Como ter intimidade com Deus [Passo a Passo] Dicas práticas…

Como ter intimidade com Deus [Passo a Passo] Dicas práticas…

Descubra como ter intimidade com Deus e como fazer para conseguir ouvir a voz Dele.

Ouvir a voz do Senhor vai te ajudar a viver melhor. Saiba como ter suas orações atendidas e o motivo de algumas orações não serem respondidas.

Durante o artigo, também vou citar todos os possíveis pontos que te impedem de ser mais íntimo de Deus.

Como ter intimidade com Deus?

😉 ⬆️ O vídeo acima é um resumo do artigo 😉

A oração é o primeiro passo. Você tem uma vida de oração ??

Orar é o mesmo que conversar, falar com Deus. Ter uma vida de oração é o mesmo que orar todos os dias regularmente.

Portanto, orar com frequência é o caminho mais rápido para desenvolver intimidade com Deus. Todo grande líder cristão tem intimidade com Deus através da oração. 

Abaixo, vamos analisar o que devemos fazer para nos relacionarmos com Deus e qual a melhor maneira de se aproximar de Deus e, além disso, vamos falar mais sobre como aumentar sua intimidade com Deus.

O que significa ter intimidade com Deus? O que te impede de ser íntimo de Deus?

Para responder essa pergunta vou usar uma pequena ilustração.

Por exemplo, imagine você tendo três amigos e todos eles possuem intimidade com você. Entre esses amigos, existem algumas diferenças na intensidade de comunhão que você possui com cada um deles:

O amigo número 3 passa 1hr por dia junto com você. Já o amigo número 2 passa 2hrs por dia junto com você e o amigo número 1 passa o dia inteiro junto com você. 

Quem tem mais intimidade contigo? O amigo número 3, o número 2 ou o número 1?? 

A resposta é fácil. É o número 1, ou seja, é aquele que passa o dia inteiro com você. O mesmo acontece na sua vida espiritual. 

Deus precisa ser o número 1 da sua vida. Portanto, precisamos estar com Deus, buscar por Ele em todos os dias e em todos os momentos da nossa vida. 

Quanto mais tempo você passar orando e investindo no seu relacionamento com Deus, maior será a sua intimidade com Ele.

Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi do meu Pai vos dei a conhecer. – João 15:14-15

IMPORTANTE: DEVEMOS ORAR, ORAR E ORAR … NÃO ORAR ATÉ DEUS NOS OUVIR MAS, ORAR ATÉ QUE NOSSOS OUVIDOS SEJAM CAPAZES DE OUVIR A VOZ DE DEUS.

Existe oração íntima com Deus?

como ter intimidade com Deus
Através da oração nos conectamos com Deus

 Existem três tipo de oração:

 1º Oração pública – Quando oramos em voz alta perto de outras pessoas.

 2º Oração privada – Quando você ora no secreto, (no seu quarto, banheiro, etc) a sós com Deus.

 3º Oração em pensamento – Quando você não está exatamente orando no secreto e você também não está orando em voz alta. Você está orando e falando com Deus em pensamento.

Deus ouve os três tipos de oração citadas acima. 

Ou seja, orar não é apenas quando você está de joelhos trancado no seu quarto. 

Você também está orando quando fala com Deus em pensamento indo para o trabalho ou arrumando a casa. Deus ouve e responde esse tipo de oração também.

Talvez você se questione: Qual a melhor forma de buscar a Deus?

Orar de joelhos, de pé ou sentado? Qual é a melhor forma de buscar a Deus? 

O mais importante para Deus não é a disposição do seu corpo (de joelhos, em pé ou sentado) O mais importante para Deus é a disposição do seu coração.

Ou seja, fazer uma oração sincera, rasgar o coração, se abrir totalmente com Deus.

Ser sincero com Deus é umas das formas mais eficazes de como falar com Deus e ser atendido.

Importante: Isso não significa que você pode orar deitado ou de qualquer maneira. Deus merece nosso melhor sempre. 

Existem casos em que a pessoa fica impossibilitada de orar ajoelhada, por exemplo, quando a pessoa possui problemas de mobilidade ou deficiência física.

Em outros casos, a pessoa não tem como ficar a sós com Deus, como por exemplo, o caso de quem está preso em uma cela de prisão.

Portanto, Deus ouve a oração de todas essas pessoas, o mais importante é que seja uma oração sincera.

Ter intimidade com Deus significa ter um relacionamento profundo com o Espírito Santo. Isso porque é o Espírito Santo que nos consola, que nos motiva, que nos anima e, além disso, nos fortalece durante nossos dias de grande dificuldade. 

Existem ações que aumentam a sua intimidade com Deus e, por outro lado, existem ações que diminuem sua intimidade com Deus.

Para ser íntimo de Deus, o ponto inicial é desenvolver um relacionamento com Deus através da oração e além de conversar com Deus, também precisamos dar atenção aos pontos listados a seguir…

1°coisa: Escolha Deus como seu amigo “número um”, isso vai aumentar sua intimidade com Deus.

Na Bíblia Sagrada, está escrito:

 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que queira ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4

Ou seja, escolher ter Deus como amigo número 1, significa dizer não para as várias propostas do mundo e passar a maior parte do tempo livre, disponível, conectado com Deus.

Por exemplo, para se conectar com Deus ao invés de ir para baladas, você vai buscar a Deus numa igreja. 

Ao invés de assistir programas de tv que não edificam, você vai usar seu tempo livre ouvindo pregações, ensinos da palavra, louvores e testemunhos. 

Você vai deixar de ler artigos de fofocas, piadas obscenas, vida dos famosos ou postagens sensuais e vai trocar tudo isso pela leitura da palavra de Deus. 

Buscar a Deus no seu tempo livre faz com que você comece a passar mais tempo com Deus e menos tempo com o mundo e isso certamente aumenta sua fé e sua intimidade com Deus.

Para sua motivação:

Andar com Deus é difícil e exige muita renúncia, porém, mais difícil ainda é ser humilhado pelo diabo e não ter para quem pedir ajuda; mais difícil ainda é ter que sofrer calado; mais difícil ainda é viver sem esperança. 

Se você fosse obediente, muitas dores teriam sido evitadas … 

Portanto, mude. Esse é o convite de Deus para sua vida, mude. 

Você ainda pode mudar de vida e ser muito feliz. Rejeite o mundo e aceite a orientação de Deus para guiar seus passos.

2° Evite toda espécie de pecado para ter mais intimidade com Deus.

Santidade é o que nos aproxima de Deus. Por outro lado, o pecado nos afasta do Senhor.

Como está sua intimidade com Deus hoje?

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. 

Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.Isaías 59:1,2

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.Hebreus 12:1

O pecado nos impede de ter intimidade com Deus.

Por exemplo, sei que você detesta maus tratos. Você não gosta que as pessoas humilhem você; falam gritando com você em público; te xinguem ou desrespeitem você publicamente.

Você detesta maus tratos e a pessoa que deseja a sua amizade faz justamente aquilo que você detesta.

Essa pessoa sabe que você não gosta desse tipo de atitude e que isso te magoa, mas, mesmo assim ela não se esforça para mudar.

Como resultado, por causa desse comportamento você se afasta dela. 

A mesma coisa acontece com o nosso relacionamento com Deus. 

O Senhor detesta nossos pecados e Ele se afasta de todo aquele que peca e não se arrepende, aquele que peca e não se esforça para mudar.

Sabendo disso, se afaste de todo tipo de pecado possível. 

Então. evite toda espécie de pecado que você puder e isso vai fazer sua intimidade com Deus aumentar. 

Algumas pessoas acham que é impossível fazer a vontade de Deus e lutar contra o pecado. Na verdade isso não é impossível; é algo ao alcance de todos.  

De forma figurada: “Santo não é aquele que nunca se suja, santo é aquele que se limpa constantemente.”

3° Ore com fé, acreditando que Deus está ouvindo e operando ao seu favor. Fale com sinceridade.

Na carta aos Hebreus, a palavra de Deus diz:

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.Hebreus 11:6

Existem momentos na vida do cristão, que oramos só para “cumprir tabela”.

Ou seja, existem momentos que não oramos de coração (com vontade), oramos por obrigação. Esse tipo de oração costuma ser feita sem fé.

Por exemplo, você está com a consciência pesada devido a alguma falha ou pecado cometido e um forte sentimento de acusação diz que Deus não vai te ouvir se você orar.

Só que por algum motivo, você teve que participar de um período de oração e foi obrigada(o) a orar; por ser líder, por causa da pressão da família ou só para não passar vergonha no meio de um grupo cristão. 

Na maioria desses momentos nós oramos sem fé, e sem fé, dificilmente vamos ter as orações atendidas.

Portanto, se você orar só para cumprir tabela, não tem como desenvolver intimidade com Deus. 

4° Ore com humildade aceitando a vontade de Deus.

Lembre-se disso: Deus não é obrigado a te dar nada do que você pede. Seu amigo terreno também não é.

Qual a sua relação com Deus? Deus é Senhor e você é o servo ?? Ou você é do tipo “eu peço e exijo que Deus me dê” ??

O fato de eu ter intimidade com Deus e de eu ver Deus respondendo minhas orações não significa que Deus vai me dar tudo o que eu pedir, tudo que eu quero. 

Os servos mais íntimos de Deus também recebem não como resposta, em certos pedidos, e eles não pensam em abandonar a Deus toda vez que recebem um não.

Ter consciência desse fato te dá maturidade espiritual. Mesmo sendo doloroso, não pense em abandonar a Deus se de repente Ele disse não para a sua oração. Deus te ama muito e acredite, Ele sabe o que é melhor para você.

5° Ore segundo a vontade de Deus.         

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.Tiago 4:3

Você sabia que existem orações que fazemos que não são atendidas ??

Isso acontece quando não oramos de acordo com a vontade do Senhor e pedimos coisas que vão contra a natureza de Deus. 

Por exemplo, imagine uma pessoa pedindo um carro para Deus em oração… A intenção dessa pessoa, que pede o carro, é se vingar e se exibir para todos os que duvidaram da sua capacidade. 

Você acha que Deus responderia essa oração feita com desejo de executar vingança? Resposta: Não! Deus não costuma responder orações assim.

Outro exemplo, imagine que uma pessoa ore pedindo justiça e a “morte dos seus inimigos” e Deus deseja salvar justamente esses inimigos que a pessoa apresenta. Essa oração provavelmente não será atendida.

Por outro lado, muitas orações são atendidas quando são feitas de acordo com a vontade do nosso Senhor. 

As orações que são atendidas

Por exemplo, imagine agora que uma pessoa pede para Deus um carro e essa mesma pessoa anda a pé para todos os lados pregando a palavra, fazendo visitas e orando pelos doentes. 

O carro vai ajudar ela a atender mais pessoas e levar a palavra de Deus em mais lugares diferentes. Esse é um exemplo de oração de acordo com a vontade de Deus. 

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?Amós 3:3

Tudo que você pedir com fé e que servir para a glória de Deus, o Senhor terá prazer em te dar.

Portanto, quando oramos pedindo coisas para a glória de Deus, ou seja, coisas que vão servir para exaltar o nome do Senhor, o nosso clamor se torna uma oração de acordo com a vontade de Deus e isso aumenta a nossa intimidade com o Senhor.

Talvez você se pergunte: “-E como saber o que o Senhor deseja?”

A resposta é simples: Você vai descobrir o que o Senhor deseja através do estudo contínuo da palavra de Deus.

6º Estude a palavra (a Bíblia Sagrada) para conhecer a vontade do Senhor e ter mais intimidade com Deus.

A única forma de conhecer a Deus, de verdade, é estudando a sua palavra, ou seja, a Bíblia Sagrada.

É na palavra (na bíblia) que está escrito o que agrada a Deus e o que desagrada a Deus, é na palavra que está escrito o que é pecado e o que não é pecado, etc. 

Portanto, não tem como conhecer a Deus sem conhecer também a sua palavra.     

Como estudar a palavra ?? O que devemos fazer antes de ler a Bíblia?

Quando você ora, você fala com Deus e quando você estuda a palavra; Deus fala com você.

Se você apenas ler a bíblia como se ela fosse um livro qualquer, a palavra não vai fazer muito efeito no seu coração.

Agora se você lê a bíblia, conhecendo ela como a palavra de Deus, e além disso, se você estiver orando regularmente todos os dias, o Espírito Santo vai falar profundamente ao seu coração através da palavra e você vai conseguir compreender coisas que muita gente lê e não compreende.

Para ler a palavra (a bíblia) e conseguir compreendê-la é muito importante usar uma tradução bíblica de fácil compreensão. 

Costumo indicar a versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Quando a bíblia que você costuma ler possui uma tradução fácil de compreender a leitura se torna mais agradável para quem tem dificuldade com a leitura. 

Outro fato importante é que não precisamos usar o dicionário bíblico a cada capítulo que lemos.

Quais as formas que Deus usa para falar com o homem?

Quando buscamos a Deus da maneira certa e com perseverança, sem desistir mesmo quando chegam as dificuldades, chega uma hora que Deus começa a falar com a pessoa que o busca. 

E como Deus fala com os seus servos?

Deus pode falar com você através de um louvor, quando a letra da música toca profundamente seu coração e retrata uma situação que vocẽ está vivendo naquele momento. 

Através de uma pregação, onde parece que a palavra toda está sendo especialmente para você. 

Deus pode falar com você através de uma profecia, usando algum dos seus servos. Através de um sonho, de uma visão … Deus pode até mesmo falar diretamente com você.

Porque precisamos orar ??

Veja abaixo o que grandes homens de Deus falavam sobre oração:

Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas, quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus. – Hans Von Staden

 Não há nada que nos faça amar tanto uma pessoa quanto orar por ela. – William Law

Sempre que Deus deseja realizar algo, Ele convoca seu povo para orar. – Charles Spurgeon

Quando trabalhamos, nós trabalhamos, quando oramos, Deus trabalha. – Hudson Taylor

Eu preferiria ensinar um homem a orar do que dez homens a pregar. – Charles Spurgeon

A maior preocupação do diabo é afastar os cristãos da oração. Ele não teme os estudos, nem o trabalho e nem a religião daqueles que não oram. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos. – Samuel Chadwick

O homem que mobiliza a igreja cristã para orar estará dando a maior contribuição para a história da evangelização do mundo. – Andrew Murray

Os homens podem desdenhar nossos apelos, rejeitar nossa mensagem, opor-se a nossos argumentos, desprezar-nós, mas nada podem fazer contra nossas orações. – Sidlow Baxter

Nunca pedi coisa alguma em oração sem um dia, afinal, recebê-la de alguma maneira, de alguma forma. – Charles Muller

A fé é onipotente só quando está de joelhos. – Autor desconhecido

Deus nada faz a não ser em resposta à oração. – John Wesley

A oração é o encontro da sede de Deus e da sede do homem. – Agostinho de Hipona

Na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração. – Autor Desconhecido

Após conquistar intimidade com Deus através da oração, como mantê-la??

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. – João 15:4

Permanecer é igual ficar firme, não desistir. 

Para enfrentar tantos desafios e permanecer firme com Cristo, o meu conselho para a sua vida é que você tenha uma vida de oração (ore todos os dias regularmente) e procure evitar toda espécie de pecado. 

Não sabe como? Esse é um ebook sobre intimidade com Deus e através desse estudo estou te passando vários pontos que aumentam ou diminuem sua comunhão com Deus. 

Para manter sua comunhão com Deus você precisa lutar contra o pecado todos os dias. Escolher a Deus todos os dias.

Toda escolha envolve uma renúncia. Escolher viver com Deus significa renunciar ao mundo e escolher aproveitar dos prazeres do mundo significa renunciar a Deus.

Precisamos orar com perseverança para ter mais intimidade com Deus.

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. – Efésios 6:18  

Muitas pessoas iniciam uma vida de oração, desejam resultados rápidos, não encontram e desanimam de buscar a Deus. 

Quando iniciar um propósito de oração, persevere e não desanime de orar. 

Algumas respostas que você precisa não virão logo de imediato, mas se você perseverar a resposta virá no tempo certo.

Precisamos evitar distrações e dedicar a maior parte do tempo livre disponível ao Senhor.

Pequenas distrações prazerosas podem ocupar todo o seu tempo e te afastar de Deus. 

Por exemplo, jogos, séries de tv, redes sociais etc. O problema não é se distrair com algo prazeroso; o problema é o excesso de distrações prazerosas. 

É mais ficar uma hora vendo uma série do que investir uma hora em oração.

A inclinação da nossa carne para o pecado é como uma doença incurável. A doença não tem cura, porém, podemos controlar os sintomas. 

Controlamos os sintomas através de uma medicação espiritual chamada oração, jejum e palavra.

Precisamos orar todos os dias, ler a palavra (a bíblia) todos os dias e jejuar pelo menos 1 vez por semana. 

Se por algum motivo, você parar de tomar a sua medicação espiritual nos dias e horários pré-determinados (oração e estudo da palavra de forma disciplinada todos os dias) a nossa doença espiritual (os desejos da carne) retornam com mais força do que antes.

Dependendo do grau da sua falha, você pode acabar morrendo espiritualmente. 

Precisamos orar e estudar a palavra de forma disciplinada (todos os dias).

Ter intimidade com Deus não é algo para poucos, é algo ao alcance de todos. 

Como orar e estudar a palavra de forma disciplinada para ter intimidade com Deus??    

Para conseguir fazer isso, precisamos colocar nosso relacionamento com Deus como prioridade

Precisamos orar e estudar a palavra todos os dias no mesmo horário (se for possível). 

Ter um horário específico para dedicar-se a Deus em oração e estudar a palavra facilita as coisas. Também ajuda a tornar oração e estudo da palavra, um hábito na sua vida.

Não tenho tempo para orar e buscar a Deus. O que fazer para ter intimidade com Deus??

Para falar sobre a falta de tempo, vou usar uma ilustração.

Por exemplo, imagine que você está tendo um dia muito corrido … você tem muitos compromissos, tarefas e não tem tempo para mais nada.

Mesmo o seu dia sendo muito corrido, você vai arrumar um tempo para “almoçar” (comer, se alimentar). 

Ninguém consegue ficar muito tempo sem comer nada (a pessoa passa mal e alguns até desmaiam).

Se alimentar é prioridade na sua vida. 

A falta de tempo não vai te impedir de separar um momento para comer alguma coisa, para se alimentar.

A mesma coisa acontece no mundo espiritual. A verdade é que você tem tempo para orar e buscar a Deus. 

O problema é que orar e buscar a Deus deixou de ser prioridade na sua vida. Você arruma tempo para todas as coisas menos para orar e buscar ao Senhor.

Não “espere sobrar tempo” para orar. Crie um tempo para buscar a Deus.Separe um tempo; se programe para ter um tempo livre e busque a Deus todos os dias para desenvolver INTIMIDADE COM DEUS.

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Seguindo estes passos citados acima, naturalmente desenvolvemos a tão sonhada intimidade com Deus. 

Não é fácil e nem é algo que acontece do dia para a noite, porém é possível.

Você pode baixar um Pdf com o conteúdo desse artigo e ler mais tarde offline da onde você quiser.

Para isso, basta clicar na imagem do Ebook; é grátis ⬇️.

Como ter intimidade com Deus e ouvir a voz Dele

Gostou deste post ?? Sentiu que ele serviu em algo para você ??? 

Deixe aqui embaixo seu comentário e compartilhe essa mensagem com a pessoa que você sabe que precisa ler isto.

Que a paz do Senhor Jesus esteja com você !!

Veja também: Jejum Bíblico – Como fazer? ⬇️

☺️ Siga nosso canal no youtube !! ☺️

14 Comentários


  1. Graça e paz, gostei muito desta mensagem, falou muito em meu coração, Deus continue te abençoando rica e abundantemente.

    Responder

  2. Amei tudo sobre o texto citado, já frequento uma igreja,e já fui batizada o mês passado,e tenho muitas dúvidas de ter realmente essa intimidade com Deus,do que ele quer q eu faça,se estou agindo corretamente ,e tenho muita vontade de fazer algo mais,entender sobre a palavra de Deus,mas muitas vezes não sabemos por onde começar

    Responder

  3. Bastante proveitosa está leitura. Adorei, é o que qualquer pessoa deve saber para a busca da intimidade com Deus.

    Responder

  4. Ensino maravilhoso. Tirou-me muitas dúvidas. Vou continuar a ler estes estudos. Deus o abençoe ricamente.

    Responder

  5. A paz do Senhor Jesus Cristo, gostei muito deste artigo, um bom aprendizado

    Responder

  6. Muito bom esse ensino Deus continue abençoado sua vida pastor

    Responder

  7. Glória a Deus. Edificante esse material. Que Deus abençoe mais ainda sua vida e seu ministério.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *