Quem é Jesus – Estudo Bíblico.

De acordo com livros históricos, Jesus de Nazaré foi um líder religioso e espiritual que nasceu na Galiléia, na Palestina, por volta do ano 4 a.C.

Além disso, Jesus é considerado o fundador do cristianismo e é reverenciado como o Filho de Deus pelos cristãos.

Agora, e de acordo com a Bíblia? Quem é Jesus? 

Quais são os versículos bíblicos que apontam que Jesus é o filho de Deus? Quais são as profecias bíblicas que diziam que Jesus viria como Salvador do mundo? 

Neste post, vamos descobrir as respostas para essas e muitas outras questões que surgem na cabeça de muitos cristãos. 

Quem é Jesus para nós que somos cristãos? 

Para nós cristãos, Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Salvador do mundo. 

Isto é, a nossa fé (a fé cristã) defende que Jesus nasceu como um ser humano, mas é divino na natureza e é a segunda pessoa da Trindade, junto com o Pai e o Espírito Santo.

Nós cristãos acreditamos que Jesus veio à Terra com um propósito divino de salvar as pessoas de seus pecados e restaurar sua relação com Deus. 

Isto é visto como tendo sido alcançado através de seu sacrifício na cruz, onde ele morreu para pagar pelos pecados da humanidade.

Como resultado, através da fé em Jesus, as pessoas podem ter acesso à vida eterna e ser reconciliadas com Deus.

Jesus também é nosso mestre e professor, e suas ensinanças são sagradas e essenciais para a nossa vida. 

Nosso Senhor Jesus é um perfeito modelo de amor, compaixão e justiça.

Além disso, através da ação do Espírito Santo, Jesus também possui um relacionamento pessoal e amoroso com cada um de seus seguidores.

Jesus é o nosso Senhor e Salvador, o Filho de Deus, o Mestre e Professor, e o modelo de vida e amor.

Versículos na Bíblia que indicam que Jesus é o filho de Deus

Existem vários versículos na Bíblia que indicam que Jesus é o Filho de Deus. 

Aqui estão alguns deles:

Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

1 João 5:5

Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba.

Então veio do céu uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado’.

Lucas 3:21-22

Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

1 João 4:15

Porque Deus amou o mundo tanto que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

– João 3:16

E vocês?’, perguntou ele. ‘Quem vocês dizem que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’.

Respondeu Jesus: ‘Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não foi revelado a você por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.’

Mateus 16:15-17

Eu e o Pai somos um.

João 10:30

Esses versículos apontam que Jesus é o Filho de Deus e que sua natureza é divina. Esta é uma das principais doutrinas do cristianismo. 

Profecias na Bíblia (no antigo testamento) que apontavam para a vinda de Jesus como salvador do mundo.  

Existem muitas profecias no Antigo Testamento que apontam para Jesus como o Messias prometido. 

Aqui estão algumas das mais significativas:

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal:

Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. 

– Isaías 7:14 ACF

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o princípio sobre os seus ombros; e chamar-se-lhe-á maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

– Isaías 9:6

Mas tu, Belém Efrata, pequena para estar entre as famílias de Judá, de ti me sairá aquele que há de ser governador em Israel; e os seus principados foram de tempo antigo, de dia em dia.

– Miquéias 5:2

Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que suscitar-me-ei a Davi um renovo justo, e reinará como rei e será sábio, e praticará o juízo e a justiça na terra.

– Jeremias 23:5

Desprezado e abandonado dos homens, homem de dores e experimentado na doença; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso.

– Isaías 53:3

E o Senhor me disse: ‘Lance isto ao oleiro’, o ótimo preço pelo qual me avaliaram! Por isso tomei as trinta moedas de prata e as atirei no templo do Senhor para o oleiro.

Zacarias 11:13

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

Isaías 61:1

Essas profecias, apontam para o nascimento de Jesus em Belém, sua natureza como o Messias prometido, sua morte sacrificial e sua ressurreição, que são vistos como cumprimentos dessas profecias por muitos cristãos. 

Além disso, essas profecias também são vistas como evidências da natureza divina de Jesus e do propósito divino de sua vida e missão na Terra.

Quem é Jesus de acordo com a Bíblia?

De acordo com a Bíblia, Jesus é o Filho de Deus e o Messias prometido. 

Isto é, Ele é descrito como sendo Deus encarnado, que veio ao mundo como um ser humano para salvar o mundo do pecado. 

A Bíblia nos ensina que Jesus nasceu como o Filho de Deus, sendo concebido por obra do Espírito Santo no seio de Maria.

No Evangelho de Mateus, a Bíblia nos conta sobre isso dizendo:

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. – Mateus 1:18

Além disso, a Bíblia também descreve Jesus como um profeta, ensinador, curador e líder espiritual. 

Durante sua vida na Terra, Jesus realizou muitos milagres, curou os doentes, perdoou os pecados das pessoas e ensinou a mensagem do Reino de Deus.

A Bíblia também relata a morte de Jesus na cruz como um sacrifício expiatório pelos pecados do mundo, e a sua ressurreição, três dias depois, como uma prova de sua natureza divina e de sua vitória sobre a morte.

Por fim, a Bíblia nos ensina que Jesus foi elevado ao céu, onde está sentado à direita de Deus, e que um dia retornará como o Juiz final, para julgar os vivos e os mortos.

Para nós cristãos, Jesus é o Salvador e a fonte da vida eterna, e sua vida, morte e ressurreição são os eventos centrais da história da salvação.

Através da fé em Jesus, as pessoas podem obter a reconciliação com Deus e a vida eterna.

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Durante sua vida, Jesus viajou por toda a Galileia, ensinando sobre o Reino de Deus e realizando muitos milagres e curas, o que lhe rendeu uma grande quantidade de seguidores.

Seus ensinamentos, que enfatizavam o amor e a justiça, desafiaram as autoridades religiosas e políticas da época e o levaram a ser preso e condenado à morte na cruz.

No entanto, a Bíblia nos conta que Jesus ressuscitou três dias depois de sua morte, e a sua ressurreição é uma prova de sua natureza divina e da vitória sobre a morte.

No Evangelho de Mateus, está escrito:

O anjo disse às mulheres:

‘Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito.

Venham ver o lugar onde ele jazia. Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei’.

Mateus 28:5-7

Temos outra citação sobre a ressurreição de Jesus no Evangelho de Lucas onde está escrito:

Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jerusalém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, que diziam:

‘É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!’

Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.

Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: ‘Paz seja com vocês!’

Lucas 24:33-36

Após sua ressurreição, Jesus apareceu a seus discípulos e lhes ensinou antes de ser elevado ao céu.

A vida e ensinamentos de Jesus são registrados nos evangelhos canônicos do Novo Testamento, e nós cristãos, reconhecemos Jesus  como o Salvador e a fonte da vida eterna para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Veja também: Pequei de novo… E agora? Descubra como lidar com pensamentos de acusação e ser mais livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *