Maturidade Espiritual – O que significa ser um cristão maduro? 

Maturidade Espiritual – O que significa ser um cristão maduro? 

Será que você, como cristão, possui maturidade espiritual? Você sabe o que significa ser um cristão maduro na fé?

Neste post, vou explicar com detalhes o que significa ser um cristão maduro na fé e quais são as características de um cristão imaturo na fé. 

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

1 Coríntios 13:11

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

O que é maturidade espiritual? 

A maturidade está relacionada a ser uma pessoa madura. 

Maduro possui o significado de algo que atingiu o seu completo desenvolvimento.

No mundo espiritual (devido ao pecado e aos desejos malignos da nossa carne), nunca vamos estar completamento desenvolvidos (enquanto estivermos neste mundo terreno).

No entanto, um cristão maduro na fé é aquele que alcançou (pelo menos) o desenvolvimento básico na fé cristã e, por esse motivo, está fazendo a vontade do Senhor com maestria, ou seja, com qualidade.

Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus.

Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça.

Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

Hebreus 5:12-14

Um cristão que possui maturidade espiritual possui uma postura “adequada” diante das dificuldades do dia-a-dia.

Por outro lado, o cristão imaturo é aquele que age de maneira inadequada, por exemplo, é aquele que possui atitudes infantis ou de uma pessoa que não evoluiu na fé e na comunhão com Deus. 

Você é um cristão maduro ou imaturo na fé?? 

Existem momentos na nossa caminhada que pensamos que somos maduros ou que já superamos certas fragilidades.

No entanto, Deus vem e nos mostra que ainda não estamos totalmente desenvolvidos em certas áreas da nossa vida. 

Por isso, abaixo segue uma lista de características que indicam que um cristão é realmente maduro ou não…

Características de um cristão que não possui maturidade espiritual

frutos da carne e frutos do espírito

1° O cristão imaturo não aceita ser corrigido

O cristão imaturo não aceita ser corrigido e tem dificuldades para liberar perdão.

Além disso, ele não se sente bem quando é contrariado. 

São pessoas que colocam o próprio ego na frente de tudo e valorizam mais a própria honra do que a vontade de Deus.

O cristão que possui maturidade espiritual “gosta” de ser corrido.

No sentido oposto do cristão imaturo, uma pessoa que possui maturidade espiritual, ou seja, que é madura na fé, é aquela que aceita e, às vezes, até sente prazer em ser corrigida.

Isso acontece porque o maior propósito dela é agradar a Deus e toda vez que ela é corrigida ela sente que se aproxima mais de alcançar o seu desejo de agradar mais ao Senhor.

2° Um cristão imaturo costuma ser intolerante com o erro dos outros.

blasfêmia contra o Espírito Santo - estudo bíblico

O cristão que possui maturidade espiritual consegue ser “misericordioso”…

Um cristão imaturo na fé, é aquele que não tolera os erros dos obreiros da sua igreja, dos seus líderes e pastores. 

Por exemplo, falhas são imperdoáveis e um único erro já é o suficiente para ele querer sair da igreja. 

Os imaturos são pessoas que desejam que os irmãos tenham paciência e sejam misericordiosos com eles, mas, no sentido oposto, eles não se esforçam para ter paciência e misericórdia com os outros.

Por outro lado, uma pessoa madura na fé é aquela que compreende que todas as pessoas erram.

Além disso, um cristão que possui maturidade espiritual entende que, o único que é perfeito é Cristo. 

O cristão maduro na fé tem mais paciência com os erros dos outros e não pensa em desviar toda vez que um obreiro falha com ele ou com a igreja.

Importante: As pessoas maduras na fé, ou seja, as pessoas que possuem maturidade espiritual, não são tolerantes com o pecado.

Isto é, elas combatem o pecado da liderança da igreja, mas, fazem isso de forma sábia e não pensam em abandonar Jesus por causa dos erros das pessoas.

Naturalmente, pessoas maduras na fé se mudam de igreja quando percebem que não concordam com a postura dos seus líderes.

3° O cristão imaturo coloca uma expectativa muito grande nas pessoas

estudo sobre o fruto do espírito

O cristão que possui maturidade espiritual coloca suas expectativas apenas em Deus.

Um cristão imaturo é aquele tipo de pessoa que se desvia da fé quando vê escândalos envolvendo grandes líderes cristãos.

A Bíblia Sagrada nos ensina que devemos colocar todas as nossas expectativas em Deus e não nas pessoas.

Todos falham, porém, Deus nunca falha.

O cristão que possui maturidade espiritual não pensa em largar Jesus toda vez que ouve ou fica sabendo sobre um escândalo envolvendo pessoas famosas no mundo cristão. 

É normal sentir-se triste, mas, pensar em largar Jesus por causa do erros de outras pessoas é um sinal de imaturidade.

4° Um cristão imaturo acredita que pode ser crente sem frequentar uma igreja

No livro de Hebreus, está escrito:

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.

Hebreus 10:25

Portanto, não é possível ter comunhão com Deus sem ter comunhão com a igreja (a noiva) do Senhor.

O cristão que possui maturidade espiritual, maduro na fé, tem a consciência de que precisa cultuar e buscar a Deus “também” na igreja. 

Por outro lado, o cristão imaturo na fé acha que pode cultuar em casa e que não precisa frequentar uma igreja para ser cristão.

5° O cristão imaturo pode ter muitos anos de “crente” e ainda não conhecer o básico da palavra de Deus.

Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

Assim faremos, se Deus o permitir.

Hebreus 6:1-3

Você conhece alguém que, mesmo estando há vários anos dentro da igreja, ainda não conhece o básico da Bíblia??

Por exemplo, o básico na vida do cristão é obedecer a palavra de Deus, mas, como obedecer uma palavra que você não conhece? 

O cristão que possui maturidade espiritual tem o conhecimento bíblico básico para poder responder às principais dúvidas de um novo convertido (sem consultar o Google).

Além disso, uma pessoa realmente madura na fé e que possui mais de 5 anos sendo cristão, precisa ter lido a Bíblia inteira pelo menos 1x.

Portanto, se você possui vários anos como cristão (mais de 5 anos) e ainda não leu a Bíblia inteira ao menos 1x, sinto muito em ter que dizer que você está em falha. 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

2 Timóteo 3:16-17

6° Um cristão imaturo acha que tudo é culpa do diabo ou que tudo é luta espiritual

Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?”

Nós, porém, temos a mente de Cristo.

1 Coríntios 2:15-16

Não são todas as dificuldades do cristão que são culpa do diabo. 

Por exemplo, muitas vezes o cristão sofre por falta de sabedoria, consequências de um pecado ou por fruto da rebeldia em não querer fazer a vontade de Deus. 

Portanto, o cristão que possui maturidade espiritual sabe que nem tudo se resolve com oração e ele também reconhece que as suas ações podem trazer consequências negativas que vão trazer muita dor e sofrimento.

7° O cristão imaturo é “desequilibrado”

como desenvolver o fruto do Espirito - estudo biblico

O cristão que possui maturidade espiritual sabe ser “equilibrado”.

Ter equilíbrio é muito importante para ter um ministério frutífero.

O cristão imaturo pode supervalorizar a oração e desprezar a importância de estudar, ou seja, tudo para ele (a) se resolve através de revelações…

Por outro lado, também temos um grupo de cristãos que super valorizam os estudos e menosprezam o poder da oração, ou seja, são pessoas que estudam muito, mas, não possuem intimidade com Deus. 

O cristão maduro na fé, é aquele que sabe que tem que estudar muito e, ao mesmo tempo, reconhece que sem o Espírito Santo ele nada pode fazer.

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

2 Pedro 3:18

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Neste post, citei os principais pontos que indicam se o cristão é maduro ou imaturo.

Além dos pontos citados aqui, existem vários outros pontos que somente Deus pode nos mostrar (porque são questões mais íntimas de cada um). 

A maturidade na fé nos ajuda a vencer dificuldades, suportar a dor e lidar com os mais diversos tipos de problemas, ou seja, o cristão maduro sofre menos. 

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e, se em algum aspecto, vocês pensam de modo diferente, isso também Deus esclarecerá.

Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.

Filipenses 3:12-16

Veja também: 8 tipos de pecados sexuais mais terríveis na Bíblia. Será que você já cometeu algum deles?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *