Como lidar com o sentimento de fracasso e ser feliz? [Estudo Bíblico]

Como lidar com o sentimento de  fracasso e ser feliz? [Estudo Bíblico]

Você possui um sentimento de fracasso constante? O que fazer?

Neste post, vou abordar situações onde nos sentimos fracassados, dificuldades e desafios que mexem com o nosso psicológico e nos deixam “pra baixo” e também vou entregar para você estratégias para que você se sinta mais motivado diante das várias lutas e dificuldades que enfrentamos diariamente.

A vida é feita de altos e baixos, ou seja, existem fases onde nós estamos muito bem e existem fases onde nós estamos muito mal.

O que você não deve aceitar é viver com um sentimento de fracasso por muitos anos.

Quando enfrentamos muitas dificuldades por um período muito longo, quando as coisas começam a dar errado ao mesmo tempo ou quando ficamos frustrados em várias áreas da nossa vida; ficamos tristes e desmotivados.

Nessas ocasiões começamos a desenvolver (internamente) um sentimento de fracasso constante. 

Esse sentimento de fracasso constante pode derrubar a sua autoestima, te levar a perder o prazer pela vida e se não for tratado adequadamente, ao longo dos anos, pode te conduzir a uma depressão ou crise de ansiedade. 

Por isso, é muito importante identificar os períodos onde você sente forte sentimento de fracasso e tratar essas situações para que elas não se tornem frequentes na sua vida. 

O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas – Salmos 34:19

Você está sofrendo muito? Possui lutas diversas e já não sabe mais o que fazer??

Você se sente inferior às pessoas a sua volta? 

Possui dificuldades para lidar com a rejeição? Sofre muito por sentir que as pessoas não te amam e não te valorizam como você gostaria de ser amado (a) e valorizado (a)? 

Você possui dificuldade para se relacionar com as pessoas e sofre quando tem a sensação de que ninguém gosta de você ou quando sente que as pessoas te desprezam? 

Infelizmente, hoje existem muitas pessoas sofrendo por esses mesmos motivos, por isso, se você se identificou com um ou mais pontos, não se culpe, você não está só… 

Muita gente se sente assim… 

Na busca por “sentir-se amado (a)”, algumas pessoas tentam agradar todo mundo na esperança de ser aceito, valorizado e receber mais amor. 

O problema é que ao tentar agradar a todos, nós encontramos pessoas que só nos procuram quando precisam de ajuda e, depois que recebem o que querem, nos deixam de lado, nos abandonam ou nos desprezam. 

Esse tipo de experiência aumenta a sensação de abandono, rejeição e de ser desvalorizado (a).

Você já experimentou situações assim? Eu já vivi tudo isso e sei como é muito doloroso. 

Mas não se desespere… Seja forte !! Ainda existe uma esperança…

Descubra agora, o passo a passo para se tornar mais forte emocionalmente, eliminar grandes sofrimentos, melhorar sua autoestima e autoconfiança e ainda mudar de vida radicalmente em poucos dias.

Preparei especialmente para você um manual prático que vai te ensinar vários métodos diferentes para você conseguir superar dificuldades diversas e vencer na vida.

Para acessar este manual prático e se tornar um vitorioso(a), basta clicar aqui, ou no banner abaixo. 

Vitoriosos - Manual Prático da Autoestima

Agora, vamos ao conteúdo…

Qual é a origem do seu sentimento de fracasso? 

Muitas vezes, nos sentimentos fracassados quando tentamos fazer algo e não dá certo ou quando desejamos alcançar algo e não conseguimos.

Existem obstáculos ocultos, que nos impedem de fazer ou de alcançar muitas coisas e, muitas vezes, nós não conseguimos enxergar esses obstáculos. 

Por não conseguir fazer ou alcançar certas coisas, por não ver coisas boas acontecendo em nossa vida, começamos a alimentar dentro de nós um sentimento de fracasso constante.

Geralmente, os obstáculos que não conseguimos enxergar e que nos impedem de mudar (ou vencer) são: 

  • Desobediência: a pessoa insiste em não obedecer a Deus e tudo começa a dar errado, mesmo assim, alguns insistem em rejeitar a orientação do Senhor e não querem abandonar o pecado.
  • Orgulho: a pessoa precisa de ajuda, mas o orgulho próprio é grande demais e ela não pede ajuda, por isso, ela fracassa constantemente.
  • Falta de sabedoria: a pessoa acha que sabe fazer o certo, mas na verdade ela está fazendo tudo errado e por isso fracassa constantemente.
  • Falta de uma forte motivação: a pessoa desiste facilmente logo nos primeiros obstáculos e a vida nunca muda, ela fracassa constantemente.
  • Inconstância: a pessoa não consegue perseverar em fazer o certo até conquistar resultados e a falta de resultado traz o sentimento de fracasso.
  • Crença limitante: a pessoa não acredita ser capaz devido a bloqueios internos que a impedem de agir e, por não agir, ela se sente fracassada.

Esses obstáculos citados acima são apenas alguns, existem vários. Como são questões internas (relacionadas ao interior de cada indivíduo) é mais difícil identificar.

Você já parou para pensar que, talvez você está experimentando o sentimento de fracasso porque você não está fazendo a vontade de Deus?

O pecado nos conduz ao fracasso e a obediência nos conduz à vitória. A Bíblia fala sobre a consequência do pecado no livro de Deuteronômio:

Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão: Vocês serão amaldiçoados na cidade e serão amaldiçoados no campo.
A sua cesta e a sua amassadeira serão amaldiçoadas.


Os filhos do seu ventre serão amaldiçoados, como também as colheitas da sua terra, os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. Vocês serão amaldiçoados em tudo o que fizerem.

Deuteronômio 28:15-19

Além do pecado, você sabia que talvez a sua vida está um caos por falta de sabedoria?

São palavras duras (eu sei), mas, quando buscamos a Deus de forma sincera, o Senhor nos mostra “quem realmente nós somos” e a nossa máscara cai e descobrimos todos os obstáculos ocultos que nos impedem de mudar.

Deus abre os nossos olhos para todos os nossos pecados e erros que nos impedem de mudar (até os ocultos).

Muitas vezes sofremos e a nossa vida não muda porque não buscamos a orientação de Deus ou porque não obedecemos a Deus. 

O Senhor sabe quais são os verdadeiros obstáculos que te impedem de mudar e como vencer cada um deles.

No livro de Salmos a bíblia diz:

Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus,

que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!

Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho;

elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham.

Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo. O mesmo não acontece com os maus; eles são como a palha que o vento leva – Salmo 1:1-4 NTLH

A Bíblia diz que tudo o que o servo de Deus faz dá certo. Então porque muitos cristãos experimentam o sentimento de fracasso? 

A resposta é simples: muitos cristãos não consultam a Deus antes de iniciar seus planos ou projetos. 

As pessoas que Deus diz que “tudo que elas fazem dá certo”, são apenas aquelas que, além de obedecer a Deus, também costumam consultar o Senhor antes de fazer qualquer coisa.

Deus conhece o nosso passado, o nosso presente e também sabe o que vai acontecer em nosso futuro.

Ele sabe o que está por vir e qual é o melhor caminho que devemos seguir para vencer lá na frente. 

Agora pense nisso: Quantas vezes nós fracassamos, nós sofremos e nos frustramos simplesmente porque não consultamos a Deus logo no início de tudo?

Dessa vez faça diferente. Chame Jesus para a batalha e consulte a Deus em oração.

Ore e pergunte ao Senhor: 

“Meu Deus, o que eu devo fazer nessa situação para me tornar um vencedor ou uma vencedora? Qual é o melhor caminho? Meu projeto vai dar certo nesse ritmo que estou vivendo?”

Entenda isso: É DO INTERESSE DO SENHOR QUE VOCÊ SEJA FELIZ mesmo porque quando um servo de Deus vence o nome do Senhor é glorificado.

Caso você se sinta inseguro ou insegura para falar com Deus e não saiba como orar, leia o artigo abaixo: 

Leia também:  Com ter intimidade com Deus e ouvir a voz Dele?

Como saber se estou “alimentando” um sentimento de fracasso?

As pessoas que alimentam o sentimento de fracasso, possuem algumas características em comum, por exemplo:

  • Pensam em desistir de tudo com frequência (pensam entregar cargo na igreja, se separar, desistir da vida, pensamentos suicidas ou pensamentos de desespero)
  • Perdem o prazer pela vida, ou seja, tudo parece ser uma enorme fonte de sofrimento
  • Deixam de acreditar na própria capacidade e se sentem incapazes de executar grandes projetos ou de liderar pessoas
  • Não conseguem acreditar que o futuro será melhor e enxergam, na morte, uma fuga para o seu sofrimento
  • Sentem muito medo de fracassar e evitam novos desafios
  • Não conseguem ter paz no coração porque não sabem o que fazer para melhorar de vida

Como vencer o sentimento de fracasso constante?

Vamos lá, vou te passar aqui, estratégias que vão te ajudar na sua jornada. Essas estratégias precisam ser adaptadas para a sua vida e para a situação que te traz o sentimento de fracasso constante.

1° passo: Faça uma análise pessoal sincera da sua vida e das suas ações

Analise cuidadosamente a sua vida e as suas ações.

Durante esse período de análise (ou de autoconhecimento) você deve responder (com sinceridade) as seguintes perguntas:

  • Qual é a situação que faz eu me sentir um fracasso? Casamento? Carreira? Ministério? Vida sentimental? Finanças? 
  • Porque eu me sinto um fracasso nessa área? Exemplos: me sinto mal porque ganho pouco e toda minha família ganha bem, me sinto mal porque estou quase divorciado e ainda amo minha esposa (ou marido), etc…
  • O que você está fazendo para mudar essa situação que faz você se sentir um fracasso? Por exemplo, existem pessoas que se sentem mal por estar “acima do peso”, mas, não fazem nada para “perder peso” e isso faz a sensação de fracasso criar raízes em seus corações.
  • Nos últimos meses, “o que você fez de diferente” para superar essa sensação de fracasso? Se você tiver a mesma atitude, provavelmente você vai experimentar os mesmos resultados.

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

– Albert Einstein

Muitas pessoas desejam uma coisa, mas, com as suas ações escolhem outra. 

Por exemplo, muita gente deseja prosperar, mas ganha 2 mil e gasta 4 mil por mês.

Portanto, o desejo é prosperar, mas, com as suas atitudes (ganhar 2 mil e gastar 4 mil) essa pessoa escolheu (de forma inconsciente) viver no vermelho para o resto da vida.

Esse princípio se encaixa em qualquer área da sua vida. Por isso, responda para si mesmo(a): 

  • As suas ações estão de acordo com os seus desejos? 

O que pesa mais no final não aquilo que você deseja, mas, aquilo que você faz (suas atitudes).

Caso as suas ações não estejam de acordo com os seus desejos, esse sentimento de fracasso constante não vai passar e a sua vida não vai melhorar.

Pense nisso!

2° Passo: Não busque soluções temporárias, busque soluções definitivas para alcançar mudança de vida e se livrar do sentimento de fracasso constante

Uma solução temporária é o mesmo que tratar os sintomas.

Agora, a solução definitiva é o mesmo que tratar a causa, a raiz do problema ou sintoma.

Vou usar como exemplo, um famoso provérbio chinês:

Dê um peixe a um homem faminto e estará alimentando-o por um dia. Ensine esse mesmo homem a pescar e estará alimentando-o pela vida inteira. – Provérbio chinês.

Analisando o provérbio: A fome é o sintoma e o fato do faminto “não saber” caçar é a raiz do sintoma (ou problema).

Matar a fome do faminto é uma solução temporária e ensinar o faminto a caçar a sua própria comida é uma solução definitiva para este problema.

Qual é a raiz da sua dor?

Para se livrar do sentimento de fracasso constante, é muito importante descobrir a raiz desse sentimento de fracasso. 

Por exemplo, vamos imaginar que uma pessoa está sofrendo de uma forte dor de cabeça. A dor de cabeça é um sintoma de que algo no corpo não está bem. 

Essa pessoa vai à farmácia e compra um remédio para se livrar da dor. Aqui, ela está tratando o sintoma. 

A dor de cabeça passa, mas volta no dia seguinte. Novamente a pessoa toma mais um remédio e a dor passa, mas, volta no outro dia. 

Em um determinado momento, a pessoa se cansa de tomar remédios, todos os dias, para dor de cabeça e vai procurar um médico especialista.

Durante a consulta ela descobre que possui um problema na visão. 

Portanto, é por causa desse problema de visão que ela sente tantas dores de cabeça. 

Após fazer óculos para resolver o problema na visão a dor de cabeça some e não volta mais. Aqui a pessoa tratou a causa, a raiz da dor. 

Os óculos representam a solução definitiva, enquanto o remedinho para dor de cabeça era uma solução temporária.

O sintoma era a dor de cabeça e a causa, a raiz daquela dor, era o problema de visão.

Eu citei um problema de saúde como exemplo, mas, isso se encaixa em qualquer área da sua vida: área financeira, familiar, espiritual, casamento, vida profissional; qualquer área mesmo.

Procure sempre “cortar o mal pela raiz”

Sempre concentre o seu foco e as suas energias em tratar a raiz (a causa do problema) e não os sintomas…

Por exemplo, existem pessoas que vivem endividadas e estar endividado é um sintoma de que a vida financeira não anda bem. 

Essa mesma pessoa começa a trabalhar em dois empregos, passa a ganhar mais dinheiro e mesmo ganhando mais, ela continua endividada e sabe por quê?

Porque a raiz das dívidas não é a falta de dinheiro, mas o fato de a pessoa gastar muito mais do que ganha (ainda que ela ganhe bem).

Existem mulheres que buscam desesperadamente ajuda para o seu casamento que está em crise e pedem oração, fazem campanha, pedem conselhos e mesmo assim o casamento não melhora e sabe por que?? 

Porque a raiz da crise não é a ação do diabo ou a falta de oração e sim a falta de sabedoria da mulher na hora de falar com o esposo. 

Ela não perdoa as falhas do marido, joga na cara dele o tempo todo que ele é um fracassado e quer brigar com ele o tempo todo até por coisas pequenas. 

O marido dessa mulher não aguenta a situação e pede o divórcio.

Agora responda para si mesmo ou para si mesma: Qual é a verdadeira raiz ou causa das suas maiores dores?? O que fazer para cortar esse mal pela raiz??

Sentimento de fracasso: Você está buscando formas de cortar esse mal pela raiz? 

Vamos trazer essa questão de sintomas e as causas dos sintomas para os seus problemas pessoais: qual é a raiz dessa situação que te causa o sentimento de fracasso?  

Nos últimos dias, você está se concentrando em resolver sintomas e trazendo para sua vida soluções temporárias? 

Ou você está indo direto na raiz das suas dificuldades e buscando soluções definitivas para a sua vida para se livrar de uma vez por todas do sentimento de fracasso?

Chega de soluções temporárias, de hoje em diante você deve buscar soluções definitivas. 

Olha só o que a Bíblia diz sobre solução definitiva para todas as dores do mundo:

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou

Apocalipse 21:4 – NVI

Todos os sonhos possuem um propósito e um sonho realizado nos ajuda a vencer o sentimento de fracasso

Todas as pessoas possuem sonhos e todos os sonhos possuem o mesmo propósito: alcançar a felicidade, ter paz e experimentar o amor. 

Algumas pessoas acreditam que para ser feliz é preciso ter uma casa grande e bonita, um carro de luxo, um emprego com um salário bem alto; outros acreditam que vão ter paz quando se tornarem ricos e alcançarem a tão sonhada estabilidade financeira.

Outros acreditam que só vão conhecer o amor depois que se casarem e por aí vai…

Todos os sonhos e desejos levam ao mesmo propósito: ter paz, amor e alegria.

Olha só o que a bíblia fala sobre isso:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

– Gálatas 5:22-23

O Senhor é bem mais do que suficiente para nos fazer felizes e realizados. 

Deus nos promete entregar justamente, a paz, o amor e a alegria. 

Para alcançar tudo isso, não precisamos conquistar várias coisas aqui na terra, a única condição que precisamos atender para conseguir tudo isso é sermos obedientes à palavra de Deus e buscarmos pela presença do seu Espírito.

Em outras palavras, Deus é mais do que poderoso para nos dar muito mais do que aquilo que nós precisamos e desejamos. 

Enquanto existem pessoas que acreditam que só vão ter paz depois de serem ricas e estarem ganhando muito dinheiro e não precisarem mais se preocupar com suas dívidas; tem pessoas hoje perdendo noite de sono justamente por ter muito dinheiro (medo de perder a fortuna, medo de sequestro, briga por herança, etc.). 

O dinheiro te dá uma cama luxuosa, confortável, mas quem nos dá um sono tranquilo é Deus. O dinheiro nos ajuda a comprar uma mansão, mas quem nos dá um lar é Deus. 

A verdadeira alegria que você tanto busca não virá através da realização dos seus sonhos ou de ter muita riqueza e fama.

A paz e a alegria virão naturalmente quando o Espírito Santo começar a reinar no seu coração. 

Quando você estiver andando de acordo com a vontade do Senhor, você nem vai precisar pedir e o Senhor vai te dar paz, amor e alegria.

Eu mesmo testemunhei pessoas pobres e bem humildes cheias de Deus e vivendo de forma surpreendentemente feliz. O mundo podia estar desabando e elas continuavam em paz, cheias de amor e alegria.

E porque eu estou falando tudo isso?

Porque diante de tudo isso percebemos que JESUS é a verdadeira solução para a nossa vida e também o único que pode nos transformar em pessoas totalmente realizadas.

JESUS é a solução definitiva para a sua vida.

3° Passo: Desenvolva e coloque em prática um plano de ação para se livrar dessa situação que causa o sentimento de fracasso constante. 

Agora que você já analisou e descobriu o que te deixa mal e porque te deixa mal, você deve criar um plano de ação para vencer, superar todas as situações que te fazem sentir-se um fracasso.

O seu plano de ação deve conter os seguintes pontos:

Para funcionar melhor, o seu plano de ação para vencer o sentimento de fracasso deve possuir a orientação de um especialista

Não estou dizendo que você precisa pagar um profissional para te ajudar. 

Existe muita informação gratuita e de qualidade em blogs, vídeos no youtube e alguns perfis no instagram. 

O que estou passando aqui é a necessidade de você criar um plano de ação usando estratégias indicadas por especialistas no assunto que te causa dor. 

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.

Provérbios 15:22

Muitas vezes, a pessoa fracassa em diversas áreas porque não sabe como fazer as coisas da forma correta.

Portanto, você deve procurar um especialista na área que te causa dor e você deve aprender com esse especialista (de forma gratuita ou paga) novas formas de agir diante das suas dificuldades. 

Por exemplo, se a sua maior dificuldade hoje, aquela que te causa muita dor e sentimento de fracasso é o seu trabalho como líder, busque um especialista em liderança cristã e procure aprender com esse especialista nossas estratégias de liderança. 

Através disso, você vai tomar novas atitudes e obter novos resultados. Esses novos resultados serão positivos e essas pequenas vitórias vão tirar do seu coração a sensação de fracasso constante.

Essa estratégia se aplica em qualquer área da sua vida, ou seja, pode ser usada na área financeira, sentimental, ministerial, saúde, etc.

Por exemplo, se o seu problema é o seu casamento, procure um especialista em casamento cristão saudável. 

Se a sua dificuldade é na área financeira, procure um especialista cristão em finanças pessoais e assim por diante.

A falta de informação gera desespero e o acesso à informação de “qualidade” traz paz e esperança. 

Quando você descobrir novas estratégias para lidar com os seus problemas e quando você ver que outras pessoas enfrentaram a mesma dificuldade e venceram usando tais estratégias, você vai sentir uma alegria e um sentimento de esperança muito grande. 

Por isso, estudar sobre as áreas que causam dor é muito importante e precisa ser feito antes de montar o plano de ação.

O seu plano de ação deve te proporcionar pequenas vitórias no curto prazo para te ajudar a vencer o sentimento de fracasso no longo prazo.

Todas as pessoas que sofrem com o sentimento de fracasso, ficam desanimadas ao longo do tempo por não ver nada acontecer, ou seja, por não ver as coisas mudarem ou evoluírem. 

Sabendo disso, você deve desenvolver um plano de ação que possa te proporcionar pequenas vitórias no curto prazo. 

Essas pequenas vitórias vão te deixar motivado para buscar vitórias maiores e no decorrer desse processo a sua vida muda e o sentimento de fracasso vai embora.

Por exemplo, vamos supor que a sua dificuldade é no casamento. Você estuda com um especialista no Youtube, aprende coisas novas sobre casamento feliz e começa a praticar o que aprendeu… 

No seu plano de ação (para melhorar seu casamento) você coloca como meta sair com a sua esposa (ou marido) 1x por mês. 

Além disso, você coloca como pequena vitória não brigar durante o passeio e fazer seu parceiro (a) sorrir 3x… 

Se você conseguir bater a meta de sair 1x por mês, não brigar durante o passeio e fazer a pessoa sorrir, você já teve uma pequena vitória e essa pequena vitória é algo muito motivador durante um processo de mudança de vida. 

As pequenas vitórias ajudam a pessoa a sentir-se mais confiante, segura e também altera a autoestima da pessoa, diminuindo a sensação de fracasso constante.

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Não fique muito ansioso, a sua mudança de vida acontecerá aos poucos e não “do dia para a noite”.

Respeite o tempo e confie na ajuda do Senhor. 

Saiba que Deus também está interessado na sua vitória, afinal, se você (que é servo ou serva de Deus) vencer, o nome do Senhor também será glorificado. 

Siga a orientação de Deus e não desista de lutar por aquilo que é importante. 

Desejo que a paz do Senhor esteja com você! Até mais!

Veja também: Estou cansada de tudo e de todos… O que fazer? [Estudo Bíblico] ⬇️

Se inscreva em nosso canal no YouTube

2 Comentários


  1. Que Deus continue abençoando sua vida e sua família grandemente, muito obrigado por edta oportunidade q vc esta me proporcionando para o meu crescimento espiritual, estou em casa de recuperação álcool e drogas aonde o tratamento é pela palavra aqui não tem remédio nosso médico é o médico dos médicos, e os vc está fazendo vai me ajudar muito na minha edificação no Senhor Jesus Cristo, Deus abençoe sua vida.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *