. 

A obra de Deus precisa de você!

Para facilitar seu trabalho como líder…

Para ajudar a eliminar a dor desses líderes cristãos que estão enfrentando tantas dificuldades, desenvolvi um GUIA PRÁTICO e passo a passo sobre como ser um ótimo líder cristão.

Se você se identificou com um ou mais pontos, entre as dificuldades citadas aqui, então saiba que este Guia Prático foi feito para você!!

Nesse guia prático e passo a passo, entrego estratégias para o líder vencer seus maiores medos, desenvolver estrutura emocional e espiritual e, além disso, também entrego estratégias de crescimento para você aplicar no seu trabalho e ver o seu grupo, igreja ou célula crescer e frutificar.

Através desse passo a passo e dos resultados que você vai obter, o seu trabalho como líder vai deixar de ser uma fonte de sofrimento e vai se tornar uma grande fonte de alegria. 

Teste as estratégias e comprove você mesmo!

Este material serve para todos os líderes que estão enfrentando dificuldades no seu ministério e as estratégias deste conteúdo podem ser utilizadas (ou adaptadas) em qualquer tipo de trabalho cristão.

Você pode usar as estratégias deste material sendo líder de jovens ou adolescentes, líder de senhoras evangélicas, líder de grupo de varões ou para pastorear uma igreja.

Para acessar o Guia Prático e ter acesso a todas as estratégias mais usadas pelos grandes líderes cristãos, clique aqui.

Todo líder que vê o seu trabalho crescer e frutificar fica motivado. 

Além disso, é muito satisfatório e traz uma alegria muito grande ver que muitas pessoas estão mudando de vida através do nosso trabalho como líder. 

Quando você aprender e aplicar as estratégias certas de liderança cristã, acredite, toda a sua vida vai mudar.

Por isso, não fique de fora!!

Acesse o material agora mesmo: basta clicar aqui.

liderança cristã pdf

Conheça agora os princípios para uma ótima liderança cristã 

1° A liderança cristã deve ter um “bom testemunho”

O primeiro princípio que uma boa liderança cristã deve atender é o de “praticar aquilo que ensina”, ou seja, viver aquilo que prega.

Na Bíblia Sagrada, Jesus nos ensina o seguinte:

Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’

Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ “

Mateus 7:15-23

Produzir bons frutos, nessa passagem, significa produzir frutos de arrependimento.

Descubra agora, o que é produzir frutos de arrependimento

Arrepender-se (de verdade) significa mudança de mente e de atitude, ou seja, significa que a pessoa realmente acredita em Deus e por causa dessa fé, ela não vive na prática do pecado.

A Bíblia Sagrada confirma isso através do Evangelho de Mateus, onde está escrito:

Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados.

Mateus 3:8 NTLH. 

Na tradução ARC, o mesmo versículo está escrito como:

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. – Mateus 3:8 – ARC

Em outras palavras, todo líder cristão deve viver aquilo que prega (ou ensina). 

Por outro lado, o líder que prega o que não vive acaba entrando na condição de “falso profeta”.

Leia também: Produzir bons frutos? Descubra o que é e qual fruto agrada a Deus.

2° Um ótima liderança cristã precisa conhecer a Bíblia Sagrada 

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2:3-4

Infelizmente, existem muitos líderes cristãos que não conhecem nem o básico das Sagradas Escrituras.

Por exemplo, conheci vários cristãos na minha igreja que possuem mais de 10 anos de crente e que ainda não conseguiram ler a Bíblia inteira, ou seja, mesmo estando a tanto tempo na igreja eles ainda não conhecem o básico da Bíblia Sagrada.

Como resultado, a falta de conhecimento bíblico destes cristãos abre espaço para heresias e erros graves na pregação da palavra de Deus dentro das igrejas. 

É comum as pessoas aprenderem algo (errado) no YouTube e repetir o ensino enganoso nos altares. 

Na Bíblia Sagrada, no livro do profeta Oséias, a palavra diz:

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento

Oséias 4:6

Portanto, uma boa liderança cristã, precisa conhecer ao menos o básico das Sagradas Escrituras.

3° O líder cristão precisa ter vida de oração 

A maior preocupação do diabo é afastar os cristãos da oração. 

Ele não teme os estudos, nem o trabalho e nem a religião daqueles que não oram. 

Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos.

Samuel Chadwick

Toda liderança cristã está o tempo todo lutando contra forças espirituais do mal.

Na Bíblia Sagrada, no livro de Efésios, a palavra diz:

Pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Efésios 6:12

Portanto, para vencer as forças espirituais do mal, nós precisamos da ajuda do Espírito Santo e para sermos cheios do Espírito Santo, nós precisamos de muito jejum e oração. 

No Evangelho de Mateus, a Bíblia Sagrada nos conta que teve um episódio onde os seguidores de Jesus não conseguiram expulsar certos demônios e mais tarde, em particular, eles perguntaram para Jesus o porquê daquilo acontecer. 

Veja a resposta que Jesus entregou para eles:

Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo? “

Ele respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. 

Nada lhes será impossível.

Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum“.

Mateus 17:19-21

Logo, todo líder cristão que deseja um ministério frutífero precisa desenvolver uma vida de oração.

Os homens podem desdenhar nossos apelos, rejeitar nossa mensagem, opor-se a nossos argumentos, desprezar-nós, mas nada podem fazer contra nossas orações. – Sidlow Baxter

Leia também: O que é vida de oração e como desenvolvê-la [Estudo Bíblico]

Descubra como desenvolver intimidade com Deus

Preparei um vídeo explicando mais detalhes sobre como desenvolver intimidade com Deus.

Assista ao vídeo abaixo e descubra mais … Isso faz toda diferença no trabalho de um líder cristão.

4° A liderança cristã precisa ser confiável 

Você já teve a experiência de contar um segredo para uma pessoa e, essa pessoa, espalhar o que você contou para outras pessoas que você não desejava que soubessem? 

Infelizmente isso também acontece dentro das igrejas. 

Portanto, um bom líder deve ser uma pessoa confiável, ou seja, deve ser uma pessoa que sabe guardar segredos. 

Na Bíblia Sagrada, no livro de Provérbios, a palavra nos ensina o seguinte:

Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo.

Provérbios 11:13

Infelizmente, as pessoas que falam demais possuem uma tendência maior a contar segredos que não deveriam. 

Por exemplo, geralmente a pessoa que te conta os “segredos dos outros”, é a mesma pessoa que “leva os seus segredos para os outros”.

A Bíblia Sagrada confirma isso no livro de Provérbios, capítulo 13, onde está escrito:

Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais.

Provérbios 20:19

Além disso, temos mais uma citação da importância de saber controlar a própria língua no livro de Provérbios, capítulo 20, onde a palavra diz:

Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.

Provérbios 13:3

Além da importância da liderança cristã saber guardar segredos, o líder também se torna mais confiável quando ele (ou ela) é uma pessoa que cumpre com tudo aquilo que promete fazer, ou seja, “é uma pessoa de palavra.”

Acompanhei de perto, líderes que perderam a credibilidade por fazerem várias promessas ao povo e não cumprirem nenhuma delas. 

No entanto, com a liderança cristã não pode ser igual. Precisamos agir diferente.

É melhor não prometer nada do que fazer uma promessa e não cumprir.
Eclesiastes 5:5 – NTLH

5° Uma boa liderança cristã precisa ser corajosa

São muitos os desafios de um líder cristão. 

Por exemplo, medos, dúvidas, gigantes para derrubar e situações diversas para resolver. 

Diante de tantos desafios, o líder cristão que não possui coragem, não consegue desenvolver um ótimo trabalho. 

Na Bíblia Sagrada, nós temos vários exemplos de líderes que eram grandes homens e mulheres de Deus e que precisaram ter muita coragem para conseguir realizar a vontade do Senhor. 

Separei para você, querido leitor (a), o exemplo de um líder muito famoso na Bíblia, chamado Josué.

O líder Josué precisou ter coragem para guia o povo a terra prometida

Josué foi o homem que assumiu a liderança do povo de Israel no deserto, após a morte de Moisés.

Entre os vários desafios que Josué tinha pela frente, um deles era enfrentar e vencer diversos povos poderosos antes de tomar posse da terra prometida.

Veja abaixo, o tipo de guerreiros que Josué deveria enfrentar e vencer:

E deram o seguinte relatório a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.

Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. 

(…)

 “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”.

E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: “A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.

Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.

Números 13:27-33

O povo ficou com medo e não acreditou ser capaz de vencer os gigantes das terras que eles iriam possuir. 

Por causa disso, o povo de Israel vagou por mais 40 anos no deserto e nenhuma das pessoas mais velhas (que saíram do Egito), com exceção de Josué e Calebe, entraram na terra prometida.

No entanto, Josué não perdeu a fé e foi um líder corajoso.

Josué guiou o povo após a morte de Moisés e enfrentou e venceu todos os povos poderosos que estavam na terra prometida, trazendo vitória para o povo de Deus.

Foi assim que Josué conquistou toda a terra, conforme o Senhor tinha dito a Moisés, e deu-a por herança a Israel, repartindo-a entre as suas tribos. E a terra teve descanso da guerra.

Josué 11:23

6° O líder cristão precisa ter “sabedoria”

Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios.

Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.

Efésios 5:15-16 NTLH

Durante um curso de capelania em que participei, um certo pastor me disse uma frase que não consigo esquecer até hoje:

Quem ora muito e não vigia, perde a batalha orando e quem vigia muito e não ora, perde força na batalha. 

Em outras palavras, o líder cristao precisa ter vida de oração, porém, se ele não tiver sabedoria (para ser vigilante e cuidadoso), ele pode perder várias batalhas, mesmo orando e jejuando muito. 

Por exemplo, já tive a experiência de conhecer líderes cristãos, que oravam muito, buscavam muito, no entanto, não tinham nenhuma sabedoria no trato com as pessoas, eram desorganizados e não sabiam se expressar de maneira eficaz. 

Por causa disso, mesmo sendo pessoas cheias de unção, não tinham um ministério frutífero.

Portanto, uma boa liderança cristã deve orar muito e, além disso, ter muita sabedoria no trato com as pessoas e na forma de resolver conflitos e pendências. 

Um bom líder precisa ter os dois: vida de oração e sabedoria.

Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.
Colossenses 4:5-6

7° A liderança cristã precisa ter visão de longo prazo 

Ter uma visão de longo prazo significa ter um modelo de gestão onde a liderança se preocupa em resolver os problemas de hoje, e, ao mesmo tempo, essa liderança também procura formas de resolver problemas futuros.

Todas as decisões e projetos visam não apenas “apagar incêndios” , mas também “evitar novos incêndios no futuro”.

Na Bíblia Sagrada, no Evangelho de Lucas, Jesus diz o seguinte a respeito de planejamento e renúncia necessária para alcançar objetivos:

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?

Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,

dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.

“Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?

Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz.

Lucas 14:28-32

Ter visão de longo prazo também está relacionado a ser proativo.

As pessoas proativas têm uma boa visão de futuro, identificando necessidades e antecipando problemas e soluções.

Por exemplo, vamos imaginar que certa liderança cristã tenha problemas com atrasos de obreiros. 

O líder cristão pode apenas conversar com esses obreiros, tentando apenas resolver o problema de hoje.

No entanto, este mesmo líder pode criar uma cultura dentro da igreja onde os obreiros pontuais são recompensados e os obreiros que sempre se atrasam são penalizados.

Através desta estratégia ele estaria resolvendo um problema atual e evitando o mesmo problema no futuro.  

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Faça parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprenda muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

  • Se inscreva no Canal no Youtube e receba estudos em Vídeo: clique aqui.

Conclusão

Seguindo esses princípios você já vai estar a frente de muitos líderes cristãos que existem nos dias de hoje. 

O reino de Deus precisa muito de líderes cristãos comprometidos. 

Jesus conta com você!! 

Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo deixe aqui nos comentários e responderei brevemente. 

Compartilhe esse post com seus amigos líderes e me ajude a levar o ensino da palavra ao maior número de pessoas possíveis. 

Deus te abençoe e até mais!!

Veja também: 14 ideias para trabalhar com um grupo de jovens na igreja. 

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *