Adultério na Bíblia: o que a Bíblia fala sobre o adultério? 

Adultério na Bíblia: o que a Bíblia fala sobre o adultério? 

Você sabia que nem toda traição é um ato de adultério? Além disso, alguém já te explicou que o simples ato de olhar para uma pessoa casada e desejá-la em seu coração já é uma espécie de adultério na Bíblia? 

Neste post, vamos analisar juntos o que a Bíblia fala sobre este tema.

O que é adultério na Bíblia ? 

A palavra adultério é utilizada para se referir a toda espécie de infidelidade conjugal que envolve relações sexuais, desejo sexual ou envolvimento emocional.

No livro do Evangelho de Mateus, Jesus diz o seguinte:

 Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’.

Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 

Mateus 5:27,28 – NVI

Portanto, de acordo com a Bíblia, o simples ato de desejar uma pessoa (estando um dos dois casado) já é caracterizado como adultério.

Por exemplo: é adultério uma pessoa solteira desejar uma pessoa casada (ou vice-versa), e também é adultério uma pessoa casada desejar outra pessoa casada (que não seja seu cônjuge).

Casos de adultério na Bíblia

Adultério na Bíblia no antigo testamento e sua punição

Na Bíblia Sagrada, no antigo testamento, era considerado adultério a infidelidade conjugal que era seguida de relações sexuais. 

Além disso, a condenação para as pessoas pegas em flagrante nesse pecado era a morte.

Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.”

“Se um homem se deitar com a mulher do seu pai, desonrou seu pai. Tanto o homem quanto a mulher terão que ser executados, pois merecem a morte.”

“Se um homem se deitar com a sua nora, ambos terão que ser executados. O que fizeram é depravação; merecem a morte. “

Levítico 20:10-12

Adultério na Bíblia novo testamento e o posicionamento de Jesus.

No antigo testamento a punição para esse pecado era a morte, no entanto, no Novo Testamento, Jesus nos deixou uma nova lei.

Portanto, a partir dos ensinamentos de Jesus, as pessoas que se envolvem no pecado de adultério não devem ser condenadas à morte.

Veja agora, o posicionamento de Jesus sobre o pecado de adultério, conforme descrito no Evangelho de João:

Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus:

 ‘Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério.

Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz? ‘

Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo.

Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: ‘Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela’.

Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão.

Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele.

Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: ‘Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?’

 ‘Ninguém, Senhor’, disse ela. Declarou Jesus: ‘Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado’. 

João 8:3-11

Deus perdoa o adultério na Bíblia ??

Na Bíblia Sagrada, temos o relato de duas pessoas diferentes que cometeram o pecado de adultério e conseguiram ser alcançadas pela misericórdia do Senhor e foram perdoadas.

O adultério de Davi

No antigo testamento, temos o caso do rei Davi que cometeu adultério com Bate Seba, a esposa de Urias. 

Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. 

Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era ela. Disseram-lhe: ‘É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita’.

Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa.

A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida. 

2 Samuel 11:2-5

Após esse pecado, Davi tentou esconder o seu erro e mandou chamar de volta da guerra o marido de Bete Seba, ou seja, o Heteu Urias.

No entanto, Urias não quis ter relações com a sua esposa.

Por isso, Davi decidiu armar uma emboscada para Urias e matá-lo no campo de batalha para conseguir esconder o seu pecado.

Certamente isso não ficaria escondido aos olhos de Deus e, como resultado, algum tempo depois, Deus enviou o profeta Natã para confrontar Davi sobre o seu pecado.

Ao perceber o tamanho da gravidade do seu pecado, Davi caiu em si e se arrependeu:

Então Davi disse a Natã: ‘Pequei contra o Senhor!’ 

E Natã respondeu: ‘O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. ‘

2 Samuel 12:13

Adultério no casamento no tempo de Jesus.

No novo testamento, podemos citar por exemplo o caso da mulher que foi pega em adultério e colocada diante de Jesus, enquanto Ele escrevia na areia.

Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. 

Eles disseram:

— Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso?

Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo.

Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles:

— Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!

Depois abaixou-se outra vez e continuou a escrever no chão. 

Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. 

Então Jesus endireitou o corpo e disse:

— Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você?

— Ninguém, senhor! — respondeu ela.

Jesus disse:

— Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!

João 8:10,11NTLH

Portanto, podemos chegar a conclusão de que Deus perdoa sim todos aqueles que cometem o pecado de adultério e que se arrependem sinceramente e abandonam essa prática.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

Provérbios 28:13-14 ARC

Vamos estudar juntos a Palavra de Deus? 

Você possui o desejo de aprender mais sobre a Palavra de Deus para se tornar um cristão melhor, pregar com profundidade, dar ensinamentos ou ser um ótimo líder? 

Na sua vida, você enxerga a necessidade de saber mais da palavra de Deus para não cair em falsas profecias, não ser enganado por falsos profetas e não perder a salvação?

Para ajudar os irmãos que possuem esse desejo de aprender muito mais (e mais rápido) sobre a Palavra de Deus, montei um Grupo de Estudos (no WhatsApp e no Telegram).

Esse grupo é silencioso, ou seja, somente o ADM pode postar mensagens no grupo. Desta forma, consigo poupar os participantes de mensagens desnecessárias.

Duas vezes por semana, toda terça e sábado, posto novos Estudos no Grupo e através disso, muitos irmãos estão crescendo em graça e sabedoria.

*Detalhe: Tudo isso é grátis!

Para fazer parte deste grupo de Estudos Bíblicos e aprender muito mais sobre a Palavra de Deus, basta clicar em um dos links abaixo:

Escolha a melhor opção para você:

Conclusão

O pecado do adultério deixa marcas profundas tanto na vida daquele que comete o adultério, como na vida daquele que é vítima da traição.

Portanto, melhor do que alcançar a graça de Deus e ser perdoado por esse pecado, seria não manchar as suas vestes com essa falta. 

No entanto, a graça do Senhor é muito maior do que todos os nossos erros, por isso, o Senhor convida, diariamente, todos aqueles que vivem nessa prática ao arrependimento. 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *