O que é vida de oração e como desenvolvê-la [Estudo Bíblico]

O que é vida de oração e como desenvolvê-la [Estudo Bíblico]

Muitas pessoas se perguntam: o que é vida de oração? Como desenvolver uma vida de oração? E como faço para andar no Espírito e não na carne? 

Neste artigo, vou procurar responder todas essas perguntas de uma forma simples de compreender. Leia até o final e descubra como ter uma abençoada vida de oração.

Você sabia?

No mundo espiritual, existe o ciclo da vitória e o ciclo da derrota.

Montei um passo a passo bem simples onde ensino como viver no ciclo da vitória e ter uma mudança radical na sua vida.

Muitas pessoas não conhecem o poder do ciclo da vitória e por isso, vivem sofrendo derrotas constantes.

Você está vivendo em qual ciclo hoje?? O ciclo da vitória ou o ciclo da derrota?

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais …

O que é ter uma vida de oração?

Ter uma vida de oração significa orar todos os dias regularmente.

Para conseguir orar todos os dias, a oração precisa se tornar uma rotina na sua vida. Durante este post, vou te passar dicas e estratégias para que consiga transformar a oração em parte da sua rotina.

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos

Efésios 6:18

Todos os grandes homens e mulheres de Deus (aqueles que são usados tremendamente pelo Senhor) possuem uma vida de oração intensa e oram 2, 3, 4 horas por dia. Alguns até mais do que isso.

Portanto, independente do seu chamado, o caminho para o sucesso é o mesmo, ter uma vida de oração.

Leia também: Como orar corretamente [Estudo Bíblico]

O que preciso fazer para ter uma vida de oração?

1° Amar a Deus sobre todas as coisas para conseguir vencer as tentações e buscar por Deus todos os dias.

Para ter uma vida de oração (conseguir orar regularmente todos os dias) primeiramente é preciso que a pessoa que busca a Deus em oração ame ao Senhor sobre todas as coisas.

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Deuteronômio 6:5

Durante a oração nós conversamos com Deus e imagina você conversando horas com uma pessoa que você não gosta… vai ser uma tortura não é mesmo ??

Por outro lado, se você amar a Deus sobre todas as coisas, passar uma hora ou duas orando e conversando com Deus não será uma tortuta e sim um prazer. 

É por esse motivo que muita gente não consegue sentir prazer na oração. Falta amor… 

Ou seja, essas pessoas não amam a Deus mais do que amam as outras coisas, por isso, ficar orando durante muito tempo se torna uma tortuta para elas.

Além disso, essas pessoas não conseguem ter sensibilidade para sentir o Espírito Santo tocá-las através da oração e por isso, elas não conseguem se aproximar mais de Deus.

Leia também: Como amar a Deus sobre todas as coisas?

2° Colocar Deus como prioridade na sua vida para conseguir desenvolver uma vida de oração.

Sempre vão existir vários compromissos, tarefas importantes, cansaço e afazeres diversos. 

Portanto, se você não colocar Deus na frente de todas essas coisas e não separar um tempo específico só para buscar a Deus, você nunca vai conseguir orar todos os dias.

Todos os dias têm 24 horas … quando estamos cheios de compromissos costumamos dizer que não temos tempo, mas a verdade é que, temos tempo sim. É a oração que deixou de ser prioridade, por isso, arrumamos tempo para tudo, menos para orar.

3° Vença a preguiça e a protelação… elas te impedem de ter uma vida de oração e ter mais intimidade com Deus.

Sabe aquela famosa frase: “-Amanhã eu faço…” 

O problema é que esse amanhã nunca chega, ou seja, entra dia e sai dia e não fazemos aquilo que é importante e deixamos para fazer depois. Como resultado, quando menos esperamos já se passaram vários meses e nada fizemos. Essa é a protelação.

Na sua vida de oração acontece a mesma coisa: 

”Amanhã eu oro, amanhã eu levanto na madrugada, amanhã eu faço aquele propósito …” E assim, vários dias vão se passando e nada fazemos.

Muitas vezes, é a preguiça que nos vence. Por exemplo, temos que orar antes de dormir, mas, a cama está tão confortável (o dia está quente demais ou frio demais). Nós deitamos só um pouco para relaxar e não levantamos mais. 

Tanto a preguiça como a protelação nos impedem de desenvolver uma vida de oração sadia com Deus. 

A preguiça traz um certo prazer, ou seja, a preguiça sempre nos oferece uma recompensa.

Por exemplo: ” -Vou relaxar e descansar hoje e pego firme amanhã.” É assim que nós pensamos, porém, amanhã somos pegos pela mesma armadilha e assim os dias vão se passando e ficamos vários dias seguidos sem orar.

Fuja dessa armadilha, pegue firme na oração. É Deus que vai mudar a sua vida e não o seu trabalho, as suas forças ou os seus amigos. Ore mais, busque mais…

Veja também: Não tenho tempo para orar… O que eu faço? ⬇️

😊 Material complementar 😊

4° Ande com a consciência limpa. Isso aumenta a sua fé e te motiva a buscar mais a Deus em oração.

Andar com a consciência limpa significa evitar toda espécie de pecado possível e parar de fazer tudo aquilo que traz acusação.

Por exemplo, se o fato de orar pouco te traz acusação, comece a orar mais. 

Caso você se sinta mal por não fazer um peŕiodo de jejum ao menos 1 vez por semana, comece a jejuar toda semana, e assim por diante… 

Se livre de tudo aquilo que deixa a sua consciência pesada (seja um pecado ou uma falha cometida com frequência). Através disso a sua fé vai aumentar e você vai conseguir ter a certeza de que Deus vai responder às suas orações.

Na Bíblia Sagrada, nós temos um exemplo da importância de andar com a consciência limpa observando a vida do apóstolo Paulo.

Em Atos dos Apóstolos, capítulo 24, a Bíblia Sagrada traz o relato de um momento onde o apóstolo Paulo estava sendo acusado injustamente por homens poderosos da sua época.

Diante de tais acusações, Paulo se defende usando uma frase que me chamou atenção:

E tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos. Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens. – Atos 24:15,16

Para o apóstolo Paulo, andar com a consciência limpa era tão importante que quando ele entrega orientações para o ministério de Timóteo, Paulo diz:

Conserve a sua fé e mantenha a sua consciência limpa. Algumas pessoas não têm escutado a sua própria consciência, e isso tem causado a destruição da sua fé. – 1Timóteo 1:19 NTLH

Os dois textos bíblicos citados aqui, confirmam a mesma coisa: é muito importante andar com a consciência limpa e essa prática tem o poder de aumentar a sua fé. 

O oposto de ter uma consciencia limpa é viver com o sentimento de acusação e isso abala a sua fé.

Muitas pessoas não oram porque não tem fé que serão respondidas. Essas pessoas perderam a fé porque cometeram pecados (graves ou não) e agora sentem o peso da acusação. 

A acusação de ter pecado contra Deus traz a dúvida se a oração será ou não respondida. Portanto, para fugir da dor e da vergonha, muitos decidem fugir de Deus e passam a evitar momentos de oração com o Senhor.

Ao pé da letra, é impossível fugir de Deus. O que acontece é que muitas pessoas evitam falar com o Senhor por causa da acusação trazida pelos seus próprios pecados.

Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito?

Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás, se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. Se eu voar para o Orienteou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas.

Eu poderia pedir que a escuridão me escondessee que em volta de mima luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão.

Salmo 139: 7-12 NTLH

Por outro lado, quando a pessoa se esforça para evitar a maior quantidade de pecados possíveis, a consciência dela fica limpa (não tem acusação de pecado) e essa “leveza” de consciência aumenta a fé dessa pessoa.

Evitando toda espécie de pecado a sua fé cresce e você ganha motivação para orar (através da certeza de estar perto de Deus).

Quando você comete vários pecados, repetidamente e sem arrependimento a sua fé diminui.

Por outro lado, evitando toda espécie de pecado a sua fé cresce.

Agora, você pode usar esse conhecimento ao seu favor e de forma consciente, você pode aumentar ou diminuir a sua fé. O que você escolhe ??

Ter muita fé vai te motivar a orar mais e, por outro lado, a falta de fé vai te fazer evitar momentos de oração.

Leia também: Como viver em santidade nos dias de hoje?

A oração te ajuda a desenvolver intimidade com Deus e ter intimidade com Deus melhora a sua qualidade de vida.

Se você desenvolver uma vida de oração e conseguir buscar a Deus regularmente todos os dias da forma correta, você vai desenvolver uma profunda intimidade com Deus. 

Deus vai começar a falar com você de várias formas diferentes e o Espírito Santo vai te consolar em muitas áreas que hoje te fazem sofrer tanto. 

Escrevi um Ebook detalhado sobre Como ter intimidade com Deus e como conseguir ouvir a voz Dele. Você pode baixar um Pdf com o conteúdo desse estudo e ler mais tarde offline da onde você quiser.

Para isso, basta clicar na imagem do Ebook; é grátis ⬇️.

Como ter intimidade com Deus e ouvir a voz Dele
👆 Clique na imagem para baixar o Ebook, é grátis.

Entenda, é o fato de buscar a Deus com todas as suas forças que vai mudar a sua vida; todo o resto é ilusão. 

Todas as pessoas desejam a mesma coisa: paz, amor e alegria. 

A bíblia sagrada nos promete que se buscarmos a Deus da forma correta nós vamos manifestar o fruto do Espírito e o fruto do Espírito inclui justamente a paz, o amor, a alegria e outras coisas mais que a humanidade tanto procura.

Deus possui exatamente tudo o que nós precisamos. Somos nós que não buscamos a Deus da forma correta.

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Uma vez por semana, toda quarta-feira, posto um estudo, um vídeo ou um PDF com conteúdo cristão no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

Aquele que ora muito e não vigia perde a batalha orando e aquele que vigia muito e não ora perde forças para a batalha. Ou seja, você precisa orar e vigiar sempre.

Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Mateus 26:41

O conjunto (oração, vigilância e ação) te leva a alcançar bênçãos que pela nossa força nunca alcançaremos.

Peço que encaminhe essa mensagem para as pessoas que você sabe que precisam desenvolver uma vida de oração e me ajude a alcançar mais vida. 

Desejo que Deus te abençoe e que a paz do Senhor Jesus reine em seu coração !! 

Veja também: Verdades que (talvez) nunca te contaram sobre a oração ⬇️

☺️ Siga nosso canal no youtube !! ☺️

4 Comentários


    1. Fica tranquila, orar é conversar com Deus, ou seja, a unica coisa que voce precisa é ser sincera nas suas palavras.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *