O que é batismo nas águas? Neste post, vou explicar para você o que é batismo nas águas, orientações básicas e cuidados para as pessoas que desejam se batizar e o que acontece com o novo convertido após o batismo.
Caso você seja líder, você pode usar o conteúdo deste artigo para montar um discipulado para o batismo dos irmãos da sua igreja.
Qual o significado do batismo nas águas?
Jesus nos ensinou a importância do batismo nas águas no Livro de João, quando Nicodemos foi falar com Ele:
E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. – João 3:1-5
Portanto, Jesus nos ensina que aquele que se converte ao evangelho precisa ser nascido “da água e do Espírito”.
“Nascer do Espírito” significa mudar de vida através de uma mudança de mente e de atitude (arrependimento verdadeiro).
Agora, “nascer da água” é uma referência ao batismo nas águas.
Esse processo de mudar de mente e de atitude (arrependimento) em conjunto com o batismo nas águas é o que nós chamamos de novo nascimento.
O batismo nas águas é um símbolo exterior que retrata a mudança interior.
Qual a forma certa de realizar o batismo nas águas? Mergulhar o corpo todo na água ou só molhar a cabeça?
A igreja católica e algumas denominações evangélicas praticam o batismo por aspersão (aspergir = borrifar, respingar) ou efusão (derramar água sobre a sua cabeça).
No entanto, a história e a etimologia do verbo grego baptzõ mostram ser a imersão a forma bíblica.
Temos uma passagem na Bíblia que confirma que Jesus entrou de corpo inteiro na água para ser batizado por João Batista:
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água e eis que se lhe abriram os céus e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. – Mateus 3:16
O batismo realizado de acordo com a Bíblia Sagrada, é realizado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo no livro de Mateus.
Além disso, o batismo em águas (do grego baptzõ, “mergulhar”, “submergir”) é uma das ordens que Jesus deixou à Igreja.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo – Mateus 28:19 nvi.
Através do ato do batismo em águas, o novo convertido faz uma confissão pública de fé e mostra com palavras e ações que aceita plenamente as verdades da Bíblia Sagrada e que agora, está disposto a viver de forma diferente, de acordo com as orientações da palavra de Deus.
Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Romanos 6:4 – NVI
O batismo nas águas não é capaz de limpar os seus pecados.
A palavra de Deus nos mostra que é o sangue de Jesus, e não as águas do batismo, o que nos purifica e nos perdoa de todo pecado.
Mediante o sangue de Jesus somos justificados, nossa consciência é purificada e somos transformados.
Abaixo, seguem as passagens bíblicas que confirmam ser o sangue de Jesus e não as águas do batismo o que nos limpa de todo pecado:
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Romanos 5:9 acf.
Quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo! – Hebreus 9:14 NVI
Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,
mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito
1 Pedro 1:18,19
O batismo nas águas é só para “convertidos”
De acordo com a Bíblia Sagrada, o batismo nas águas é somente para os que já se converteram a Cristo.
Jesus ordenou a seus discípulos:
Portanto, ide, ensinai [fazei discípulos em] todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. – Mateus 28:19
Observe que a ordem do texto é fazer primeiro discípulos e depois batizar. Em Marcos 16.16, o crer vem antes do batismo.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. – Marcos 16:16 acf.
Temos uma outra passagem onde Filipe pregava e em nome de Deus realizava milagres, as pessoas acreditavam no evangelho e então eram batizadas .
Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. – Atos 8:12 acf.
Essas pessoas foram batizadas sempre depois de crer…
Em alguns casos, acontece de pessoas receberem o batismo com Espírito Santo antes de serem batizadas em águas, mas está bem claro que o batismo nas águas é somente para aqueles que confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
Porque muitas igrejas evangélicas não costumam fazer batismo nas águas com crianças?
Uma criança segue a fé do seus pais (ou tutores).
Portanto, se o pai for espírita (como exemplo) a criança vai ser espírita também, agora se o pai for budista a criança vai ser budista também.
A criança não tem poder de escolha, por isso, ela vai seguir o caminho que a sua família estiver seguindo.
Certamente, reconhecer ou não Jesus com Senhor e Salvador não pode ser algo inconsciente ou forçado pela família. Por esse motivo a igreja evangélica costuma batizar adolescentes a partir dos 12 anos de idade.
Isso porque nesse período o senso crítico do jovem já está bem desenvolvido.
Também é nesse período que o filho do espírita decide sair do espiritismo e virar crente, que o filho do budista para de seguir os ritos budistas ou que o filho do pastor evangélico desvia e decide ir curte a vida no mundo.
Além disso, na Bíblia Sagrada, temos como exemplo a vida de Jesus.
O nosso Senhor Jesus não se batizou quando criança, o batismo de Jesus aconteceu depois que Ele já havia atingido a fase adulta.
A Bíblia relata que Jesus, sendo criança, foi “apresentado ao Senhor”.
Completando-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Lei de Moisés, José e Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor. – Lucas 2:22
A Bíblia é contra o rebatismo, ou seja, a Bíblia diz que não devemos nos batizar várias vezes.
O batismo nas águas deve ser ministrado (deve ser feito) apenas uma vez. É nesse sentido que Paulo escreve aos Efésios:
[…] uma só fé; um só batismo” (Ef 4.5).
Quem deve ser batizado nas águas?
Todos os que sinceramente se arrependem de seus pecados e recebem Jesus Cristo como Salvador e Senhor de sua vida são aptos para o batismo nas águas.
O batismo nas águas é uma confissão pública de fé em Cristo, por meio de atos e de palavras, na qual o batizado mostra ter aceitado todas as verdades relacionadas à encarnação, à morte e à ressurreição de Cristo.
No ato do batismo nas águas, o novo convertido mostra ter morrido para o mundo e nascido novamente para Cristo, vivendo agora de forma diferente.
Importante: o batismo nas águas, não tem nenhum poder de salvar uma pessoa. Mesmo porque não se batiza alguém para ele ser salvo, e sim porque já é salvo.
Leia também: Como amar a Deus acima de todas as coisas (Estudo Bíblico)
Conheça agora as condições em que o novo convertido não pode ser batizado nas águas.
Infelizmente, muitas pessoas desejam se batizar nas águas, mas, não podem seguir adiante. Isso porque essas pessoas ainda vivem em pecados graves como por exemplo:
- Vícios em geral (cigarro, bebida, cocaína e outras drogas)
- Pessoas que possuem vida sexual ativa sem estar devidamente casadas (pessoas amigadas, namorados que constantemente dormem juntos, pessoas que vivem em estado de prostituição)
- Homossexuais que ainda não abandonaram esse tipo de opção sexual.
- Pessoas que ainda roubam, vivem de fraudes, vendem drogas, ou ganham dinheiro prejudicando outras pessoas.
Em geral, pessoas que ainda não possuem um arrependimento sincero e não abandonaram antigas práticas pecaminosas.
Nessas situações citadas aqui, a pessoa fica impedida de se batizar até abandonar esses tipos de práticas.
Conheça os pecados sexuais mais terríveis na Bíblia que podem te impedir de se batizar nas águas ⬇️
No vídeo abaixo, listei os 8 tipos de pecados sexuais mais terríveis da Bíblia e também trago os versículos bíblicos que falam sobre eles.
Este conteúdo é essencial na vida de todos os que estão pensando em se batizar ou que ministram ensino sobre o batismo.
Não perca tempo e assista o conteúdo.
Cuidado antes de participar de um batismo nas águas!
Existem igrejas que não fazem o devido acompanhamento e que não passam nenhum tipo de ensino e discipulado antes do batismo nas águas e batizam pessoas envolvidas nos mais diversos tipos de pecados.
Isso acontece em eventos onde a pessoa aceita a Jesus e já pode se batizar logo em seguida (no mesmo dia).
Esse tipo de prática é incorreta e traz muito prejuízo para o reino de Deus.
O prejuízo acontece porque a pessoa que se batiza e ainda está envolvida com drogas e prostituiçaõ (por exemplo) é a mesma pessoa que traz escândalo para a igreja que o batizou sem os devidos cuidados.
Por causa desse e outros motivos que existe a expressão: igreja de porta larga…
O prejuízo trazido por essas pessoas batizadas sem preparo, também afeta o trabalho das igrejas que fazem um trabalho sério de acordo com a palavra de Deus.
O ímpio que não conhece o evangelho verdadeiro, começa a falar mal dos cristãos por achar que todos são iguais.
Sabendo disso, tome cuidado!
Não se batize de qualquer maneira, observe como a sua igreja conduz a realização do batismo nas águas e se você for líder, não permita que pessoas sem preparo nenhum venham a se batizar.
Leia também: O que é viver em santidade nos dias de hoje?
A caminhada cristã após o batismo nas águas.
O que acontece com o cristão após o batismo nas águas?
Após o batismo nas águas, o cristão assume publicamente sua fé em Cristo Jesus.
O cristão passa a se tornar membro legítimo da igreja local, podendo participar dos cultos de Santa Ceia, torna-se obreiro na casa do Senhor, receber carteirinha de membro e assumir compromissos maiores com o ministério.
Com relação a assumir compromissos maiores com o ministério, entra a importância de seguir a doutrina da igreja e de tomar o cuidado para não escandalizar o evangelho através de atitudes ou decisões que abalem a fé ou que desmotivam os irmãos mais fracos na fé.
Nessa nova fase, o que acontece com o cristão batizado nas águas que peca gravemente?
Quando o Cristão batizado comete um erro grave (por acidente ou de propósito); ele deve confessar seu pecado.
Após a confissão, o conselho de ética da sua igreja (ou a liderança local) vai determinar em reunião; quanto tempo ele ficará sem poder ter oportunidades ou participar da organização de trabalhos ministeriais (incluindo participar da Santa Ceia).
Este desligamento temporário atualmente denomina-se período de disciplina.
Esse período possui um tempo definido pelo Corpo Ministerial, Conselho, Diretoria e/ou Pr. Presidente, e pode variar de 3 meses, 6 meses e em alguns casos até 1 ano ou mais..
Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.
Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.
II Tessalonicenses 3:14,15.
Se vocês perdoam a alguém, eu também perdôo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês,
a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.
O Desligamento Temporário (disciplina) existe quando um membro que cometeu um pecado grave e reconhece seu erro, confessa-o e arrepende-se de tê-lo praticado.
O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. – Provérbios 28:13
Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. – I João 2:9
Conheça agora os tipos de pecado existentes e quais deles podem levar à medida disciplinar após o batismo nas águas.
O Propósito do Diabo é te fazer pecar repetidamente e para isso ele usa estratégias diversas.
Depois de ceder a tentação, vem dois tipos de pecado:
Pecado acidental ou involuntário: quando a pessoa peca sem ter tempo de pensar, ou seja, por impulso.
Pecado proposital ou voluntário: quando a pessoa tem tempo de evitar, mas, não evita; quando ela planeja o mal e executa.
Dentro os vários tipos de pecados (seja voluntário ou não) causam disciplina: relação sexual ilícita, como por exemplo sexo antes do casamento ou adultério; uso de drogas em geral; roubos e golpes em geral; violência extrema, entre outras coisas.
Em resumo: tudo aquilo que pode gerar escândalos.
Leia também: Vício em pornografia… Descubra como vencer!
Masturbação após o batismo… Masturbação é pecado?? Poder gerar disciplina? [Estudo Bíblico]
O que acontece com o cristão batizado que cai no pecado da masturbação??
No vídeo abaixo, trago os versículos bíblicos que falam sobre a masturbação e também respondo as dúvidas frequentes dos irmãos referentes ao assunto.
Por exemplo: se a masturbação gera disciplina (o famoso “ficar de banco”), se é pecado ou não se masturbar pensando na própria esposa (ou marido), se é pecado ou não se masturbar pensando em desenho animado, entre outras coisas…
Assista ao vídeo abaixo e descubra as respostas para essas perguntas.
A consequência do pecado e a importância da confissão.
Todo aquele que comete pecado precisa arrepender-se, confessar seu erro e deixar o pecado.
O arrependimento no grego é “Metanoia” e significa mudança de mente e de atitude.
Você pode confessar seus pecados para Deus em oração ou para seu pastor ou líder durante uma conversa de aconselhamento.
Por que é tão importante a confissão?
O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. – Provérbios 28:13
Quais são as consequências do pecado?
O pecado afasta o Espírito Santo da sua vida e te impede de ter paz e comunhão intensa com Deus.
O pecado abre espaço para o diabo entrar e bagunçar sua vida (brechas).
Além disso, o pecado causa grande prejuízo na sua vida (emocional, financeira ou física).
Em pecado, sofremos riscos de perder a proteção de Deus e todo sofrimento se torna mais intenso.
Quais as consequências de um pecado grave não confessado a igreja?
Além da comunhão abalada, a pessoa não prospera ministerialmente, corre grande risco de passar vergonha (manifestação demoníaca como por exemplo) e ela não possui plena paz de coração porque a consciência fica acusando-a constantemente.
Além disso, pessoas que vivem em pecado, possuem medo constante de Deus apontar seu pecado publicamente através de alguns dos seus profetas.
O que acontece com o cristão batizado nas águas durante o período de disciplina?
O cristão em disciplina, não deixa de ser filho de Deus, porém, ele fica um tempo sem poder tomar ceia, sem participar dos grupos e ele também fica impossibilitado de liderar grupos na igreja e ele não tem oportunidades nem de pregar e nem de louvar nos púlpitos.
Durante esse período, o cristão arrependido deve meditar sobre seu erro, se esforçar para não voltar a cometê-lo e provar a todos que seu arrependimento é sincero (não ser reincidente).
O cristão em disciplina, na condição de ter se arrependido verdadeiramente e ter deixado o pecado também não perde a salvação.
Ele deve permanecer participando dos cultos e ouvindo a palavra para não enfraquecer e assim conseguir continuar firme na fé.
Você pode gostar também: Como ter intimidade com Deus e conseguir ouvir a voz Dele? (Estudo bíblico)
Vamos estudar juntos a Palavra de Deus?
Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder?
Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?
Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).
Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.
Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.
*Detalhe: Tudo isso é grátis!
Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:
Escolha a melhor opção para você:
- Para participar do Grupo no WhatsApp: clique aqui.
- Para participar do Grupo no Telegram: clique aqui.
- Se inscreva no Canal no Youtube e receba estudos em Vídeo: clique aqui.
Conclusão: A importância do batismo nas águas
O batismo nas águas é um grande passo na vida de todo cristão.
Isso porque através do batismo, nós deixamos de ser simpatizantes do Evangelho e nos tornarmos publicamente membros do corpo de Cristo.
Portanto, por ser um passo tão importante na vida do cristão, antes do batismo é muito importante que o convertido tenha a orientação, o ensino e todo o discipulado necessário.
Com a orientação adequada, o convertido vai poder tomar uma decisão consciente do que está fazendo e o nome do Senhor seja glorificado através da sua vida.
Atenção! Descubra agora porque a sua vida não muda ⬇️
Muitos cristãos não conseguem mudar de vida, mesmo sendo obreiros na igreja, sendo fiéis nos dízimos e nas ofertas e mesmo comparecendo direitinho em todos os cultos.
Isso acontece porque esses cristãos cometem uma falha terrível que não deveriam cometer de jeito nenhum.
Essa mesma falha pode te fazer sofrer muito e te fazer perder a salvação. Assista o vídeo abaixo e descubra como não cometer o mesmo erro (ou para se consertar caso você já esteja cometendo-o).
Link permanente
Muito bom
Link permanente
amem meu irmão, Deus abençoe
Link permanente
BOM DIA NA PAZ DO SENHOR JESUS, PASTOR DENIS SOUZA. UM GRANDE PRAZER DEIXAR AQUI MINHA ADMIRAÇÃO PELO SEU COMENTÁRIO E ENSINO EDIFICANTE A RESPEITO DA SANTA CEIA DO SENHOR, BEM COMO OS DEMAIS COMENTÁRIOS QUE AINDA IREI LÊ-LOS. – EU ESTAVA PROCURANDO COMENTÁRIOS E ESTUDOS SOBRE SANTA CEIA E ACHEI SEU SITE. OBRIGADO, DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE.
Link permanente
Muito obrigado pelos elogios meu irmão
Deus abençoe, fico feliz em saber que o conteudo foi util para a sua vida
Link permanente
Hum a paz do senhor pastor amei o estudo sobre o batismo pretendo aprender outros e outros estudos
Link permanente
opa, fico feliz que tenha gostado… a Bíblia tem bastante coisa legal para nos ensinar
Link permanente
Amem meu irmão, fico muito grato , Deus abençoe
Link permanente
A paz do Senhor Pastor Denis tirei o Estudo Batismo nas águas excelente Deus abençoe sempre vcs Em nome de Jesus
Link permanente
Realmente um belíssimo estudo!!!
Tem o meu respeito homem de Deus, com certeza vou aplicar nos batizimos, obrigado por disponibilizar.
Deus abençoe a paz do Senhor Jesus Cristo.
Link permanente
Deus te abençoe meu irmão. Obrigado
Link permanente
Paz e graca amado pastor, que Deus abencoe o seu Ministério, agradeco o ensinamento sobre o Baptismo que foi uma grande aprendizagem para mim.
Cordialmente,
Candida Moane
Link permanente
Paz amdo Pr. Foi muito importante ter lido o vosso, “seu estudo”porque hoje mesmo na igreja que eu frecuento se começou a dar este estudo, como ainda não tenho ferramentas para o estudo, achei muito importante ter lido.
Uma vez mais solicito o vosso estudo como uma preoridade muito eficaz.
Saudações
Cancela Manuel Baptista
Link permanente
A paz do nosso Senhor e Salvado Jesus Cristo
Link permanente
amém, paz do Senhor irmão