Como ler a Bíblia? Descubra agora, como ler e entender as escrituras.

Como ler a Bíblia inteira da forma correta? De Gênesis até Apocalipse? Ou será que podemos ler livros de forma aleatória?

Neste post, vou explicar ao querido leitor (a) as melhores formas de ler a palavra de Deus. 

Além disso, vou trazer várias dicas que vão te ajudar na sua caminhada de estudos da palavra de Deus. 

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Agora, vamos ao conteúdo …

1° Escolha uma tradução bíblica de fácil compreensão

A primeira coisa que nós precisamos definir é a tradução bíblica que vamos escolher para iniciar a leitura e os estudos. 

Hoje existem diversas traduções disponíveis e algumas são mais fáceis de compreender do que as outras. 

Entre as traduções bíblicas disponíveis, as mais famosas são:

  • ARC – Almeida Revista e Corrigida
  • ARA – Almeida Revista e Atualizada
  • NVI – Nova Versão Internacional
  • NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje 

*Importante: Existem outras traduções além dessas, mas, nesse artigo vou utilizar apenas essas quatro traduções para fins de exemplo e para o artigo não ficar muito extenso e cansativo.

Conheça agora a diferença (na prática) entre as diversas traduções bíblicas.

Para te mostrar a importância de escolher uma tradução de fácil compreensão e o tamanho da diferença que isso faz na hora da leitura, vamos analisar juntos o Salmo 01, em diferentes traduções, para você poder ver a diferença entre elas.

Logo abaixo segue o Salmo 1, em 4 traduções bíblicas diferentes:

ARC (Almeida Revista e Corrigida)

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.

Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 

Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá. – Salmos 1:1,6 ARC

NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje 

Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!

Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.

Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.

O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva.

No Dia do Juízo eles serão condenados e ficarão separados dos que obedecem a Deus.

Pois o SENHOR dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte. – Salmos 1:1,6 NTLH

ARA (Almeida Revista e Atualizada)

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes, o seu prazer está na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite.

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.

Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Salmos 1:1-6 ARA

NVI – Nova Versão Internacional

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.

Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.

Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Salmos 1:1-6 NVI

Analisando os textos e as traduções bíblicas

Agora que você já viu o mesmo Salmo em quatro traduções diferentes, deu para perceber que existe uma diferença muito grande na hora de compreender o texto. 

A tradução bíblica feita numa linguagem mais próxima com a linguagem de hoje é muito mais fácil compreender, principalmente para os novos convertidos ou para as pessoas que não possuem o costume de ler com frequência.

2° Leia a Bíblia em oração 

A Bíblia Sagrada possui o poder de transformar totalmente a sua vida. 

No entanto, existem pessoas que não conseguem compreender nem as “passagens mais simples” das escrituras e, por não compreenderem, essas pessoas não conseguem experimentar a transformação trazida pela palavra de Deus.

E porque muita gente não compreende nem as passagens mais simples da Bíblia Sagrada?? 

Resposta: Isso acontece por causa da falta de contato com Deus através da oração e da intimidade com o Senhor.

No Evangelho de Mateus está escrito:

Pois a mente deste povo está fechada: Eles taparam os ouvidos e fecharam os olhos. Se eles não tivessem feito isso, os seus olhos poderiam ver, e os seus ouvidos poderiam ouvir; a sua mente poderia entender, e eles voltariam para mim, e eu os curaria! — disse Deus.” 

Mateus 13:15 NTLH

A Bíblia Sagrada, nos conta que Jesus contava muitas parábolas ao povo e a explicação de tais parábolas Jesus entregava apenas aos seus discípulos:

Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber.

Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo. Marcos 4:33,34

Portanto, através dessa passagem podemos aprender que Jesus ensinava aos seus discípulos mais íntimos muitas coisas que Ele não ensinava para a multidão

Trazendo para os dias de hoje: Através da oração e da intimidade com Deus, o Senhor Jesus mostra aos seus servos mais íntimos, muitas coisas relacionadas entre a palavra de Deus e a vida do cristão nos dias de hoje que o Senhor não mostra para a “multidão”.

Em outras palavras, Jesus não dá entendimento nem das passagens mais simples às pessoas que leem a Bíblia de qualquer maneira, como se fosse um livro qualquer. 

Aviso importante!

Todo cristão, principalmente os líderes, pastores e pregadores, precisam estudar teologia. 

Isso porque as passagens mais difíceis de compreender dentro da Bíblia, devem ser interpretadas através de estudo teológico analisando texto, contexto e uso e costumes da época em que o texto foi escrito. 

Um cristão maduro na fé não pode acreditar que tudo na Bíblia pode ser interpretado através da “revelação” do Espírito Santo. 

É este tipo de crença que faz surgir os mais diversos tipos de heresias dentro das igrejas.

O que significa ler a Bíblia em oração?

Ler a Bíblia em oração significa orar todos os dias antes de ler a Bíblia, sempre pedindo para o Espírito Santo te dar entendimento e te curar de toda espécie de cegueira espiritual (quando o cristão não consegue enxergar as coisas mais óbvias do mundo espiritual).

Através disso, o leitor da Bíblia Sagrada consegue compreender e aplicar na própria vida muitas passagens importantes da Bíblia Sagrada. 

3° Não se preocupe muito com a ordem em que vai ler os livros

A palavra Bíblia significa “biblioteca” e a Bíblia possui 66 livros. 

Os livros da Bíblia Sagrada (como nós a conhecemos) não estão organizados em ordem cronológica, ou seja, não estão organizados de acordo com a data em que foram escritos. 

Como a Bíblia possui 66 livros, você pode escolher qual opção prefere para ler todos eles:

  • N°1: Ler todos os livros de Gênesis até Apocalipse.
  • N°2: Ler todos os livros de forma alternada, ou seja, você pode ler um livro e riscar o nome dele lá no sumário (ou índice) com um marca texto ou lápis de cor.
  • N°3: Ler todos os livros em ordem cronológica através de uma bíblia de estudos que te dê a lista exata com a ordem dos livros.

O mais importante é conhecer a palavra de Deus, a ordem em que você faz isso não influencia muito (considerando que são 66 livros para você ler).

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Ler a Bíblia inteira ao menos 1x é algo de extrema importância para todo cristão que deseja ter uma vida consagrada a Deus.

A situação se torna mais delicada nos casos onde o cristão possui 5, 6 ou 10 anos como convertido, por exemplo, e nunca leu a Bíblia toda; alguns nunca finalizaram nem ao menos 1 livro da Bíblia Sagrada.

Através do fato de conhecer as Sagradas Escrituras o cristão se torna mais forte, descobre o que agrada e o que desagrada a Deus e também se torna mais apto para evangelizar pessoas e ganhar almas para o reino. 

Em outras palavras, estudar a palavra é algo essencial para ter uma vida espiritual saudável. 

Caso tenha gostado deste conteúdo, peço que compartilhe com seus amigos e me ajude a levar o ensino da palavra ao maior número de pessoas possíveis.

Ficou com dúvidas sobre algum ponto do artigo?

Deixe a sua pergunta nos comentários porque vou respondê-la assim que possível.

Deus te abençõe e até mais!

Veja também: Como ter intimidade com Deus ⬇️

😉 Se inscreva em nosso canal no YouTube !!

3 Comentários


  1. Gostei muito do texto, sou recém convertida e quero aprender para levar as outras pessoas inclusive os meus familiares a palavra sagrada.

    Responder

  2. Gostei do conteúdo bíblico, me ensinou a ler a bíblia de forma correta ok.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *