Dízimos e Ofertas: É obrigatório? [Estudo Bíblico]

Afinal, dízimos e ofertas são obrigatórias ou não? A mesma lei do antigo testamento ainda vale nos dias de hoje? 

Neste post, vou procurar abordar este tema de uma forma bem diferente da qual está acostumado a ver e espero tirar as suas dúvidas sobre o assunto.

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Passagens na Bíblia sobre dízimos e ofertas

Na Bíblia, temos várias citações sobre dízimo e ofertas, abaixo segue as principais passagens:

Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente.

Deuteronômio 14:22

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

2 Coríntios 9:7

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

2 Coríntios 9:6-7

Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.

Provérbios 11:24

“Todos os dízimos da terra – seja dos cereais, seja das frutas – pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor.

Levítico 27:30

“Pode um homem roubar de Deus?

Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam:

‘Como é que te roubamos?’

Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando.

Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

Malaquias 3:8-10

Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas.

Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor.

Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros.

Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.

Marcos 12:41-44

Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”.

Lucas 6:38

Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.

Provérbios 3:9-10

Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ “.

Atos dos Apóstolos 20:35

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.

Mateus 6:33

Dízimos e ofertas: Nos dias de hoje continua sendo obrigatório? 

palavra sobre dízimos e ofertas

Existem líderes que defendem que o dízimo é obrigatório até os dias de hoje e existem líderes que defendem que não é obrigatório. 

Para falar melhor sobre o tema, vou procurar explicar o assunto da forma mais detalhada possível. 

No antigo testamento, os dízimos e ofertas serviam para sustentar os sacerdotes que viviam trabalhando no altar (Deuteronômio 14:22-29).

Nos dias de hoje, os cristãos não possuem sacerdotes no altar, mas, nós temos pastores, evangelistas e missionários que vivem inteiramente para o reino de Deus. 

No início da igreja primitiva, as pessoas não davam apenas 10% do que ganhavam, a Bíblia nos conta que os cristãos recém-convertidos, vendiam tudo o que tinham e repartiam com o povo de Deus.

E vendeu suas posses e bens, e os repartiu com todos os homens, conforme a necessidade de cada um. – Atos 2:45

Nem havia entre eles que faltasse; pois todos os possuidores de terras ou casas as vendiam e traziam os preços das coisas que se vendiam, – Atos 4:34

As igrejas cristãs (que trabalham de forma séria e comprometida com a Bíblia) não pedem para os cristãos venderem tudo o que têm e doarem para a igreja, porém, isso era muito comum na igreja primitiva.

Dízimo e ofertas: O sustento da igreja. 

Na Bíblia Sagrada, nós temos o relato do Apóstolo Paulo que largou tudo por amor ao Evangelho e, fazendo a obra do Senhor, passou por momentos de aperto e privação financeira. Olhe o que Paulo escreveu na sua Segunda Carta aos Coríntios:

Será que cometi algum pecado ao humilhar-me a fim de elevá-los, pregando-lhes gratuitamente o evangelho de Deus?

Despojei outras igrejas, recebendo delas sustento, a fim de servi-los.

Quando estive entre vocês e passei por alguma necessidade, não fui um peso para ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram aquilo de que eu necessitava. Fiz tudo para não ser pesado a vocês, e continuarei a agir assim.

2 Coríntios 11:7-9

Agora, nos dias de hoje, conheci homens de Deus, que oravam muito e que tinham um ótimo testemunho, largarem tudo para seguir a Jesus. 

Eles decidiram viver fazendo a obra de Deus e começaram a cuidar de igrejas no interior e a igreja deveria sustentar eles. 

No entanto, pela falta de dizimistas fiéis na igreja, esses homens começaram a passar necessidade porque não entrava o mínimo para eles sustentarem suas famílias. 

Infelizmente, esse tipo de situação acontece com muitos pastores dirigentes de igreja.

Por causa disso, muitos pastores abandonam o ministério da palavra em busca de emprego para sustentar sua casa. 

Considerando este fato (real), gostaria de fazer uma pergunta ao querido leitor (a):

Não é obrigação da igreja do Senhor sustentar aqueles que Deus chamou para viver fazendo a obra?

A ordem do Senhor com relação aos dízimos e ofertas.

No livro de Números, Deus ordenou que o povo sustentasse os Levitas através dos dízimos (como retribuição pelo seu trabalho).  

Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro.

Números 18:21

Em outras palavras, Deus escolheu os levitas para trabalharem unicamente para Ele e, para sustentar esses Levitas, Deus ordenou que o povo trouxesse dízimos e ofertas.

Nos dias de hoje, após a vinda de Cristo, Deus continua chamando pessoas para viverem e trabalharem unicamente para Ele. 

Será que o dízimo não serve mais para sustentar essas pessoas??

Olhe o que Jesus disse no Evangelho de Mateus:

Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;

fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.

“Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’

“Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.

“E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

Mateus 25:42-46

Cuidar do povo de Deus (sendo igreja) é algo muito sério. Através dos dízimos e ofertas estamos cuidando da igreja e do povo de Deus (em especial aqueles que vivem se dedicando na obra).

E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa”.

Mateus 10:42

Portanto, analisando o contexto da igreja de forma mais ampla e cuidadosa, é fácil chegar a conclusão de que o dízimo (nos dias de hoje) continua sendo obrigatório. 

Isso levando em conta que muitos homens e mulheres que se dedicam na obra do Senhor, estão contando com essa ajuda para continuarem a se dedicar 100% ao reino de Deus.

Através disso, eles não ficam divididos entre trabalhar fora e servir na igreja.

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

A palavra de Deus nos diz de várias formas diferentes que devemos amar ao próximo como a nós mesmos. 

Olhar para a necessidade da igreja e cuidar dessa necessidade através dos nossos dízimos e ofertas é uma forma de amor. 

Detalhe importante: sou pastor e não sou sustentado pela igreja, sou dizimista fiel e minha vida financeira foi tremendamente abençoada depois que decidi devolver ao Senhor a décima parte de tudo o que recebi.

Veja também: 8 tipos de pecados sexuais mais terríveis na Bíblia. Será que você já cometeu algum deles?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *