Rejeição: Como lidar com a rejeição e vencê-la. [Estudo Bíblico]

Rejeição: Como lidar com a rejeição e vencê-la. [Estudo Bíblico]

Descubra agora como lidar com a rejeição e vencê-la. 

Neste post, vou te mostrar os conselhos bíblicos que nos ajudam a lidar com a rejeição e superá-la.

Ser rejeitado dói muito e a rejeição “deixa marcas profundas” em muitas pessoas.

Portanto, independente da idade, orientação sexual, condição financeira ou religião, todas as pessoas rejeitadas sofrem de alguma forma, por isso, se esforce para não rejeitar ninguém, mesmo que você não concorde com suas crenças, atitudes ou religião.

Os cristãos devem combater o pecado e não as pessoas.

Lembre-se disso. Corrija com amor, abrace e ame. Tenha misericórdia. 

A Bíblia Sagrada conta que até mesmo o nosso mestre Jesus foi rejeitado pelo seu povo.

No entanto, a Bíblia Sagrada também nos traz diversos versículos e passagens com ensinamentos poderosos que ajudam todos os que sofrem com a rejeição a vencer as feridas trazidas por essa dificuldade.

Você está sofrendo muito? Possui lutas diversas e já não sabe mais o que fazer??

Você se sente inferior às pessoas a sua volta? 

Possui dificuldades para lidar com a rejeição? Sofre muito por sentir que as pessoas não te amam e não te valorizam como você gostaria de ser amado (a) e valorizado (a)? 

Você possui dificuldade para se relacionar com as pessoas e sofre quando tem a sensação de que ninguém gosta de você ou quando sente que as pessoas te desprezam? 

Infelizmente, hoje existem muitas pessoas sofrendo por esses mesmos motivos, por isso, se você se identificou com um ou mais pontos, não se culpe, você não está só… 

Muita gente se sente assim… 

Na busca por “sentir-se amado (a)”, algumas pessoas tentam agradar todo mundo na esperança de ser aceito, valorizado e receber mais amor. 

O problema é que ao tentar agradar a todos, nós encontramos pessoas que só nos procuram quando precisam de ajuda e, depois que recebem o que querem, nos deixam de lado, nos abandonam ou nos desprezam. 

Esse tipo de experiência aumenta a sensação de abandono, rejeição e de ser desvalorizado (a).

Você já experimentou situações assim? Eu já vivi tudo isso e sei como é muito doloroso. 

Mas não se desespere… Seja forte !! Ainda existe uma esperança…

Descubra agora, o passo a passo para se tornar mais forte emocionalmente, eliminar grandes sofrimentos, melhorar sua autoestima e autoconfiança e ainda mudar de vida radicalmente em poucos dias.

Preparei especialmente para você um manual prático que vai te ensinar vários métodos diferentes para você conseguir superar dificuldades diversas e vencer na vida.

Para acessar este manual prático e se tornar um vitorioso(a), basta clicar aqui, ou no banner abaixo. 

Vitoriosos - Manual Prático da Autoestima

Agora, vamos ao conteúdo…

O que é rejeição?

😊 O conteúdo do vídeo é o mesmo do artigo. Você pode escolher entre assistir ou ler…😊

Em resumo, a rejeição é quando uma pessoa ou um grupo de pessoas não te aceita do jeito que você é ou te desprezam por causa das escolhas que você fez.

A rejeição mexe com nosso lado emocional e deixa qualquer um emocionalmente abalado.

Mesmo porque é muito ruim sentir que as pessoas não nos querem por perto.

Por que a rejeição dói tanto??

A rejeição faz a pessoa rejeitada sentir-se menosprezada, mexe com o seu senso de importância e de valor.

Além disso, uma pessoa rejeitada geralmente se sente desvalorizada, mal amada e, como resultado, também acaba se sentindo abandonada.

Como enfrentar a rejeição e vencê-la?

A rejeição vai doer de qualquer forma se a pessoa, ou o grupo de pessoas que te rejeita, são pessoas que você ama ou valoriza muito. 

No entanto, a palavra de Deus nos traz estratégias para lidar com a rejeição e vencê-la, segue abaixo uma lista de estratégias.

Como lidar com a rejeição amorosa

como lidar com a rejeição amorosa

Você se sente desprezada(o)?

A rejeição amorosa acontece quando a pessoa é rejeitada pelo parceiro ou parceira amorosa e também em casos onde a pessoa de seu interesse não está interessada em você.

Quando estamos muito apaixonados (e apaixonadas) a rejeição dói dobrado. 

Por exemplo, sabe aquele momento que o seu relacionamento amoroso anda muito mal ou já terminou e você se sente “sem chão”, sem ter mais um motivo para viver?

Como resultado, em algumas situações a pessoa fica tão abalada emocionalmente com a rejeição amorosa, que ela começa a pensar em suicídio.

Para lidar com isso a bíblia nos ensina a amar a Deus acima de todas as coisas. 

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Deuteronômio 6:5

Obedecer ao mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas nos “protege” de sofrer dobrado quando somos rejeitados amorosamente e também muda a nossa forma de enfrentar a dor da rejeição.

Isso porque se eu amo a Deus sobre todas as coisas eu não fico sem chão e nem penso em suicídio caso meu relacionamento amoroso acabe de forma trágica.

Portanto, quando amamos a Deus acima de tudo (e de todos) o Senhor se torna a nossa rocha e isso nos ajuda a manter saudáveis as nossas emoções:

Eu te amo, ó Senhor, minha força.

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

Salmos 18:1,2

Leia também: Como amar a Deus acima de todas as coisas [Estudo Bíblico]

Não se desespere por causa de uma rejeição amorosa.

A rejeição dói e isso é normal. O que não podemos aceitar é ver a nossa dor crescer em excesso e se tornar desespero.

Isso porque o desespero nos leva a fazer loucuras, perder o controle.

A dor passa, mas, as loucuras que você pode fazer em momentos de grande dor, podem trazer consequências que “vão te perseguir” pelo resto da sua vida.

Por exemplo, sabe aquele desespero que bate quando pensamos no fim de um relacionamento? Sabe aquela sensação de que, se você perder o amor da sua vida, você não vai ter mais motivos para viver?

Você ainda possui pensamentos que dizem que você nunca vai conseguir encontrar uma pessoa melhor depois de perder a atual?

Esses são exemplos de pensamentos que você não deve aceitar na sua mente. 

A sua vida não acaba aqui… Ou quando um relacionamento termina.

Deixe o Senhor Jesus reinar no seu coração

Quando o Senhor Jesus se torna o amor da nossa vida esse desespero trazido pela rejeição amorosa diminui consideravelmente, ou seja, podemos ficar tristes, mas, amar Jesus acima de tudo nos impede de entrar em desespero. 

Além disso, Jesus te ama muito e Ele não deseja te ver sofrendo, ou seja, é do interesse do Senhor que você seja feliz.

Portanto, ainda que tudo dê errado (aqui na terra) nada pode tirar Jesus da sua vida, além das suas próprias escolhas. 

Como resultado, essa fé, essa certeza de ser amado(a) por Jesus Cristo, te dá forças e muito poder para enfrentar e vencer, não apenas a rejeição amorosa, mas, qualquer outro tipo de rejeição. 

Literalmente: Jesus muda tudo na sua vida no momento em que você permite deixá-lo entrar e reinar no seu coração.

Mesmo que o seu coração seja partido em milhares de pedaços; as pessoas não vão parar e esperar você juntar todos os cacos, ou seja, elas vão seguir em frente com ou sem você. 

No entanto, Jesus age diferente, Ele mesmo se abaixa para juntar os pedaços do seu coração partido e para curar as suas feridas. 

Por isso, entregue o seu coração a Jesus e deixe o Senhor cuidar de você. 

Não haverá arrependimento se você fizer isso !!

Leia também: Namoro cristão e jugo desigual – O que não posso fazer [Estudo Bíblico]

Como lidar com a rejeição materna e/ou paterna.

como lidar com a rejeição materna ou paterna

A sua família te abandonou??

Rejeição paterna ou materna é quando o seu pai ou a sua mãe (que deveria te amar e proteger) te rejeita.

A sensação de abandono e desprezo, as dúvidas do porque aquilo aconteceu, fazem com que muitas pessoas desenvolvem traumas e terríveis conflitos psicológicos que são difíceis de superar, mas, não impossíveis.

Deus conhece a dor de seus filhos e justamente para essas pessoas o Senhor diz:

Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:37

O rei Davi tinha uma comunhão intensa com Deus e justamente por conhecer Deus tão de perto, Davi escreveu em um de seus Salmos:

Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.

Salmos 27:10

Portanto, mesmo que a sua família te rejeite e te abandone, saiba que Jesus não te rejeita.

Isso porque Ele te ama e Ele te quer por perto.

Leia também: Cansada de tudo e de todos, o que fazer?

Busque pelo Senhor desesperadamente e comece a orar todos os dias até conseguir ouvir a voz de Deus.

Ouvindo a voz de Deus, você vai conseguir se sentir mais amado(a) e, através desse processo, você será curado(a) das suas maiores feridas.

O Senhor te ama muito e, além de curar as suas feridas, Ele também deseja assumir o papel de pai (ou de mãe) na sua vida. 

Se permita ser curado por Deus, em outras palavras, abandone o pecado e entregue totalmente a sua vida a Jesus.

Para libertar você, entrego nações inteiras como o preço do resgate, pois para mim você vale muito.

Você é o povo que eu amo, um povo que merece muita honra.

Isaías 43:4 – NTLH

Para experimentar mais desse amor, ou seja, conseguir sentir o amor de Deus e acreditar que você é amado(a) por Jesus, você precisa buscar ter intimidade com Deus.

Isso porque se você desenvolver uma profunda intimidade com Deus, você vai ter facilidade para ouvir a voz do Senhor e lidar com a dor da rejeição paterna vai se tornar muito mais fácil.

Deus vai falar com você de diversas formas e durante esse processo o Espírito Santo vai consolar seu coração, fortalecer suas emoções, te curar e te orientar para que viva melhor.

Escrevi um Ebook detalhado sobre como ter intimidade com Deus e ouvir a voz Dele

Você pode baixar um Pdf com este conteúdo e ler mais tarde, offline da onde você quiser.

Para baixar o pdf com este conteúdo, basta clicar na imagem do Ebook, é grátis ⬇️.

Como ter intimidade com Deus e ouvir a voz Dele
👆 Clique na imagem para baixar o Ebook, é grátis.

Como lidar com a rejeição dos amigos e/ou social. 

Muitas vezes, nossas escolhas vão contra o padrão de um determinado grupo de pessoas e nessas ocasiões experimentamos a rejeição social.

Existem pessoas que sofrem rejeição por causa da sua condição financeira, pela cor da pele, peso, religião, etc.

Lidar com a rejeição é muito desafiador. 

Além disso, se a pessoa rejeitada não tiver certeza de ser amado (ou amada) do jeito que é, o risco de desenvolver graves problemas de auto estima, ou até mesmo uma depressão ou crise de ansiedade, são muito grandes.

Portanto, para vencer a rejeição social, é muito importante acreditar que existe alguém que te ama neste mundo (mesmo que a sociedade te rejeite). 

Você acredita que Jesus te ama?

Acreditar no amor de Deus pela sua vida vai te ajudar a lidar com a rejeição social.

Na Bíblia Sagrada, temos exemplos de pessoas que venceram a rejeição social usando esta estratégia. Vou apresentar mais detalhes logo abaixo.

Pessoas importantes (na bíblia) que sofreram rejeição:

personagens biblicos que soferam rejeição

O apóstolo Paulo sofreu rejeição social.

No novo testamento temos o relato de um grande homem de Deus chamado Paulo.

O apóstolo Paulo enfrentou grandes problemas na sua caminhada cristã.

Isso porque Paulo foi rejeitado por muitos judeus e perseguido por um grupo de pessoas poderosas da sua época.

Mesmo com tantas dificuldades, o apóstolo Paulo tinha a certeza de que era amado e aceito por Deus.

Por isso, em uma das suas cartas ele escreveu:

De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.

2 Coríntios 4:8-9

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:38-39

Portanto, assim como o apóstolo Paulo, você precisa ter essa certeza do amor de Deus pela sua vida.

Isso porque ter a certeza de que Jesus te ama, alivia suas dores e te dá forças para resistir a dor da rejeição.

Jesus sofreu rejeição.

A bíblia cita em diversas passagens que Jesus (mesmo sendo Deus e fazendo o bem) seria rejeitado e humilhado.

Agora, pense comigo: Se nem Jesus Cristo (que só fez o bem) foi aceito por todos, porque voce se tortura tanto com o fato de algumas pessoas não aceitarem você?

Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse.

Marcos 8:31

Jesus lhes disse: ‘Vocês nunca leram isto nas Escrituras?

” ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.

Mateus 21:42

O fato de saber que seria rejeitado e humilhado, não impediu Jesus de cumprir com o seu propósito nesta terra.

Jesus foi até o fim porque tinha certeza absoluta de que o Pai o amava.

Na Bíblia Sagrada temos uma confirmação disso, na passagem em que, logo após ser batizado nas águas uma voz vinda dos céus diz:

 Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado.

Mateus 3:17 

Você “realmente” acredita que é amado (ou amada) por Deus?? 

rejeicao na biblia

Jesus te ama e Ele deseja te ajudar.

Ter a certeza de ser amado (ou amada) por Deus, vai te ajudar a seguir em frente e a resistir às dores que futuramente você pode sofrer caso alguém te rejeite ou te despreze.

Deus é a nossa rocha e a nossa proteção, e o amor Dele por nós, funciona como um remédio para as nossas feridas.

Portanto, as pessoas podem te rejeitar e te menosprezar mas, para Deus você é tão importante.

Você vale tanto que a bíblia diz que Deus entregou o próprio filho (Jesus) como preço pelo seu resgate:

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

Como lidar com a rejeição no dia-a-dia?

Na prática, é impossível agradar a todos, ou seja, mais cedo ou mais tarde alguém vai te rejeitar.

No decorrer da sua vida você vai encontrar pessoas que não vão gostar de você, não vão te valorizar, não vão te aceitar e nem aceitar suas ideias ou crenças.

Porém, quando esse dia chegar, lembre-se disso: Jesus ama você.

Valorize mais a opinião do Senhor Jesus e menos a opinião das pessoas.

Por isso, se questione e se preocupe sim, com o que Deus pensa ao seu respeito, e não dê tanto valor para o que as pessoas pensam de você.    

Sejam fortes e corajosos.

Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará.

Deuteronômio 31:6

A palavra do Senhor e as suas promessas são como remédio para a nossa alma (nossas emoções).

Confie Nele, siga a orientação Dele (do Senhor Jesus) e acredite no que Ele diz.

A partir disso você vai conseguir viver mais feliz.

As pessoas podem até te rejeitar e te abandonar, mas, Jesus não te abandona.

Antes de subir aos céus a promessa de Jesus foi: 

 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

João 14: 18-19

Jesus te acompanha de perto e Ele deseja te ajudar em todas as suas dificuldades.

O Senhor te ama muito e por isso Ele continua insistindo em você.

Creia nisso !!

Leia também: Como lidar com problemas de autoestima baixa? Aumente sua autoestima rapidamente!!

Você sabia?? 

Muitos cristãos, nesse momento, estão sofrendo muito com a dor da rejeição, estão desesperados e não sabem o que fazer para resolver seus problemas.

Outros, se sentem perdidos e estão cansados de lutar. 

Sem falar dos que estão desanimados e pensam em desistir de tudo…

Nós precisamos fazer algo para ajudar essas pessoas.

Existem mães sendo rejeitadas pelos filhos e, por outro lado, temos filhos sendo rejeitados pelos pais. 

Temos muitas pessoas que foram rejeitadas e abandonadas pela própria família.

Infelizmente, existem esposas que rejeitam os seus maridos e maridos que desprezam e rejeitam as suas esposas. 

Além disso, existem pessoas sendo rejeitadas até mesmo dentro das igrejas.

Eu e você, juntos, podemos levar esperança para esses cristãos que sofrem tanto.

Uma simples mensagem pode mudar totalmente a vida de uma pessoa que está sofrendo muito!!

Já pensou que Deus quer usar você como resposta de oração? 

Ouse ser a resposta da oração daqueles que se sentem perdidos e não sabem o que fazer.

Tenha fé e ouse ser a resposta de jovens desesperados, clamando por ajuda, que já perderam todas as esperanças.  

Ouse ser a resposta daqueles que querem conhecer a Deus, mas, não possuem pessoas por perto para ensinar o caminho… 

Não tenha medo e ouse ser a resposta daqueles que nunca oraram, mas também são alvos do amor de Deus.  

Como ser a resposta? 

R: Sendo instrumento nas mãos de Deus.  

Não existe maior sentido na vida do que ser o que Deus quer que você seja.

Portanto, quando você sentir que Deus deseja que você abrace alguém, abrace !!

Quando sentir o desejo de visitar alguém, visite! Fale do Evangelho para todas as pessoas que puder e não tenha medo!

Jesus conta com você!

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Não deixe o mundo te colocar para baixo te fazendo acreditar que você é a pior pessoa do mundo.

Jesus te ama muito e para Ele você tem muito valor !!

Portanto, ignore a voz do mundo (que exalta os seus defeitos) e ouça mais a voz de Deus (que vê em você muito valor).

Infelizmente, você não é a única pessoa sofrendo hoje desse mal.

Em Deus nós ganhamos força emocional para vencer essa dificuldade. Busque ao Senhor com todas as suas forças e não desista Dele porque Ele ainda não desistiu de você !!

Caso tenha gostado deste conteúdo, peço que compartilhe com seus amigos e me ajude a levar o ensino da palavra ao maior número de pessoas possíveis.

Ficou com dúvidas sobre algum ponto do artigo?

Deixe a sua pergunta nos comentários porque vou respondê-la assim que possível.

Deus te abençõe e até mais!

Atenção! Descubra agora porque a sua vida não muda ⬇️

😊 Se inscreva no nosso canal do Youtube 😊

3 Comentários


  1. Eu aceitei jesus no ano 1999 de lá para cá passei por muitas coisas na vida, sempre me sentir excluído pelo os líderes ao longos destes anos de fé, só que ultimamente as coisas pioraram muito para me, meu pastor sempre reclama de me que sou faltoso nós trabalhos da igreja, só que não sinto firmeza no que ele fala as acho que ele só quer me agradar de momento, não vejo o cuidado dele comigo, nunca me chamou para eu sair com ele em visitas e compromissos do ministério, sempre vejo ele sair com os outros obreiros, já reclamei para ele em diversas ocasiões ele sempre tem os seus motivos para se sair dos meus questionamentos, quando se gosta de verdade tem outra atitudes, faz tempo que vivo muito triste ministerialmente, já não sei que fazer, meus filhos minha esposa está nesta igreja a muito tempo tenho medo sair e desagregar minha família, sofro calado a muito tempo. Tem coisas na vida que basta uma palavra para agente se sentir feliz e ter paz

    Responder

    1. A paz do Senhor,

      Essa questão é mais delicada porque envolve outras questões que precisam de atenção.

      Vou conseguir te ajudar melhor no privado

      Me chama no zap do projeto 11 9 6339 4910

      Deus abençoe

      Responder

  2. A paz do Senhor. Esse texto foi muito bom . Estou estudando ele. Chegou num momento muito tenebroso na minha vida, está sendo uma auto ajuda.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *