O que é viver em santidade nos dias de hoje ?? [Estudo Bíblico]

O que é viver em santidade? O ser humano sempre está pecando, será que é possível nunca mais pecar mesmo vivendo nesta terra?

Qual é o tipo de santidade que Deus espera dos seus filhos?

Como lidar com pecados repetitivos, ou seja, aqueles que parecem impossíveis de vencer?

Neste artigo, trago a resposta para essas e outras questões que incomodam tanto aqueles que desejam sinceramente, se aproximar de Deus.

Como alcançar a santidade que o Senhor deseja que alcancemos?

O conteúdo do vídeo é um resumo do artigo…

Descubra como é possível viver em santidade com Deus e fazer o que agrada ao Senhor. 

Para sua motivação: “Santo não é aquele que não se suja; santo é aquele que se limpa constantemente.”

Significado da palavra Santidade

Vamos lá; no dicionário a palavra Santidade aparece da seguinte forma:

Santidadesubstantivo feminino

  • 1.qualidade ou virtude de santo.
  • 2.estado de santificação; virtude, pureza, religiosidade.

Santidade no Hebraico:

Etimologicamente a palavra santidade teria se originado a partir do termo em hebraico kadosh.

Esta palavra é utilizada com o significado de santo ou santificado para designar algo sagrado ou para se referir a um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas.

O que é viver em Santidade??

De forma bem simples; para ficar mais fácil entender, vou usar uma pequena ilustração… 

Por exemplo, imagine uma pia cheia de louça suja pra lavar. 

Existe aquela dona de casa que vai se esforçar o tempo todo para deixar a pia limpa e sem louça suja. A qualquer hora que você for visitá-la a casa está limpa e arrumada por que ela limpa  a casa o tempo todo.

Por outro lado, existe aquela dona de casa que deixa a sujeira acumular na pia. A qualquer hora que você for visitá-la a casa está suja e fedida.

Portanto, a mesma coisa acontece no mundo espiritual, (de forma figurada) existem pessoas que procuram manter suas vestes brancas o tempo todo e, por outro lado, existem pessoas que estão com as vestes sujas o tempo todo.

Certamente, quando pecamos e deixamos para nos consertar depois, nossos pecados se acumulam e começam a feder diante das narinas de Deus.

Agora quando pecamos e logo em seguida pedimos perdão a Deus e procuramos nos consertar, o sangue de Jesus nos limpa e purifica de todo o pecado.

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

2 Coríntios, 7:1

Como viver em santidade?

Todos nós erramos e todos nós somos pecadores. Sabendo disso como é possível andar em santidade? 

Certamente, os santos que Deus procura não são aqueles que nunca erram. Os santos que Deus procura são aqueles que se esforçam para buscar a Deus constantemente.

Além disso, são aqueles que procuram fazer a coisa certa constantemente, que se esforçam para evitar o pecado constantemente e que quando pecam buscam o perdão de Deus rapidamente.

Em um determinado momento da nossa caminhada enfrentamos tantas dificuldades, tantos desafios; que temos a sensação de que é impossível ser santo do jeito que o Senhor nos pede para ser.

Certos mandamentos da lei de Deus parecem impossíveis de serem executados. Por exemplo, perdoar aqueles que nos magoaram, não se misturar com determinados grupos de pessoas, vencer os desejos da carne.

Porém, algo interessante que descobrimos ao meditar na palavra, é que, Deus (como nosso pai e criador) conhece os nossos limites e Ele sabe muito bem o que somos capazes e o que não conseguimos fazer. 

É mesmo possível andar e viver em santidade?

Sim, é possível. Deus (o seu criador) conhece os seus limites; e se Ele (o seu criador) está te pedindo para você fazer algo é porque Ele sabe que você é capaz de fazer.

E ainda que não seja, Ele é mais do que poderoso para te capacitar. Portanto, confie no Senhor e ainda que seja difícil obedeça a voz Dele.

Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

 Apocalipse 22:14 – ARC

Nessa passagem, o apóstolo João (escritor do livro de apocalipse) não fala de forma literal, como por exemplo, bem-aventurado quem lava suas roupas em uma bacia cheia do sangue de Jesus.

Ele fala de uma maneira figurada, no sentido de que, bem aventurados ou “felizes” são aqueles que se esforçam para obedecer os mandamentos da palavra de Deus constantemente. 

Tanto que em outras traduções bíblicas o mesmo versículo está escrito como:

 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Apocalipse 22:14 ACF

Santificação é uma ordem e sem santificação ninguém verá a Deus.

Ao pé da letra, no mundo espiritual ninguém pode se auto limpar, se auto perdoar pelos próprios pecados, somente Deus pode nos conceder perdão , tanto que a palavra diz em 1João:

 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.

1João 1:7 NTLH

Unidos com Cristo, buscando pelo Senhor constantemente, o próprio Senhor Jesus nos limpa e nos purifica de todo pecado. 

Portanto, mesmo que seja difícil, não deixe de buscar a Deus com todas as suas forças. 

Certamente, ter intimidade com Deus não é algo para poucos, é algo ao alcance de todos; na condição de buscarmos o verdadeiro arrependimento e de procurar fazer a vontade de Deus constantemente.

Neste blog, fiz um artigo detalhado onde explico como ter intimidade com Deus e ouvir a voz Dele.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto clique aqui e leia o artigo.

Buscar a Deus constantemente e sem desistir é o mesmo que perseverar. Persevere, não desista; e na sua vida se cumprira o que está escrito em Mateus: 

 Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Mateus 24:13 ARC 

Não é fácil viver em santidade, mas é possível. Deus deseja estar mais próximo de você. 

Portanto, ore, busque por Ele e tenha certeza de que Deus vai mudar a sua vida.

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Buscar a santidade nos dias de hoje é extremamente necessário para ter uma comunhão saudável com Deus. 

Santidade é sinônimo de felicidade. Ou seja, estando cheios do Espírito Santo naturalmente somos mais felizes.

Portanto, não é impossível. Deus deseja ser encontrado, nós só precisamos buscá-lo da maneira correta.

Que a paz do Senhor Jesus esteja com você!!

Veja também: Verdades que, talvez, nunca te contaram sobre a oração.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *