Ser gay é pecado? Efeminados e Sodomitas: Quem são eles?

Ser gay é pecado? Efeminados e Sodomitas: Quem são eles?

Ser gay é pecado ou não? Porque o homossexualismo é pecado para muitos líderes cristãos?

Neste post, vou te mostrar os principais versículos bíblicos que falam a respeito do homessexualismo. 

Muitos cristãos possuem dúvidas sobre esse assunto e no decorrer deste artigo vou respondê-las da melhor forma possível. 

Porque o homossexualismo é pecado?

ser lgbt é pecado

Na Bíblia Sagrada, o principal versículo que fala sobre o tema está no livro de 1 Coríntios, onde está escrito:

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

1 Coríntios 6:9,10

O que significa Efeminado e Sodomita? E Porque esses termos são usados para dizer que ser gay é pecado? 

homossexualismo é pecado

Logo abaixo, vou explicar com mais detalhes o significado de cada nome e porque eles são associados ao homossexualismo para justificar que ser gay é pecado.

Com certeza, após a leitura dessa explicação, vai ficar muito mais fácil compreender o que a palavra de Deus fala sobre o assunto.

Veja agora, o significado da palavra Efeminado

No dicionário da língua portuguesa, a palavra Efeminado tem o seguinte significado:

Efeminado é o mesmo que Afeminado, e, é aquele que se tornar semelhante a uma mulher, ou que perde as características masculinas, assumindo outras mais associadas ao sexo feminino.

Em outras palavras, é o indivíduo que deixou de possuir modos viris; isto é, quem é muito delicado e sensual; aquele que expressa fragilidade e fraqueza.

O termo efeminado aparece na Bíblia no Livro de 1 Coríntios, cap.06, onde está escrito:

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

1 Coríntios 6:10

Além disso, na tradução bíblica NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje), e também na Tradução Bíblica NVI (Nova Versão Internacional), o termo efeminado já está sendo traduzido como homessexual. 

Por exemplo, em 1 Coríntios 6:9,10 na Tradução NTLH está escrito:

Vocês sabem que os maus não terão parte no Reino de Deus. 

Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os caluniadores e os assaltantes não terão parte no Reino de Deus. 

1 Coríntios 6:9,10 NTLH

Agora, na Tradução NVI , temos uma citação mais específica, e nela está escrito:

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? 

Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

1 Coríntios 6:9,10 NVI

O que significa Sodomita e porque a sodomia é associada ao pecado de ser gay? 

ser homossexual é pecado

Sodomita é todo aquele que pratica sodomia.

Significado de Sodomia: De acordo com a definição dos dicionários de língua portuguesa, a sodomia é a prática de sexo anal entre um homem e outro homem ou entre um homem e uma mulher.

Logo a seguir, separei para você conferir, mais algumas passagens bíblicas que falam sobre a sodomia:

Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá Sodomita dentre os filhos de Israel.

Deuteronômio 23:17 – ACF

Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,

Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,

1 Timóteo 1:9,10

Veja também: Masturbação é pecado? Saiba o que fazer.

Conteúdo complementar: Como vencer o vício em masturbação [Estudo Bíblico]

Conheça agora, outras passagens na Bíblia que indicam que ser gay é pecado

é pecado ser lgbt

Além das citações que estudamos acima, também temos mais outras passagens na bíblia que falam sobre o homossexualismo.

Por exemplo, no livro de Levítico, Deus entrega várias ordens a Moisés sobre o modo como o povo de Israel deveria se comportar e, entre as várias leis que o Senhor entregou a Moisés, uma delas dizia o seguinte:

Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante.

Levítico 18:22

Além do Livro de Levítico, temos uma outra citação sobre o homossexualismo no livro de Romanos, onde está escrito: 

Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.

Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. 

Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.

Romanos 1:24-27

Como resultado, após analisar todas essas passagens bíblicas e, além disso, pesquisar o significado das palavras utilizadas pelos tradutores da palavra de Deus; todos os líderes cristãos (ou pelo menos a grande maioria) chegaram à conclusão de que ser gay é pecado. 

Portanto, toda espécie de relacionamento amoroso que seja entre dois homens ou duas mulheres não tem a bênção do Senhor e não é reconhecido como casamento pelas igrejas cristãs, caso ocorra uma união no cartório civil.

Você sabia?

estudo biblico com pergunta anonima

A palavra de Deus também condena outras práticas sexuais, como por exemplo, o incesto e a zoofilia.

Estudamos a Bíblia juntos e descobrimos que ser gay é pecado.

Além do homossexualismo, Deus também fala ao seu povo que eles não deveriam praticar incesto (sexo entre membros da mesma familia),  zoofilia (sexo com animais) e adultério (sexo que se carateriza como traição conjugal). 

Conheça agora, a passagem bíblica que fala sobre incesto e zoofilia

O Senhor Deus deu as seguintes ordens para os homens de Israel: Não tenha relações sexuais com uma mulher que seja sua parenta. 

Não tenha relações com a sua mãe; isso seria uma vergonha para o seu pai e também para a sua mãe. 

(…)

Não tenha relações com a sua irmã, seja por parte de pai e de mãe ou somente por parte de pai; e não importa que ela tenha sido criada na mesma casa ou em outra. 

Não tenha relações com a sua neta; isso seria uma vergonha para você. Não tenha relações com a sua irmã por parte somente de pai, pois ela é irmã mesmo. 

Não tenha relações com a sua tia, seja por parte de pai ou por parte de mãe. Não tenha relações com a mulher do seu tio por parte de pai, pois ela é sua tia. 

Não tenha relações com a sua nora. Não tenha relações com a sua cunhada; isso seria uma vergonha para o seu irmão. 

Não tenha relações com a filha ou a neta de uma mulher com quem você já teve relações; é possível que ela seja sua parenta, e isso seria uma imoralidade. 

Não case com a sua cunhada, irmã da sua esposa, enquanto esta estiver viva. Isso criaria inimizade entre as duas irmãs.

Não tenha relações com uma mulher durante a menstruação. Não tenha relações com a mulher de outro homem; isso torna você impuro. 

Nenhum pai deverá entregar o filho ou a filha para servir o deus Moloque. Isso seria profanar o santo nome de Deus, o Senhor. 

Nenhum homem deverá ter relações com outro homem; Deus detesta isso. Ninguém, homem ou mulher, deverá ter relações com um animal; isso é uma imoralidade, e a pessoa fica impura.

Levítico 18:6-23 NTLH

Atenção! Isso pode te livrar de muitas dores

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Caso tenha gostado deste conteúdo, peço que compartilhe com seus amigos e me ajude a levar o ensino da palavra ao maior número de pessoas possíveis.

Ficou com dúvidas sobre algum ponto do artigo?

Deixe a sua pergunta nos comentários porque vou respondê-la assim que possível.

Deus te abençõe e até mais!

Veja também: 8 tipos de pecados sexuais mais terríveis na Bíblia. Será que você já cometeu algum deles?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

7 Comentários


  1. Conteúdo muito bom e útil para podermos aprender e repassar para outras pessoas, Deus abençoe.

    Responder

      1. Conteúdos bíblicos muitos relevantes para aprender mais sobre a palavra de Deus.

        Responder

  2. Uma ótima descrição de esclarecimento nobre e muito útil ao cidadão que por ventura busca o Reino de Deus.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *