Jejum Bíblico: Descubra o que é jejum na Bíblia [Estudo Completo]

Jejum Bíblico: Descubra o que é jejum na Bíblia [Estudo Completo]

Neste post, vamos estudar o que é jejum na Bíblia, o tipo de jejum que agrada a Deus e como jejuar corretamente segundo a Bíblia Sagrada.

Além disso, reuni as principais informações que você precisa saber sobre jejum e consagração para que você consiga se aproximar de Deus da melhor forma possível.

O que é jejum na Bíblia?

Você pode assistir ao vídeo ou ler o artigo…

Jejuar significa ficar um tempo sem comer nada ou comendo apenas alguns alimentos. 

Na Bíblia Sagrada o jejum sempre foi feito por questões relacionadas à fé de uma pessoa ou de um povo, como por exemplo, pedir uma resposta para Deus, um milagre ou vencer uma batalha espiritual.

Tipos de jejum na Bíblia

jejum na Bíblia

Abaixo, separei versículos que confirmam que o povo do Senhor jejuava pelos mais diversos motivos, sempre com a intenção de se aproximar mais de Deus: 

  • Jejum bíblico como ato de arrependimento:

Agora, porém”, declara o Senhor, “voltem-se para mim de todo o coração,

com jejum, lamento e pranto.”- Joel 2:12

  • Situação onde o jejum na Bíblia era para pedir um livramento:

Ali, junto ao canal de Aava, proclamei jejum para que nos humilhássemos diante do nosso Deus e lhe pedíssemos uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todos os nossos bens.

Esdras 8:21

  • Jejum bíblico para consagração de obreiros:

Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo:

“Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram. – Atos dos Apóstolos 13:2-3 

  • Jesus citou o jejum na Bíblia como estratégia para vencer batalhas espirituais:

Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: “Por que não conseguimos expulsá-lo?” Ele respondeu: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum”.

Marcos 9:28-29

Qual a diferença entre jejum e consagração?

como fazer jejum espiritual

Ao pé da letra, consagrar-se a Deus significa dedicar toda a sua vida e os seus bens ao Senhor. 

Além disso, muitos cristãos chamam de consagração aquele período de tempo em que eles separam para buscar a Deus lendo a palavra e buscando a Deus em oração.

No período de consagração a pessoa fica até 3 horas “sem comer.”

Por outro lado, no período de jejum a pessoa fica acima de 6 horas “sem comer nada ou se privando de certos alimentos.”

Durante os períodos de consagração ou jejum por uma causa, o povo de Deus deve evitar toda espécie de pecado e tentar se conectar com Deus de todas as formas possíveis, como por exemplo, ouvir louvores, pregações, meditar na palavra, etc.

Portanto, seria bom que o cristão evitasse assistir séries, filmes violentos, jogos violentos ou qualquer outro tipo de conteúdo inadequado enquanto estiver em período de jejum e consagração.

Modelos de jejum bíblico que o cristão pode fazer

como fazer jejum para Deus

Existem dois modelos de jejum bíblico: o jejum parcial e o jejum total.

O jejum parcial é aquele onde a pessoa se abstém de alguns alimentos, mas, ela não fica totalmente sem comer ou beber algo.

Temos um exemplo desse tipo de jejum na Bíblia, no livro de Daniel:

Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas.

Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram em minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que se passaram as três semanas. – Daniel 10:2,3

Por outro lado, o jejum absoluto ou jejum total é quando a pessoa decide jejuar totalmente e não come e nem bebe nada por um certo período de tempo. 

Temos um exemplo desse tipo de jejum na Bíblia Sagrada, no livro de Ester:

Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites.

Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. 

Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”. – Ester 4:16

Observação importante: Alguns cristãos casados também se abstem de relações sexuais durante o seu período de jejum (parcial ou total), para conseguirem se consegrar melhor a Deus.

Explico melhor esse ponto mais abaixo, por isso, leia o artigo até encontrar a informação que deseja.

Tempo de jejum na Bíblia e o tempo de jejum que o cristão deve fazer

como jejuar corretamente

Não existe uma regra com relação ao tempo certo de jejum que o cristão deve fazer. A pessoa vai determinar o tempo e os dias de acordo com o seu propósito com Deus.

Temos relatos de jejum na Bíblia que tiveram duração de 1 dia e também temos relatos de jejum na Bíblia que tiveram duração de 40 dias, conforme descrito na lista abaixo:

1 dia: Este é o jejum do Dia da Expiação.

O décimo dia deste sétimo mês é o Dia da Expiação. Façam uma reunião sagrada e humilhem-se, e apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo. Levítico 23:27

3 dias: Foi o tempo do jejum de Paulo 

Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Então eles o pegaram pela mão e o levaram para Damasco.

Ele ficou três dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada. Atos 9:8,9

7 dias: Jejum pela morte de Saul.

E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias. – 1 Samuel 31:13 ACF.

14 dias: Tempo do jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio.

De madrugada Paulo pediu a todos que comessem alguma coisa e disse: — Já faz catorze dias que vocês estão esperando e durante este tempo não comeram nada. – Atos 27:33

21 dias: Tempo do jejum de Daniel em favor de Jerusalém.

Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.Daniel 10:3

40 dias: Tempo do jejum do Senhor Jesus no deserto.

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Mateus 4:1,2

Como fazer um jejum para Deus? Como jejuar corretamente?

O jejum se inicia a partir de 6 horas sem comer (tanto o jejum parcial como o absoluto).

Portanto, o ideal é que o cristão comece a contar as horas de jejum após acordar e não a partir da meia noite (onde as pessoas contam até as horas que estão dormindo).

Durante o período de Jejum, o cristão deve evitar toda espécie de pecado.

Fica a critério dos irmãos (e irmãs) casados, se abster ou não de sexo durante periodos de jejum. 

Caso a pessoa opte por jejuar e não ter relações sexuais durante esse periodo, é muito importante conversar e obter a concordância do seu cônjuge.

Faça isso para que o diabo não encontre espaço para prejudicar seu casamento.  O apóstolo Paulo nos ensina sobre isso em sua carta aos Coríntios, onde ele escreve o seguinte para os cristãos casados:

Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração.

Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.
Digo isso como concessão, e não como mandamento.

1 Coríntios 7:5,6

Nos casos onde a esposa ou o marido não concorde, como pastor, te aconselho a respeitar a opinião do seu companheiro(a) e faça seu jejum sem incluir a área sexual. 

Super importante: Durante períodos de jejum, evite seriados, conversas inadequadas e filmes ou jogos que não sejam cristãos. Isso porque essas coisas podem te conduzir ao pecado e distanciar seu pensamento e coração de Deus.

Descubra como desenvolver intimidade com Deus

Preparei um vídeo onde explico melhor como desenvolver intimidade com Deus. 

Assista ao vídeo abaixo e descubra mais …

Qual é o tipo de jejum na Bíblia que agrada a Deus?

A Bíblia Sagrada nos ensina que além do Jejum, também devemos agir com justiça e sermos obedientes a vontade do Senhor para que assim o nosso sacrifício agrade a Deus.

Temos uma citação sobre isso no livro do profeta Isaías:

Por que jejuamos’, dizem, ‘e não o viste? Por que nos humilhamos, e não reparaste?’ 

Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês e exploram os seus empregados. Seu jejum termina em discussão e rixa e em brigas de socos brutais. 

Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto.

Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas?

É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao ­Senhor?

“O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Isaías 58:3-6

Leia também: O que é viver em santidade nos dias de hoje?

A palavra de Deus também nos orienta a jejuarmos no secreto para sermos vistos apenas por Deus e não para fazermos do jejum uma forma de mostrar aos outros nossa santidade ou de buscar aprovação dos homens.

Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. 

Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.

Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. 

E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. – Mateus 6:16,18

É errado contar aos outros que estou jejuando?

jejum bíblico: o que é jejum na bíblia

Depende da intenção do seu coração.

Existem situações onde nós devemos avisar as pessoas que nos rodeiam de que estamos jejuando e nesse caso não é errado contar sobre o nosso jejum. 

Por exemplo, vamos supor que uma irmã casada decidi ficar uma semana em jejum, buscando a Deus, e durante essa semana ela decide que vai se abster de ter relações sexuais com seu marido, para se consagrar melhor a Deus…

Nesse exemplo citado acima, seria correto a irmã avisar e, além disso, ver se o marido concorda ou não com seu período de consagração, para que os dois não acabem entrando em conflito e para que o diabo não encontre espaço para afetar o seu casamento (o apóstolo Paulo fala sobre isso em 1 Coríntios 7:5,6)

Outro exemplo, vamos supor que um certo líder ou pastor, deseja convidar sua equipe ou igreja para jejuar juntos por uma causa específica…

Nesse caso, o líder que faz o convite não comete erro ao convidar todas as pessoas para jejuar junto com ele e por avisar que está jejuando por certo propósito (na Bíblia Sagrada, temos o exemplo da rainha Ester convidando todos para jejuar em Ester 4:16)

Por outro lado, vamos supor que uma pessoa conte para a sua família e amigos que está jejuando apenas para mostrar que é santo, com a intenção de se auto promover; nesse caso a pessoa comete pecado ao contar sobre o seu jejum (Jesus fala sobre isso em Mateus 6:16-18)

Leia também: O que é vida de oração e como desenvolvê-la?

Atenção!! Cuidados relacionados ao jejum

jejum bíblico - cuidados relacionados ao jejum

Todas as pessoas que possuem problemas de saúde, como por exemplo, pressão alta, diabetes, anemia profunda, etc, devem tomar muito cuidado com períodos de jejum. 

Não é da vontade de Deus que o cristão coloque a sua vida em risco, por isso, as pessoas com problemas graves de saúde devem evitar o jejum para o seu próprio bem. 

Além disso, devemos lembrar que um dos mandamentos do Senhor é o de não matar (não cometer suícidio se inclui nesse mandamento).

Não matarás. – Êxodo 20:13

O cristão que não pode jejuar por questões de saúde, mas, que costuma orar e obedecer a vontade do Senhor, consegue ter intimidade com Deus, mesmo sem jejuar.

Mesmo as pessoas saudáveis não devem passar longas horas (ou dias) sem comer.

Por exemplo, existem jovens que não se alimentam direito e se propõem a ficar 12 horas seguidas (após acordar) sem comer nada e desmaiam de fraqueza no fim do dia…

Esse tipo de prática pode colocar em risco a sua vida e ser imprudente não agrada o nosso Senhor.

Todo cristão saudável deve jejuar, porém, o jejum deve ser feito com prudência (cautela, cuidado) para se tornar um sacrifício agradável a Deus.

Porque o cristão deve jejuar segundo a Bíblia?

O Senhor Jesus deixou uma orientação muito clara aos cristãos sobre a importância do jejum quando seus discípulos não conseguiram expulsar um demônio de um menino:

Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”. – Mateus 17:21

Além disso, o jejum também ajuda a vencer os desejos da carne e serve para fortalecimento espiritual.

Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine. – 1 Coríntios 6:12

Portanto, todo cristão que deseja ser cheio do Espírito Santo deve orar e jejuar.

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Através do jejum, o cristão se aproxima de Deus, ganha forças para lutar contra as forças espirituais do mal e, além disso, ainda consegue “queimar” a própria carne, ou seja, fica mais forte com relação aos desejos carnais.

Infelizmente, muitos cristãos costumam jejuar apenas em períodos de congresso, grandes eventos ou quando sabem que vão ter oportunidades na igreja. 

No entanto, o ideal seria que o jejum fizesse parte da rotina “semanal” do cristão. Isso iria nos livrar daquele medo que sentimos quando “somos pegos de surpresa” ao fazer a obra do Senhor.

Gostou deste post? Fez sentido para você? Compartilhe com seus amigos e me ajude a levar a palavra de Deus para o maior número de pessoas possíveis.

Deus te abençoe e até mais!!

Atenção! Descubra agora porque a sua vida não muda ⬇️

Se inscreva em nosso canal no YouTube !!

9 Comentários


  1. eu particularmente gostei. sem muitos arrodeio foi direto ao ponto, quero ver mais alguns estudos asssim.

    Responder

  2. Paz do senhor irmão.
    Eu adorei este trabalho que Deus abençoe muito sua vida

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *